Audiência de custódia e prisão preventiva: novas regras aprovadas no Senado vão para sanção

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 28, o Projeto de Lei 226/2024, que estabelece novas regras para a decretação de prisão preventiva, para a realização de audiências de custódia e coleta de material biológico.

De autoria do atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, o texto sofreu algumas alterações na Câmara dos Deputados, que foram rejeitadas pelo relator no Senado, Sergio Moro (União Brasil-PR). O projeto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Prisão preventiva

A prisão preventiva é um recurso utilizado quando a Justiça entende que o acusado pode cometer novos crimes, fugir ou destruir provas durante as investigações. No Código de Processo Penal (CPP), esse tipo de prisão é determinado com base no risco que o detido possa representar para pessoas e para a sociedade caso seja colocado em liberdade.

O texto aprovado define quatro novos critérios que deverão ser considerados pelo juiz ao avaliar a periculosidade do suspeito:

- Se a pessoa agiu com premeditação ou fez uso frequente de violência ou grave ameaça;

- Se participou de organização criminosa;

- A quantidade e a variedade de drogas, armas ou munições apreendidas com o suspeito;

- A possibilidade de o acusado repetir crimes, em razão da existência de outros inquéritos ou ações penais em curso.

Segundo Dino, os novos critérios poderão auxiliar o juiz a decidir de forma mais célere sobre a necessidade da prisão preventiva e reduzir questionamentos quanto à sua aplicação. O ministro destacou que o magistrado não precisará se basear exclusivamente nos critérios sugeridos, podendo considerar outros fatores de risco conforme o caso concreto.

Os critérios são alternativos, e não cumulativos - ou seja, a presença de apenas um deles já será suficiente para justificar a prisão preventiva.

Audiência de custódia

O projeto também estabelece novas regras para a conversão de prisões em flagrante em preventivas nas audiências de custódia.

De acordo com o senador Sergio Moro, o objetivo é evitar a concessão de liberdade a criminosos perigosos nesses procedimentos. Segundo ele, a liberdade provisória foi concedida em 39% das audiências - percentual considerado alto. "Embora o juiz muitas vezes acerte, há casos em que têm sido soltos criminosos perigosos", afirmou.

Pela nova redação, a conversão da prisão em flagrante em preventiva deverá ser considerada quando:

- Houver provas que indiquem a prática reiterada de infrações penais;

- A infração penal tiver sido praticada com violência ou grave ameaça;

- O suspeito já tiver sido liberado em audiência de custódia anterior por outra infração penal, salvo se posteriormente absolvido;

- O crime tiver sido cometido durante a tramitação de inquérito ou ação penal;

- O acusado tiver fugido ou apresentar risco de fuga;

- O suspeito oferecer risco à investigação, à instrução criminal ou à integridade das provas.

Coleta de material biológico

O projeto aprovado pelo Senado também autoriza a coleta de material biológico para a identificação genética de pessoas presas em flagrante por crimes cometidos com violência ou grave ameaça, bem como por delitos contra a liberdade sexual ou envolvendo vítimas vulneráveis.

A medida se estende ainda a integrantes de organizações criminosas que possuam ou utilizem armas de fogo.

De acordo com o texto, o Ministério Público ou a autoridade policial deverá solicitar ao juiz a autorização para coleta e armazenamento do perfil genético do preso, conforme estabelece a Lei nº 12.037, de 2009 - que já permite o uso desse recurso quando considerado essencial para a investigação.

Em outra categoria

O cantor Marcelo Falcão cancelou toda a agenda de shows deste ano e está afastado dos palcos. A notícia foi divulgada por ele no Instagram na última terça-feira, 28.

Na rede social, o artista explicou que a pausa na carreira é temporária e foi orientada por um médico. A recomendação é que ele se recupere de uma cirurgia recente e retome os compromissos profissionais apenas em 2026.

"Depois da cirurgia do ligamento cruzado da perna direita, o médico informou que só é seguro voltar aos palcos em janeiro de 2026. Logo, seguindo recomendações médicas, voltaremos assim que o ano virar!", detalhou.

"Nos vemos em 2026. Até breve", completou o cantor, que ainda alertou que "qualquer informação diferente dessa, possivelmente, é uma publicação antiga".

Vini Jr. e Virgínia Fonseca oficializaram o namoro e divulgaram a novidade em uma publicação conjunta no Instagram na manhã desta terça-feira, 28. Horas depois, foi ao ar uma publicidade do jogador com uma casa de aposta, na qual faz trocadilhos com sua vida pessoal.

"Decidi me declarar para o Brasil inteiro ver. Me declarar para ela que aprendi a tratar com muito carinho. Ela, que é do tipo detalhista. Mas, para ser sincero, eu gosto. Ela é companheira fiel que topa tudo. Quase todo brasileiro já se apaixonou por ela", diz o atleta antes de citar a casa de aposta.

A propaganda foi ao ar no horário nobre da Globo, durante um dos intervalos do Jornal Nacional.

Embora tenha sido gravada antes da oficialização do namoro, a propaganda parece ter sido planejada para coincidir com a repercussão do relacionamento de Vini e Virginia. Antes de assumirem o romance oficialmente, eles estavam se conhecendo melhor e se afastaram por uns dias após vazar uma troca de mensagens do jogador com outra mulher.

Nas redes sociais, o público criticou a publicidade e acusou o jogador de usar o relacionamento para marketing.

Até o momento, a repercussão do relacionamento, que teve enredo digno de novela - com direito a idas e vindas, rumores, polêmica e reconciliação - rendeu resultados expressivos: juntos, eles acumulam quase 200 milhões de seguidores somando as contas de Instagram e TikTok.

Alexandre Nero está de férias após o fim do remake de Vale Tudo e não pretende voltar tão cedo aos trabalhos. Em participação no programa Sem Censura nesta terça-feira, 28, o ator declarou uma pausa por tempo indeterminado na carreira.

Nero contou que precisa de um tempo para descansar depois de ter feito quatro produções seguidas. "No final [de Vale Tudo], eu já não estava mais conseguindo decorar [os textos]. Eu já tenho dificuldade... falei: 'vou dar pane. Preciso parar'", afirmou.

Segundo o ator, ele chegou a receber propostas após o fim da novela, mas preferiu recusá-las. "Tive que dizer alguns 'nãos'. É difícil demais dizer não, mas eu tive que dizer. Eu ia enlouquecer", explicou.

Por enquanto, o artista não tem projetos em vista. "Eu precisei realmente parar de pensar", desabafou.

Em Vale Tudo, ele interpretou o empresário Marco Aurélio, responsável pela morte da protagonista Odete Roitman (Debora Bloch). A novela chegou ao fim no último dia 17 de outubro.