Mais de 200 vagas disponíveis para os cursos gratuitos de extensão cultural da São Paulo Escola de Dança

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Interessados podem escolher entre seis opções de cursos com aulas aos sábados e carga horária de 32h ou 64h, conforme editais

A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está com processo seletivo aberto para mais de 200 vagas nos cursos de extensão cultural. Todos os cursos são gratuitos e oferecem qualificação para quem quer se aprofundar em diversos temas e vertentes da dança. Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos: Danças Brasil/ÁfricaDança Moderna e processos de criaçãoDanças Latinas: fundamentos e possibilidades técnicasFigurinos e adereços de Carnaval: criação e produçãoBalé adulto - básico; e Comissão de frente: criações e produções coreográficas

 

As inscrições podem ser realizadas pelo site da São Paulo Escola de Dança. No ato da inscrição, a pessoa interessada deverá preencher o formulário e incluir uma carta de intenção e resuma seu interesse no curso escolhido. 

 

Todas as aulas são realizadas aos sábados, em horários variados. As inscrições vão até 8 de setembro para a maioria dos cursos, exceto Figurinos e adereços de carnaval: criação e produção e Comissão de frente: criações e produções coreográficas, que seguirão com inscrições abertas até 11 de setembro. São 40 vagas por curso, com exceção de Figurinos e adereços de carnaval: criação e produção, que tem 15 vagas disponíveis. 

 

Cursos com carga horária total de 64h:

 

Danças Brasil/África 

Para o curso Danças Brasil/África, é necessário ter vivência prévia de um ano em dança. As aulas terão como conteúdos danças africanas contemporâneas (Amapiano, Gumboot, Coupé Décalé, Afro House), danças de quebra (Passinho, Brega Funk, Pagode Baiano e Megão) e danças de chão e de ginga (Breaking e a Capoeira). A curadoria é de Flip Couto. 

 

Dança Moderna e processos de criação

O curso Dança Moderna e processos de criação tem como exigência experiência intermediária em dança. O conteúdo pretende estabelecer novas possibilidades criativo-corpóreas, a partir de diferentes técnicas de dança moderna, incluindo a estruturação e construção de gestuais/partituras coreográficas, partindo de gestos do cotidiano e de suas memórias. Sayonara Pereira é a curadora deste curso. 

 

Danças Latinas: fundamentos e possibilidades técnicas

Oito ritmos serão aprofundados no curso Danças Latinas: fundamentos e possibilidades técnicas, que visa contribuir com os processos formativos e de qualificação profissional para estudantes e profissionais que desejam atuar neste universo da Dança de Salão. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa. 

 

Cursos com carga horária total de 32h:

 

Figurinos e adereços de Carnaval: criação e produção

Processos criativos e técnicos para concepção, projeção e elaboração de figurinos e adereços de carnaval serão abordados no curso Figurinos e adereços de Carnaval: criação e produção. Os conteúdos trazem desde a história da indumentária até as técnicas construtivas e materiais aplicados a criação e a produção de figurinos, adereços, chapelarias e perucarias utilizadas no universo do carnaval. O curso objetiva qualificar aspirantes, estudantes e profissionais que desejam atuar no segmento. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa. 

 

Balé adulto - básico

O público adulto terá o curso Balé adulto - básico um espaço para experiências formativas e artísticas em dança clássica. O curso apresenta os fundamentos por meio do desenvolvimento da consciência corporal, rítmica e de suas bases técnicas. As aulas serão desenvolvidas por meio de exercícios de solo, de barra, centro e diagonais. No encerramento, o curso contará com uma apresentação dos processos desenvolvidos em aula. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa. 

 

Comissão de frente: criações e produções coreográficas

O curso Comissão de frente: criações e produções coreográficas abordará contextos e possibilidades de processos coreográficos e artísticos para as comissões frente na cena do carnaval. O objetivo é contribuir com processos formativos e de qualificação profissional para estudantes e profissionais que desejam atuar neste universo do carnaval paulista. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa.  

 

Políticas de ações afirmativas

Na São Paulo Escola de Dança, 50% das vagas são destinadas às pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e/ou relacional. Outros 20% são voltadas às pessoas pretas, pardas ou indígenas. 

 

"Os cursos de extensão trazem em si uma perspectiva mais dinâmica da dança, com uma carga horária condensada e uma curadoria que dialoga com o meio profissional. Estamos trazendo a ponte entre as danças brasileiras e africanas e, em outro curso, pretendemos abordar de forma mais abrangente o cenário da dança moderna e sua construção criativa. Com isso, queremos oferecer a quem dança um complemento maior à sua formação", afirma Inês Bogéadiretora artística e educacional da Escola. 

 

 

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil