A segunda edição do Circuito Cultural Lugar de Criança é no Teatro, da Cia Raros Circo e Teatro, chega à cidade de Leme, no interior paulista, com três apresentações do espetáculo "Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos". A primeira sessão acontece no dia 7 de novembro (sexta-feira, às 14h), e mais duas serão oferecidas no dia 12 (quarta-feira, às 8h e às 14h), todas no Centro Integrado Educacional Kamal Taufic Nacif (avenida Joaquim Lopes Aguila, s/nº). O projeto é destinado a estudantes de escolas públicas, municipais e estaduais. O acesso é gratuito.
A montagem em cartaz integra o repertório da companhia e a proposta recupera a memória do circo clássico e dos elementos que compõem a estética circense tradicional. Em cena, dois palhaços disputam entre si a atenção e os aplausos do público, numa narrativa metalinguística que serve de muito malabarismo, palhaçaria e chicote. Criativo, o espetáculo entrega desfechos inesperados a cada número, garantindo a diversão da plateia. O ator Fábio Brasileiro, coordenador geral da Cia Raros Circo e Teatro, reforça que o projeto do circuito Lugar de Criança é no Teatro integra as ações de democratização do acesso à arte e à formação de novos públicos, perfil que está no DNA da companhia. "Temos o compromisso de tornar a arte acessível, especialmente para o público infantojuvenil que, além de ainda ser carente de mais produções específicas para sua faixa etária, muitas vezes não dispõe de condições socioeconômicas viáveis para estarem nessas apresentações em grandes teatros", comenta.
Origem e próximos passos do circuito
Essa segunda temporada foi estimulada pelo sucesso alcançado pela Cia Raros Circo e Teatro em 2024, quando o Lugar de Criança é no Teatro concentrou público de 1.700 estudantes, entre oito e 15 anos, de diferentes cidades paulistas. "Esse saldo foi muito significativo e nos impulsionou a dar continuidade ao projeto para ampliar o alcance da ideia com agendas em outros municípios, criando oportunidades de aproximar crianças e jovens da linguagem do circo-teatro".
A proposta da Cia Raros é despertar olhares e emoções na memória afetiva do público. "Seguir com mais uma edição representa renovar a esperança de que o teatro e o circo seguem vivos como lugares de encontro, afeto e descoberta", afirma Brasileiro.
Junto com Leme, as cidades de Ribeirão Preto e Porto Ferreira também estão na agenda de apresentações, todas gratuitas, que iniciaram em agosto e seguem até o primeiro semestre de 2026.
Além de "Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos", o cardápio de trabalhos do grupo reúne peças premiadas em festivais nacionais e internacionais, como "Tradição, Paixão e Circo" (2022), "Clownflitos Amorosos" (2019), "Fulano da Silva" (2024), "4 Amigos, 2 Rodas e 1 Sonho!" (2024), "Reciclown Circus" (2021) e "Memórias Circenses (2024). A temporada inclui ainda rodas de bate-papo entre artistas e público, realizadas após os espetáculos, e oficinas de iniciação circense em escolas.
O Circuito Cultural Lugar de Criança é no Teatro" é viabilizado pelo Programa de Ação Cultural - ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio das empresas TS Tech, GeoAgri e Transportadora Porto Ferreira. A produção é da Eu Sou o Brasileiro Produções Culturais, com apoio da LS Nogueira.
Sobre a Cia Raros Circo e Teatro
Fundada em 2016, em Ribeirão Preto (SP), a Cia Raros Circo e Teatro é formada por seus fundadores Fábio Brasileiro e Daniella Brasileiro, e agora conta também com os novos integrantes Mateus Romano e Gisele Canhette. É um grupo de circo e teatro de repertório que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico.
As pesquisas que orientam suas montagens são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais e compartilhamento de saberes com formação de público.
Desde 2017, a companhia realiza apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos, promovendo circulações em pequenas cidades e povoados do sertão nordestino (Paraíba e Ceará), além de circuitos independentes em municípios do interior paulista.
Serviço: Circuito Cultural "Lugar de Criança é no Teatro" - 2ª temporada, com a Cia Raros Circo e Teatro
Espetáculo: "Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos"
Data e horário: 7/11 (sexta-feira) | 14h
Local: Centro Educacional Kamal Taufic Nacif (avenida Joaquim Lopes Aguila, s/nº), em Leme
Público: apresentação destinada ao público escolar
Data e horário: 12/11 (quarta-feira) | 8h e 14h
Local: Centro Educacional Kamal Taufic Nacif (avenida Joaquim Lopes Aguila, s/nº), em Leme
Público: apresentação destinada ao público escolar
Cia Raros Circo e Teatro leva circuito cultural "Lugar de Criança é no Teatro" para Leme
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura