A Apple apresenta o chip M5: desempenho eficiente otimizado para IA no dispositivo

Tecnologia
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Apple apresentou os novos MacBook Pro e iPad Pro, que são equipados com o processador M5, um chip projetado para oferecer desempenho otimizado para inteligência artificial e oferecer uso mais rápido e eficiente.

O M5 é um chip construído em um processo de 3 nanômetros de terceira geração, que integra uma CPU de até dez núcleos, composta por seis núcleos de eficiência e até quatro núcleos de desempenho, acelerando o desempenho multithread em até 15% em comparação com o M4.

Ele também integra GPUs com uma nova arquitetura, em que cada um de seus dez núcleos contém um acelerador neural para aumentar o desempenho de IA. Isso é complementado por um Neural Engine de 16 núcleos, que, além de ser mais rápido, oferece um desempenho de IA mais eficiente no dispositivo, complementando os aceleradores neurais da GPU, de acordo com um comunicado à imprensa.

A GPU também apresenta núcleos de sombreamento aprimorados que proporcionam um desempenho gráfico até 30% mais rápido em comparação com a M4 e inclui o mecanismo de traçado de raios de terceira geração da Apple, que proporciona uma melhoria gráfica de até 45% em aplicativos que usam a tecnologia de traçado de raios.

No nível dos jogos, a GPU, juntamente com o cache dinâmico de segunda geração reprojetado, proporciona uma experiência mais suave, visuais mais realistas e tempos de renderização mais rápidos.

A M5 também aumenta a largura de banda da memória unificada em quase 30% em relação à sua antecessora, chegando a 153 GB/s. Isso não apenas aumenta a velocidade da GPU, da CPU e do Neural Engine, mas também permite que modelos de IA maiores sejam executados no dispositivo.

Além disso, com 32 GB de capacidade de memória, o M5 também permite que os usuários executem conjuntos de ferramentas criativas exigentes, como o Adobe Photoshop e o Final Cut Pro, simultaneamente, enquanto fazem upload de arquivos grandes para a nuvem em segundo plano.

De modo geral, a Apple enfatizou que esse processador oferece desempenho de baixo consumo de energia no novo MacBook Pro e iPad Pro de 14 polegadas, bem como no Apple Vision Pro.

Em outra categoria