Mais de 200 vagas disponíveis para os cursos gratuitos de extensão cultural da São Paulo Escola de Dança

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Interessados podem escolher entre seis opções de cursos com aulas aos sábados e carga horária de 32h ou 64h, conforme editais

A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está com processo seletivo aberto para mais de 200 vagas nos cursos de extensão cultural. Todos os cursos são gratuitos e oferecem qualificação para quem quer se aprofundar em diversos temas e vertentes da dança. Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos: Danças Brasil/ÁfricaDança Moderna e processos de criaçãoDanças Latinas: fundamentos e possibilidades técnicasFigurinos e adereços de Carnaval: criação e produçãoBalé adulto - básico; e Comissão de frente: criações e produções coreográficas

 

As inscrições podem ser realizadas pelo site da São Paulo Escola de Dança. No ato da inscrição, a pessoa interessada deverá preencher o formulário e incluir uma carta de intenção e resuma seu interesse no curso escolhido. 

 

Todas as aulas são realizadas aos sábados, em horários variados. As inscrições vão até 8 de setembro para a maioria dos cursos, exceto Figurinos e adereços de carnaval: criação e produção e Comissão de frente: criações e produções coreográficas, que seguirão com inscrições abertas até 11 de setembro. São 40 vagas por curso, com exceção de Figurinos e adereços de carnaval: criação e produção, que tem 15 vagas disponíveis. 

 

Cursos com carga horária total de 64h:

 

Danças Brasil/África 

Para o curso Danças Brasil/África, é necessário ter vivência prévia de um ano em dança. As aulas terão como conteúdos danças africanas contemporâneas (Amapiano, Gumboot, Coupé Décalé, Afro House), danças de quebra (Passinho, Brega Funk, Pagode Baiano e Megão) e danças de chão e de ginga (Breaking e a Capoeira). A curadoria é de Flip Couto. 

 

Dança Moderna e processos de criação

O curso Dança Moderna e processos de criação tem como exigência experiência intermediária em dança. O conteúdo pretende estabelecer novas possibilidades criativo-corpóreas, a partir de diferentes técnicas de dança moderna, incluindo a estruturação e construção de gestuais/partituras coreográficas, partindo de gestos do cotidiano e de suas memórias. Sayonara Pereira é a curadora deste curso. 

 

Danças Latinas: fundamentos e possibilidades técnicas

Oito ritmos serão aprofundados no curso Danças Latinas: fundamentos e possibilidades técnicas, que visa contribuir com os processos formativos e de qualificação profissional para estudantes e profissionais que desejam atuar neste universo da Dança de Salão. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa. 

 

Cursos com carga horária total de 32h:

 

Figurinos e adereços de Carnaval: criação e produção

Processos criativos e técnicos para concepção, projeção e elaboração de figurinos e adereços de carnaval serão abordados no curso Figurinos e adereços de Carnaval: criação e produção. Os conteúdos trazem desde a história da indumentária até as técnicas construtivas e materiais aplicados a criação e a produção de figurinos, adereços, chapelarias e perucarias utilizadas no universo do carnaval. O curso objetiva qualificar aspirantes, estudantes e profissionais que desejam atuar no segmento. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa. 

 

Balé adulto - básico

O público adulto terá o curso Balé adulto - básico um espaço para experiências formativas e artísticas em dança clássica. O curso apresenta os fundamentos por meio do desenvolvimento da consciência corporal, rítmica e de suas bases técnicas. As aulas serão desenvolvidas por meio de exercícios de solo, de barra, centro e diagonais. No encerramento, o curso contará com uma apresentação dos processos desenvolvidos em aula. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa. 

 

Comissão de frente: criações e produções coreográficas

O curso Comissão de frente: criações e produções coreográficas abordará contextos e possibilidades de processos coreográficos e artísticos para as comissões frente na cena do carnaval. O objetivo é contribuir com processos formativos e de qualificação profissional para estudantes e profissionais que desejam atuar neste universo do carnaval paulista. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa.  

 

Políticas de ações afirmativas

Na São Paulo Escola de Dança, 50% das vagas são destinadas às pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e/ou relacional. Outros 20% são voltadas às pessoas pretas, pardas ou indígenas. 

 

"Os cursos de extensão trazem em si uma perspectiva mais dinâmica da dança, com uma carga horária condensada e uma curadoria que dialoga com o meio profissional. Estamos trazendo a ponte entre as danças brasileiras e africanas e, em outro curso, pretendemos abordar de forma mais abrangente o cenário da dança moderna e sua construção criativa. Com isso, queremos oferecer a quem dança um complemento maior à sua formação", afirma Inês Bogéadiretora artística e educacional da Escola. 

 

 

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"Fábulas Fabulosas" aborda temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e relação com mundo digital; obra será lançada dia 22 de junho em São Paulo

Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história ("O Ladrão do Tempo") finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.

A obra será lançada na Bienal do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, a autora estará no espaço do coletivo Escreva, Garota em sessão de autógrafos das 13h às 15h, e no dia 19, às 11h, no estande da editora Arpillera. Já a participação na Feira do Livro de São Paulo será no dia 22 de junho, das 12h às 14h. E na Flip, o lançamento está confirmado para 30 de julho, das 13h às 17h. Ambos no espaço do Escreva, Garota.

A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".

Celebração da imaginação infantil

"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.

O projeto é profundamente pessoal: "'Fábulas' é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".

O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.

Escritora, que também é roteirista, transporta seus ambientes de trabalho para dentro de uma trama recheada de amor e segundas chances

“De inimigos a amantes”, em poucas palavras, é o que define o cerne de “O Roteiro do Amor” (Verus Editora), quinto livro da escritora e roteirista Ray Tavares, que traz para dentro das páginas da obra dois universos muito familiares para ela: a literatura e o audiovisual. O livro foi o destaque da quinta caixa do Clube de Romance da Verus e, posteriormente, estará disponível  para venda nas principais livrarias e marketplaces.

Verônica Nakamura, protagonista de “O Roteiro do Amor”, é uma autora que não abre mão de nenhuma cena da sua história. Em seu caminho, porém, aparece um roteirista arrogante que topa o trabalho aparentemente impossível de fazer o filme baseado no seu mais recente livro. Será que passar um mês morando juntos vai amolecer o coração dos dois?

 

Foi muito gostoso poder fazer um romance entre uma autora e um roteirista, mundos que a primeira vista podem parecer similares, mas que são tão diferentes. Pude explorar um pouco as delícias e os perrengues de ambas as carreiras!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Prestes a dar fim à tentativa de fazer a adaptação, em caráter de última tentativa para não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que ‘A trilha do coração’ ganhe as telas.

Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?

 

Estamos acostumados a consumir romances sobre os bastidores da literatura e do audiovisual norte-americano; eu quis trazer uma visão brasileiras dessas indústrias, e, quem sabe, inspirar mais autores a ambientarem suas histórias no Brasil, e, quem sabe, se interessarem em trabalhar na área!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Neste, que é seu livro mais “adulto”, Ray busca atingir públicos mais maduros com diálogos e cenas mais picantes. “Acredito que o público que lê meus livros cresceu, amadureceu e, com isso, minha escrita pode seguir esse mesmo rumo”, esclarece a autora. “O Roteiro do Amor”, diferente de seus lançamentos anteriores, feitos pela Galera Record, agora, é lançado pela Verus, selo romântico do Grupo Editorial Record.

 

 

Serviço:

Livro: O Roteiro do Amor

Autora: Ray Tavares (@rayctjay)

Páginas: 294