No Centro das Atenções
Na última semana (29/01/2024), um caminhão carregado com produto químico tombou e pegou fogo na SC-418, na Serra Dona Francisca, que liga a região de Joinville (SC) a São Bento do Sul (SC) e Mafra (SC), local considerado área de proteção ambiental. O veículo levava ácido sulfônico, produto classificado ONU 2586, que vazou e chegou até o Rio Seco, gerando uma espuma branca.
Com isso, a Prefeitura de Joinville/SC decretou emergência após atingir o Rio Cubatão e afetar o abastecimento da cidade.
A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante que qualquer atividade que cause degradação ambiental sujeitará seus infratores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, à obrigação de reparar o dano causado e às sanções penais, sem prejuízo das demais (sanções civis e administrativas).
Assim, na esfera civil, em havendo dano e a correlação com ele, há o dever de reparar e remediar o impacto ambiental causado. Ainda que o acidente tenha sido ocasionado, de forma não intencional e por falha mecânica do freio, há o dever de reparar o meio ambiente e indenizar as pessoas diretas afetadas e até mesmo a coletividade.
Além da esfera civil, há a responsabilidade nas esferas penal e administrativa, inclusive com a possibilidade de responsabilização na esfera penal, tanto do caminhoneiro, como da empresa titular da carga transportada.
Essa repartição de responsabilidade nas três esferas do direito pode parecer bastante rígida, e é. A lógica é que o meio ambiente saudável e equilibrado é um direito de todos e, eventual dano, não pode ser compartilhado com as presentes e futuras gerações.
Em outra categoria
No vídeo, a influenciadora mostrou alguns detalhes da nova casa, durante uma visita que fez com a mãe, Solange Bezerra, e com a filha, Valentina, principalmente da área externa da mansão, que terá piscina de borda infinita, jacuzzi e um deque molhado para tomar sol.
"Meu Deus, como essa piscina é funda. Viemos olhar a obra, está quase", comentou Deolane enquanto registrava o lugar onde ficará a piscina. No vídeo, é possível ver a filha ao lado da parede mostrando a profundidade. "Vou entrar de boia", brincou dona Solange.
A influenciadora não deu previsão de quando a obra será finalizada, nem se é lá onde vai morar. Afinal de contas, ela jávive no mesmo condomínio ao lado dos dois filhos mais novos, da mãe e de alguns agregados.
Mas, afinal, quais foram as melhores músicas lançadas em 2024? A tarefa de selecioná-las é difícil, mas o The New York Times pediu para que três críticos musicais montassem listas com as melhores faixas do ano. O resultado é uma seleção das 61 canções (com algumas que se repetem) para resumir o que foi o ano.
Os críticos responsáveis pelos rankings foram Jon Pareles, crítico musical no jornal desde 1988, Jon Caramanica e Lindsay Zoladz. Veja, abaixo, a lista de cada um deles.
Abraçando o Inesperado - Lindsay Zoladz
"Julgando por esta lista de músicas que chamaram minha atenção em 2024, eu mais apreciei os momentos em que os músicos pop expandiram os limites de sua forma e ficaram um pouco estranhos - e os momentos em que músicos mais extravagantes não tiveram medo de adotar um pouco do pop. Para variar este ano, eu não repeti nenhum material que apareceu na minha lista de álbuns. Em geral, esta lista representa a música que eu achei que funcionou melhor como singles - e muito frequentemente, singles que eu tinha no repeat."
1. Sabrina Carpenter, 'Espresso', 'Please Please Please' e 'Taste'
2. Charli XCX e Lorde, 'Girl, So Confusing Featuring Lorde'
3. Jade, 'Angel of My Dreams'
4. Billie Eilish, 'Birds of a Feather'
5. Father John Misty, 'Mahashmashana'
6. Tommy Richman, 'Million Dollar Baby'
7. Chappell Roan, 'Good Luck, Babe!'
8. Arooj Aftab, 'Raat Ki Rani'
9. GloRilla, 'TGIF'
10. Tinashe, 'Nasty'
11. Magdalena Bay, 'She Looked Like Me!'
12. Clairo, 'Juna'
13. St. Vincent, 'Broken Man'
14. Jessica Pratt, 'Life Is'
15. Hello Mary, '0%'
16. Haley Heynderickx, 'Gemini'
17. Caroline Polachek, 'Starburned and Unkissed'
18. Cassandra Jenkins, 'Delphinium Blue'
19. Brittany Howard, 'What Now'
20. Horsegirl, '2468'
21. Wishy, 'Love on the Outside'
22. Maggie Rogers, 'Don't Forget Me'
23. A.G. Cook, 'Britpop'
Indo Direto ao Coração da Questão - Jon Caramanica
"Em qualquer esquina - na verdade, em todas as esquinas - existe grandeza. Pode ser apenas um minuto ou dois de uma combinação inesperada de sons; pode ser um artista aprimorando um estilo finamente lapidado uma música de cada vez; pode ser um oceano oculto de som que está borbulhando logo fora do alcance auditivo. Algumas das melhores músicas deste ano foram as mais altas do ambiente, sim, mas muitas outras chegaram por caminhos bem mais estranhos. Quer antecipem ou não uma mudança estilística mais ampla, elas empurraram os limites da grandeza um pouco mais, o suficiente para deixar uma impressão. (Para distribuir a riqueza, estou incluindo apenas músicas que não estão em álbuns que entraram na minha lista dos melhores do ano.)"
1. Cash Cobain, Bay Swag e Ice Spice, 'Fisherrr' (remix); Cash Cobain, 'Dunk Contest'; Cash Cobain e Laila!, 'Problem' (remix); Cash Cobain e J. Cole, 'Grippy'; A Boogie Wit da Hoodie e Cash Cobain, 'Body'; Don Toliver, Charlie Wilson e Cash Cobain, 'Attitude'
2. Kendrick Lamar, 'Not Like Us'; Drake, 'Family Matters'; Kendrick Lamar, 'Meet the Grahams'; Drake, 'The Heart Part 6'
3. NewJeans, 'Supernatural'
4. Addison Rae, 'Diet Pepsi'
5. GloRilla, 'TGIF'; GloRilla, Megan Thee Stallion e Cardi B, 'Wanna Be' (remix); GloRilla e Sexyy Red, 'Whatchu Kno About Me'; GloRilla, 'Yeah Glo!'
6. Tommy Richman, 'Million Dollar Baby'
7. Chappell Roan, 'Good Luck, Babe!'
8. Playboi Carti e Travis Scott, 'Backr00ms'; Camila Cabello e Playboi Carti, 'I Luv It'
9. Ian, 'Figure It Out'
10. 2hollis, 'Jeans'
11. Shaboozey, 'A Bar Song (Tipsy)'
12. Evilgiane, xaviersobased e Nettspend, '40'
13. NLE Choppa, 'Slut Me Out 2'
Um Pouco de Conflito, Muito Ritmo - Jon Pareles
"Aqui está uma porção de faixas valiosas do oceano de músicas lançadas este ano. O topo da minha lista são as músicas de grandes declarações, aquelas que tiveram repercussões além de como soam. Abaixo delas, não é uma classificação, mas sim uma playlist, um cruzeiro mais ou menos guiado pelo que 2024 soou para um ouvinte ávido. Não incluí nenhuma música da minha lista de melhores álbuns, que valem a pena ouvir do começo ao fim. Mas, no multiverso da música por streaming, há muitas outras possibilidades."
1. Kendrick Lamar, 'Not Like Us'
2. Beyoncé, 'Texas Hold 'Em'
3. Sabrina Carpenter, 'Please Please Please'
4. Shaboozey, 'Good News'
5. Mavis Staples, 'Worthy'
6. Mdou Moctar, 'Funeral for Justice'
7. The Smile, 'Eyes & Mouth'
8. Leon Bridges, 'Peaceful Place'
9. Flo, 'Caught Up'
10. Tyla, 'Safer'
11. Kacey Musgraves, 'Deeper Well'
12. Laura Marling, 'Patterns'
13. FKA twigs, 'Eusexua'
14. Norah Jones, 'Staring at the Wall'
15. Joy Oladokun, 'Drugs'
16. Usher e Pheelz, 'Ruin'
17. Nia Archives, 'Unfinished Business'
18. St. Vincent, 'Flea'
19. Jade Bird e Mura Masa, 'Burn the Hard Drive'
20. Phosphorescent, 'Revelator'
21. Mustafa, 'Old Life'
22. Saya Gray, 'AA Bouquet for Your 180 Face'
23. Kamasi Washington, 'Prologue'
24. A.G. Cook, 'Silver Thread Golden Needle'
25. Djrum, 'Codex'
"Ela jura de pés juntos que eu a amo, que sou apaixonado por ela, só que sou fraco e não sou capaz de assumir nosso amor", disse, quando perguntado por Cissa Guimarães, apresentadora do programa, sobre suas experiências com os fãs.
"Isso é terrível. Ela jura que sou apaixonado por ela, mas que não tenho coragem de assumir nosso amor", disse também. O religioso explicou que a perseguição ocorre por meio das redes sociais: "Ela arruma perfis [nas redes sociais], eu vou bloqueando. Agora está na polícia, não teve outro jeito".
Fábio de Melo ainda falou sobre a tendência do comportamento de alguns fãs em "inventar" um relacionamento com ele. "Essa loucura virtual é uma coisa doida."
"Eu até entendo, porque como Padre eu acabo atingindo as pessoas de uma maneira muito espiritual. E a transição do espiritual para o emocional, para o afetivo, é um limiar muito estreito", ponderou.
O programa também contou com Letícia Spiller, Fátima Pissarra e a compositora Anna Torres.