Confira os destaques da semana nas Bibliotecas Públicas (03 - 08.11)

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, inicia o mês de novembro com uma agenda cultural que valoriza a saúde, a ancestralidade e o aprendizado contínuo.
 

Entre os destaques da semana, a Biblioteca Hans Christian Andersen, no dia 5 de novembro, às 10h, recebe a contação de histórias "A Benção, Vovó Maria Conga", uma narrativa que celebra as memórias e o conhecimento ancestral. Para quem busca aprimoramento profissional, a Biblioteca Hans Christian Andersen também oferece a "OFICINA - Escrita com Blenda Souto Maior" no dia 7, às 14h, um encontro para praticar as artes da escrita com a pesquisadora e doutoranda em Letras da USP. No dia 6 de novembro, a Biblioteca Afonso Schmidt  traz a peça "Os Coloridos", da Cia Os Crespos, às 14h, um espetáculo que usa mitos afro-brasileiros e indígenas para celebrar a diversidade e o valor de todas as cores.
 

Confira a programação completa dos dias 03 a 08 de novembro.


 

Segunda-feira, 03 de Novembro:
 

Cassiano Ricardo (Zona Leste)

Nome do evento: ESPAÇO BIBLIOTECH - Projeto Techkids

Quando: Segundas-feiras das 09h às 10h30 e 14h às 15h30. Quartas- feiras das 14h às 16h.

Duração: 8 a 10 meses

Classificação: 7 a 12 anos

Sinopse: O TechKids é um projeto voltado para crianças de 7 a 12 anos, com o objetivo de desenvolver habilidades digitais de forma inclusiva e educativa.
 

Érico Veríssimo (Zona Norte)

Nome do evento: Danças de Pindorama - com Eri Sá

Quando: Todas às segundas-feiras, às 8h30

Classificação: 50+

Sinopse: A atividade é desenvolvida levando-se em conta os saberes ancestrais e o vasto universo da cultura popular; brincarão com os pés de dança das manifestações: jongo, ciranda, coco de roda, caboclinho e dança dos arcos. Serão encontros dançantes para potencializar a nossa história com a dança e com as memórias
 

Hans Christian Andersen (Zona Leste)

Nome do evento: PROGRAMA VOCACIONAL – ORIENTAÇÕES ARTÍSTICAS EM TEATRO

Quando: Todas as segundas, 14h às 17h

Classificação: +14 anos

Sinopse: O Programa Vocacional oferece encontros de formação e prática teatral voltados para jovens e adultos interessados em desenvolver suas habilidades artísticas. Por meio de jogos, exercícios e processos criativos, os participantes exploram a linguagem do teatro em um espaço coletivo de experimentação, expressão e aprendizado.
 

Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)

Nome do evento: Dança em Grupo (Line dance)

Quando: Segundas às 15h e terças-feiras, às 14h | Duração de 2 horas

Classificação: Jovens, Adultos e Idosos

Sinopse: Line dance (Passinho) é um tipo de dança onde um grupo de pessoas dançam alinhadas umas com as outras, e todas elas fazem os mesmos movimentos individualmente.
 

Nome do evento: Oficina de Memória

Quando: Segundas às 9h45 | Duração 60 min

Classificação indicativa: 60+

Sinopse: Em parceria com a UBS Vila Nova Manchester a oficina objetiva estimular a melhora da memória e do desenvolvimento das funções cognitivas do idoso, incentivando a prática de exercícios que estimulem a memória e a adoção de um estilo de vida mais saudável e benéfico.

 

Raul Bopp (Centro)

Nome do evento: Exposição "Fluxo e Transição" - Com Marco Antonio Claro Pereira

Quando: De outubro à dezembro.

Classificação: Livre

Sinopse: A mostra Fluxo e Transição revela uma arte simples, orgânica e testemunhal. Em suas telas, o artista traduz fragmentos de si e de sua visão de mundo, convidando o público a refletir sobre o movimento da vida e as delicadas transições que nos atravessam. Marco Antonio Claro Pereira, é um apaixonado por comunicação e cultura. Toca alguns instrumentos como piano, saxofone e guitarra. É publicitário e gosta de pintar nas horas vagas. Teve aulas com o amigo e artista visual, Luiz Cavalli. Pinta seus quadros com fortes pinceladas e cores intensas. Sua forte ligação com a natureza, com o mar e com as matas, transparecem em suas telas.
 

Viriato Corrêa (Zona Sul)

Nome do evento: Oficina de Inglês - com a professora Márcia do Instituto Pinheiro.

Quando: Toda segunda-feira às 10h| Duração 1 hora.

Classificação +60

Sinopse: Aulas da língua inglesa para ser utilizada em várias situações do dia a dia
 

Afonso Schmidt (Zona Norte)

Nome do evento: EXPOSIÇÃO: "Us mitos" - EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra

Quando: De seg à sex, das 8h às 17h, sáb das 10h às 14h

Duração: Permanente

Classificação: Livre

Sinopse: A exposição "Us Mitus¨ foi montada de forma colaborativa por professor e estudantes da EMEF Prof Maria Aparecida Rodrigues Cintra. É um desdobramento do projeto: "Romântico, demasiado romântico: estudos acerca dos resquícios do Romantismo no cotidiano escolar"
 

Castro Alves (Zona Sul)

Nome do evento: Dança Circular - com a UBS Vila Arapuá

Quando: Todas as segundas-feiras, das 08h30 às 09h30

Classificação: Livre

Sinopse: Em roda, damos as mãos e nos conectamos com o ritmo, com o outro e com nós mesmos. A Dança Circular é uma prática coletiva que valoriza a cooperação, a escuta e o respeito mútuo, promovendo bem-estar físico, emocional e espiritual. Inspirada em danças tradicionais de diversos povos, essa atividade convida à vivência da união, da alegria e da presença, por meio de movimentos simples e significativos. Uma experiência de acolhimento e celebração da vida, onde cada passo é um convite à harmonia.
 

Roberto Santos (Zona Sul)

Nome do evento: Piá

Quando: Segundas das 10h às 12h e das 13h às 15h

Classificação indicativa: 6 a 13 anos

Sinopse: O Piá oferece atividades artísticas e culturais GRATUITAS para crianças e adolescentes de 6 a 13 anos, promovendo criatividade, expressão e diversão em diversos espaços públicos da cidade!


 

Terça-feira, 04 de Novembro:
 

Brito Broca (Zona Norte)

Nome do evento: VOCACIONAL - Teatro

Quando: Todas as terças-feiras às 14h | Duração: 180 min

Classificação: 14 anos

Sinopse: Teatro com Wellington Cândido, Ator e Artista Orientador do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura, Wellington traz sua experiência para a criação teatral, onde os participantes poderão explorar o universo do teatro e dar vida a suas próprias produções. Venha no dia para conhecer, se inscrever e participar.

 

Hans Christian Andersen (Zona Leste)

Nome do evento: PIAPI – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

Quando: Todas as terças, 10h às 12h

Classificação: 0 a 6 anos + responsáveis

Sinopse: Teatro com Wellington Cândido, Ator e Artista Orientador do Programa Vocacion Voltado para bebês e crianças de 0 a 6 anos junto de seus responsáveis, o PIAPI é um espaço de descobertas e convivência através da arte. Com atividades lúdicas, musicais e expressivas, o programa estimula a criatividade, a imaginação e o vínculo afetivo entre adultos e crianças, transformando o encontro em uma experiência de aprendizado e encantamento.
 

Nome do evento: CURSO DE INGLÊS COM TEACHER MÁRCIA

Quando: Todas as terças, às 10h | Duração: 60 min

Classificação: +14 anos

Sinopse: O curso básico oferece aos participantes a oportunidade de se aproximar do vocabulário, aprimorar a compreensão e praticar a conversação em inglês de maneira leve e interativa. Em um ambiente coletivo de aprendizado, os encontros estimulam a autonomia e a confiança no uso da língua inglesa no dia a dia.

Nome do evento: OFICINA - Confeccionando brinquedos reciclados

Quando: 04/11, às 14h | Duração 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Vamos construir brinquedos e aprender sobre reciclagem brincando!
 

Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)

Nome do evento: Mediação de Leitura

Quando: Terças às sextas, às 10h | Duração 40 min

Classificação: Crianças (3 a 12 anos)

Sinopse: Funcionários e Jovens Monitores Culturais propõem um contato lúdico entre as crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura.
 

Paulo Sérgio Duarte Milliet (Zona Leste)

Nome do evento: Clube de Leitura

Quando: Todas as terças-feiras, às 10h | Duração 60 min

Classificação: + 14

Sinopse: Você gostaria de participar de um Clube de Leitura, mas não tem tempo para ler um livro previamente? Então venha ler conosco uma poesia, uma crônica ou um conto! A leitura é feita em conjunto, na hora, aqui na biblioteca.
 

Raul Bopp (Centro)

Nome do evento: Retalhos de Memória

Quando: Todas as terças-feiras, das 09h às 11h.

Classificação: acima de 16 anos.

Sinopse: Você sempre gostou de arte e artesanato, e gostaria de encontrar semanalmente com pessoas com a mesma paixão? Então esse é o lugar certo, os encontros de costura e artesanato são um espaço criativo das artesãs do bairro em que todas trocam saberes sobre arte, costuras, bordados etc. Não é necessário ter conhecimento prévio.

 

Roberto Santos (Zona Sul)

Nome do evento: Piá- Programa de Iniciação Artística

Quando: Terças das 10h às 12 h e das 13h às 15h.

Classificação indicativa: 6 a 13 anos

Sinopse: O Piá oferece atividades artísticas e culturais GRATUITAS para crianças e adolescentes de 6 a 13 anos, promovendo criatividade, expressão e diversão em diversos espaços públicos da cidade!
 

Viriato Corrêa (Zona Sul)

Nome do evento: Oficina de Coral - com a professora Rachel do Instituto Pinheiro .

Quando: Toda terça-feira às 14h | Duração 1 hora

Classificação +60

Sinopse: Alunos aprendem a desenvolver habilidades vocais como afinação , ritmo , cantando em harmonia e em grupo.
 

Quarta-feira, 05 de Novembro:
 

Álvares de Azevedo (Zona Norte)

Nome do evento: Oficina Tai Chi Pai Lin - com Solange Martins

Quando: Toda quarta-feira às 15h | Duração:60 min

Classificação indicativa: livre

Sinopse: Através de movimentos suaves e circulares. São práticas de cultivo da mente e do espírito. É uma alternativa mais suave para sair do sedentarismo. Além disso, melhora a concentração e a coordenação motora.
 

Affonso Taunay (Zona Leste)

Nome do evento: Projeto Octo

Quando: Todas as quartas-feiras, às 9h

Classificação: Livre

Sinopse: Cada polvo de crochê é confeccionado por um voluntário com linha 100% algodão, enchimento com fibra siliconada e checado para segurança. Os bebês deixam de puxar os tubos e fios para se segurarem nos tentáculos, além dos mesmos se assemelham ao cordão umbilical que acalma e lhes dá segurança. Não é preciso ter conhecimento em croché. O objetivo é ajudar os bebês prematuros e seus pais.
 

Nome do evento: Práticas corporais

Quando: Todas as quartas-feiras a partir das 13h e sextas-feiras às 9h | Duração 60 min

Classificação: 18+

Sinopse: Os exercícios melhoram a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. O alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.
 

Nome do evento: Mediação de leitura

Quando: Todas as quartas-feira das 10h às 12h

Classificação: 1º infância e jovens

Sinopse: A leitura é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência das crianças e jovens. É também uma fonte de diversão e alegria; proporciona a aquisição de cultura, conhecimentos e valores, além de ajudar a trabalhar as emoções das crianças e dos jovens.
 

Paulo Duarte (Zona Sul)

Nome do evento: Oficina de artesanato - com Silvana Barbosa

Quando: Todas as quartas-feiras das 15h às 17h

Sinopse: Silvana Barbosa ensina tricô, crochê e pintura em tecido para frequentadores da biblioteca. Silvana Barbosa é artesã e frequentadora da Paulo Duarte.
 

Raul Bopp (Centro)

Nome do evento: Oficina de Escrita Para Mulheres - com Sandra Nedopetalski

Quando: Todas as quartas, às 15h | Duração 90 min

Sinopse: O objetivo dos encontros é fazer com que as participantes se sintam confiantes e mais à vontade ao escrever. Por meio de algumas técnicas e exercícios, a oficina pretende despertar a criatividade e o prazer da escrita. Tragam papel e caneta!
 

Hans Christian Andersen (Zona Leste)

Nome do evento: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - A Benção, Vovó Maria Conga

Quando: 05.11, às 10h | Duração 60 min

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Nininha e Nininho são duas crianças pretas que ao brincarem no quintal com acesso à terra, grama e ervas em seu jardim, descobrem um portal mágico que dá acesso às memórias de seus ancestrais. É neste contexto que surgem as histórias de vovó Maria Conga. Uma velhinha que tinha o conhecimento medicinal das ervas que curam doenças, especialmente das crianças.


 

Quinta-feira, 06 de Novembro:

 

Ricardo Ramos (Zona Leste)

Nome do evento: TEMPO DE BRINCAR, TEMPO DE CUIDAR - Com Betina Serson

Quando: Todas as quintas, às 11h | Duração: 40 min

Classificação: Pais e filhos de 6 meses a 5 anos

Sinopse: Este é um convite da biblioteca para você pai ou mãe com filhos de 6 meses a 5 anos. Venha para uma oficina com a psicopedagoga Betina Serson. Teremos história, atividades com materiais do dia a dia e muita diversão. Esperamos vocês!!!!
 

Brito Broca (Zona Norte)

Nome do evento: Tai Chi Pai Lin e Dança Circular

Quando: Todas as quintas-feiras, às 9h | Duração: 120 min

Classificação: livre

Sinopse: A Biblioteca Brito Broca em parceria com o CECCO São Domingos, buscando oferecer um momento agradável e aconchegante de bem-estar à comunidade, oferece atividades de técnicas orientais e de dança: Tai Chi Pai Lin e Dança Circular.
 

Érico Veríssimo (Zona Norte)

Nome do evento: Arteterapia

Quando: Todas às quintas-feiras, às 14h

Classificação:18+

Sinopse: Atividades de bordado, pintura em tecido, crochê entre outras artes manuais com a equipe da UBS Elísio Teixeira Leite.
 

Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)

Nome do evento: Oficina de Crochê

Quando: Quintas às 15h | Duração 120 min

Classificação: Jovens, Adultos e Idosos

Sinopse: A oficina tem como objetivo desenvolver habilidades manuais e a motricidade fina, além de estimular a criatividade das participantes e a interação no grupo através de trocas de experiências.
 

Viriato Corrêa (Zona Sul)

Nome do evento: Oficina de Redes Sociais - com o professor Ricardo do Instituto Pinheiro.

Quando: Toda quinta - feira das 13:30h às 15:00h | Duração 1:30h

Classificação: +60

Sinopse: Idosos aprendem a utilizar adequadamente as funções básicas do celular e a internet, com dicas de segurança, usos de aplicativos e segurança digital.
 

Afonso Schmidt (Zona Norte)

Nome do evento: Os Coloridos - Cia Os Crespos (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 6 de novembro às 14h | Duração: 60 min

Classificação indicativa: Livre - Crianças

Sinopse: Duas araras, uma azul e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Com a chegada da arara vermelha todos conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos. O espetáculo traz personagens baseadas em mitos e contos afro-brasileiros e indígenas, convidando o público a pensar que "há no mundo tanta gente e histórias diferentes" que a melhor saída é transformar o mundo em uma festa de cores
 

Castro Alves (Zona Sul)

Nome do evento: Tai Chi Pai Lin - com a UBS Vila Arapuá

Quando: Todas as quintas-feiras, das 08h30 às 09h30

Classificação: Livre

Sinopse: Uma jornada suave e profunda de reconexão com o corpo, a mente e a energia vital. O Tai Chi Pai Lin é uma prática corporal de origem oriental que combina movimentos lentos, respiração consciente e meditação ativa, promovendo equilíbrio, saúde e serenidade. Com raízes na sabedoria taoísta, essa atividade estimula o fluxo do Chi (energia vital), fortalece o sistema imunológico e favorece o autoconhecimento. Ideal para todas as idades, o Tai Chi Pai Lin convida ao cultivo da presença, da leveza e da harmonia interior.
 

Ricardo Ramos (Zona Leste)

Nome do evento: TEMPO DE BRINCAR, TEMPO DE CUIDAR - Com Betina Serson

Quando: 6.11 às 11h | Duração 40 min

Classificação: Pais e filhos de 6 meses a 5 anos

Sinopse: Este é um convite da biblioteca para você pai ou mãe com filhos de 6 meses a 5 anos. Venha para uma oficina com a psicopedagoga Betina Serson. Teremos história, atividades com materiais do dia a dia e muita diversão.


 

Sexta-feira, 07 de Novembro:
 

Álvares de Azevedo (Zona Norte)

Nome do evento: Oficina Saindo do Zero - com a Profª Andressa Nicácio

Quando: Toda sexta-feira, às 14h | Duração 90 min

Classificação: +14

Sinopse: Para quem já estudou inglês, já tem alguma noção e quer reforçar o que já sabe ou retomar os estudos.
 

Affonso Taunay (Zona Leste)

Nome do evento: Oficina de inglês

Quando: Todas as sextas-feiras das 10h às 11h

Classificação: jovens/adultos/3º idade

Sinopse: A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação em diversos países e, portanto, aprender o idioma pode proporcionar experiências únicas de imersão em outras culturas, como a leitura de livros em inglês, assistir filmes sem legendas ou viajar para países onde o idioma é falado.

 

Nome do evento: Contação de histórias e mediação de leitura com o time da Taunay (ONLINE)

Quando: Todas as sextas-feiras às 14h30

Classificação: Primeira Infância

Sinopse: O projeto foi desenvolvido com a proposta de incentivar a leitura. Entendemos que as crianças devem estar familiarizadas com os livros, pois a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário. Para tal a Biblioteca sempre oferece livros, presencialmente e online, como dica de leituras para favorecer essa familiaridade com os livros
 

Brito Broca (Zona Norte)

Nome do evento: Clube de Leitura Juventude Literária

Quando: Todas as sextas-feiras às 14h30 | Duração: 60 min

Classificação: 13 a 19 anos

Sinopse: Com o intuito de estimular a aproximação com as diversas formas de literatura e escrita, o projeto "Juventude Literária", foi criado com participação de jovens em acompanhamento no CAPS IJ Pirituba/Jaraguá, com a proposta de encontros presenciais e semanais às sextas-feiras e aberto para toda comunidade. Venha participar deste Clube de Leitura em plena construção com essa juventude. Esta é uma ação do CAPS Infantojuvenil em com a parceria da Biblioteca Brito Broca.
 

Cassiano Ricardo (Zona Leste)

Nome do evento: Projeto Tech 60+

Quando: Sextas-feiras das 10h às 12h e 14h às 16h

Duração: 8 a 10 meses

Classificação: 60+

Sinopse: O Tech 60+ é um projeto voltado para a alfabetização digital de pessoas idosas, abordando tanto o uso de computadores quanto de celulares.
 

Érico Veríssimo (Zona Norte)

Nome do evento: Encontro das Amigas da Biblioteca

Quando: Todas as sextas-feiras, às 14h - Duração: 2h

Sinopse: Encontros semanais, sob a coordenação da voluntária Maria José de Figueiredo, que busca o desenvolvimento de atividades manuais, troca de experiências e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade.


 

Hans Christian Andersen (Zona Leste)

Nome do evento: PIÁ - Programa de Iniciação Artística

Quando: Todas as sextas, das 10h às 12h e das 15h às 17h

Classificação: 6 - 13 anos

Sinopse: O Programa de Iniciação Artística atende crianças e adolescentes de 6 a 13 anos com encontros cheios de arte, imaginação e descobertas!
 

Nome do evento: OFICINA - Escrita com Blenda Souto Maior.

Quando: 07.11, às 14h | Duração 120 min

Classificação indicativa: +14

Sinopse: Vamos praticar as artes e as habilidades da escrita com a pesquisadora e doutorando em Letras da USP, Blenda Souto Maior.
 

Mário Schenberg (Zona Oeste)

Nome do evento: Yoga - SMS - UBS Vila Ipojuca

Quando: Todas as sextas-feiras, das 10h às 11h30.

Classificação: Livre - Adultos (atividade aberta a todos os interessados)

Sinopse: A yoga é uma atividade completa e envolve práticas posturais e respiratórias, exercícios de contração muscular e concentração, além de propiciar o equilíbrio das emoções, ajuda, também, no controle sobre o corpo e pensamentos, esse conjunto resulta em vários benefícios, principalmente, para o idoso.
 

Raul Bopp (Centro)

Nome do evento: Bordado Livre (Bordados Literários)

Quando: Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.

Sinopse: O bordado livre é uma técnica de costura artística que permite a criação de desenhos a partir de pontos simples, usando diversos tipos de tecidos e linhas. Se quer conhecer mais dessa prática mas não sabe por onde começar a gente te ajudar.
 

Nome do evento: Vocacional Teatro (Inscrições abertas)

Quando: Todas as sextas, das 09h30 às 12h30.

Classificação: 14 anos | Vagas limitadas | Atividades Gratuitas

Inscrições abertas: Link

Sinopse: A Biblioteca Raul Bopp convida o público a se inscrever no Programa Vocacional – Teatro, uma oportunidade gratuita voltada para quem deseja explorar suas potencialidades artísticas, desenvolver habilidades cênicas e mergulhar no universo do teatro. As inscrições já estão abertas. O programa é voltado para pessoas a partir de 14 anos, com ou sem experiência anterior em teatro. As atividades têm como foco o desenvolvimento da expressão artística, a criação coletiva e a vivência de processos criativos por meio de jogos teatrais, improvisações e exercícios de interpretação.
 

Viriato Corrêa (Zona Sul)

Nome do evento: Oficina de Espanhol - com o professor Diego do Instituto Pinheiro.

Quando: Toda sexta-feira às 10h | Duração 1 hora

Classificação +60

Sinopse: Idosos aprendem a utilizar a língua espanhola através de canções tornando o aprendizado fácil e lúdico.

 

Nome do evento: Oficina de Criatividade - com a professora Beth do Instituto Pinheiro.

Quando: Toda sexta-feira às 15h | Duração 1 hora

Classificação +60

Sinopse: Aulas práticas utilizando diversos materiais para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos idosos. Os participantes devem entrar em contato com o Instituto Pinheiro e fazer a inscrição para as oficinas:Endereço: Rua Afonso Celso, 552 – CJ. 54 – Vila Mariana – São Paulo – SPTelefone: (11) 5904-1958 /(11) 94197-8050 (Whatsapp)
 

Sábado, 08 de Novembro:

 

Álvares de Azevedo (Zona Norte)

Nome do evento: Oficina de Pandeiro - com Well Martins

Quando: Sábados às 14h | Duração: 120 min

Classificação: + 14

Sinopse: É um instrumento de percussão que , além de marcar o ritmo, se adequa perfeitamente aos movimentos da dança e permite que os próprios dançarinos sejam os instrumentistas.
 

Nome do evento: Oficina de Dança do ventre - com Aya Rodrigues

Quando: Sábados às 10h | Duração: 60 min

Classificação: 16 +

Sinopse: Venha despertar os seus sentidos e se reconectar com o seu feminino
 

Nome do evento: Oficina de Pandeiro - com Well Martins

Quando: Sábados às 14h | Duração: 120 min

Classificação: + 14

Sinopse: É um instrumento de percussão que , além de marcar o ritmo, se adequa perfeitamente aos movimentos da dança e permite que os próprios dançarinos sejam os instrumentistas.


 

Hans Christian Andersen (Zona Leste)

Nome do evento: PIÁ Programa de Iniciação Artística

Quando: Todos os sábados, das 10h às 12h e 12h às 14h

Classificação indicativa: 6 - 13 anos

Sinopse: O Programa de Iniciação Artística atende crianças e adolescentes de 6 a 13 anos com encontros cheios de arte, imaginação e descobertas!
 

Nome do evento: Oficina de Agulha Mágica com Dona Dolores

Quando: Todos os sábados, às 11h | Duração: 150 min

Classificação indicativa: + 07 anos | 10 vagas

Sinopse: Aprenda o segredo dessa arte e fabrique lindas peças
 

Nome do evento: APRESENTAÇÃO DO LIVRO - Do Mato ao Asfalto

Quando: 08/11, às 11h | Duração 60 min

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: O Coletivo Soldadinho e Pirilampo, que reúne 12 autores, entre amazonenses e outros que firmaram o Amazonas como seu lar, visita a Biblioteca Hans para apresentar sua coletânea Do Mato ao Asfalto. Idealizado pela escritora e ilustradora amazonense Leila Plácido, o livro valoriza a tradição oral e amplia a literatura local, evidenciando a amplitude das nossas histórias que seguem vivas e transitando do mato ao asfalto, da memória à palavra escrita. Se caracteriza como uma obra que enaltece o olhar nortista, como os casos, lendas e relatos que atravessam gerações, preservando a herança cultural que brota das margens dos rios, dos beiradões e do cotidiano amazônico. Destinada a crianças, jovens e adultos, a coletânea reúne doze contos que convidam o leitor a mergulhar no universo amazônico por meio das narrativas de Antônia Plácido, Eduardo Silva, Elaine Andreatta, Jan Santos, Jefter Haad, Guilherme Torres, Leandro Leite, Leila Plácido, Leiliane Dandara, Letícia Plácido, Lucila Bonina e Lorena Souza. A coletânea também conta com ilustrações de Yan Bentes, Leila Plácido e Jefter Haad. A publicação conta com o apoio cultural do Governo do Estado do Amazonas e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reafirmando o compromisso com a valorização da arte, da literatura e da identidade amazônica.
 

Nome do evento: MEDIAÇÃO DE LEITURA - Literatura e Desenvolvimento Sustentável

Quando: 08/11 às, 11h30 | Duração 90 min

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: A partir de rodas de leitura, os livros são apresentados em um espaço de troca, para que as crianças compartilhem suas impressões, escutem os colegas e possam apreciar a leitura como um momento de encontro, de prazer, aprendizado e diversão.
 

Nome do evento: OFICINA - Fotografia com o Celular

Quando: 08/11, às 11h30 | Duração: 120 min

Classificação indicativa: +14 anos

Sinopse: Que tal aprender a transformar suas fotos em verdadeiras histórias visuais? Com o fotógrafo Alexandre Chezini, essa oficina é feita para empreendedores que precisam fotografar seus produtos, donos de pequenos negócios (bolos, doces, artesanatos, roupas), influenciadores iniciantes e criadores de conteúdo e para qualquer pessoa que queira melhorar as fotos do dia a dia. Venha descobrir truques e técnicas para usar a câmera do seu celular de forma criativa e prática, sem precisar de equipamentos caros.
 

Narbal Fontes (Zona Norte)

Nome do evento: Capoeira na Narbal

Quando: Aos sábados, das 10h às 11h30

Classificação: Livre

Sinopse: A oficina de capoeira é voltada para a prática corporal e, além disso abrange diversos aspectos, tais como: história da prática, músicas, respeito, disciplina e socialização.
 

Raul Bopp (Centro)

Nome do evento: "ACOLHER COM HISTÓRIAS - DIREITO, PALAVRA E ESCUTA". (CURSO)

Quando: Sábados, das 10h às 13h

Classificação: acima de 16 anos.

Sinopse: A formação Acolher com Histórias – Direito, Palavra e Escuta busca valorizar a literatura nos processos de educação em direitos humanos, promovendo o acolhimento através da escuta, da palavra e da diversidade cultural. Com encontros presenciais aos sábados, das 10h às 13h, na Biblioteca Raul Bopp (Parque da Aclimação), a programação reúne convidados que trazem experiências potentes em áreas como literatura, diversidade em sala de aula, interculturalidade, respeito às diferenças e inclusão de pessoas com deficiência. Atividade gratuita + certificado

Inscrições: Link


 

Viriato Corrêa (Zona Sul)

Nome do evento: Meditação

Quando: Sábados das 10:30h às 11:30

Classificação: Livre

Sinopse: O professor Kevin orienta os participantes utilizando os ensinamentos da Sahaja Yoga. Sem inscrições é só estar presente e participar.


 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

Em outra categoria

Período terá sete navios em mais de 160 roteiros, envolvendo 16 destinos no Brasil e América do Sul

Começou oficialmente na última semana a temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil, com a chegada a Salvador (BA), no dia (21.10), do MSC Preziosa. O período terá aproximadamente seis meses de duração e a oferta de cerca de 670 mil leitos nos sete navios que vão percorrer a costa brasileira. No total, mais de 160 roteiros foram confirmados, envolvendo mais de 600 escalas em 16 destinos.

O estímulo aos cruzeiros é uma parte importante da estratégia estabelecida pelo Ministério do Turismo no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que define as metas a serem alcançadas no setor ao longo dos próximos três anos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a contribuição do segmento para o mercado nacional. “O turismo no nosso país vive o melhor momento da história, com recorde de turistas internacionais, faturamento e geração de empregos, e o setor de cruzeiros representa uma fatia importante de contribuição no mercado”, ressalta.

Os roteiros contemplam embarques e desembarques nas cidades de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Itajaí (SC) e, também, Balneário Camboriú (SC), que estreia nesta temporada como porto de acesso.

As viagens serão realizadas ainda em Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Porto Belo (SC) e Recife (PE), além das paradas internacionais em Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Punta del Este (Uruguai).

Impacto – Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico médio por passageiro no setor é de cerca de R$ 710 nas cidades de escala e de R$ 920 nos locais de embarque e desembarque. O segmento é fonte de geração de emprego e renda, beneficiando outros ramos, como comércio, serviços, transporte, hotelaria e gastronomia.

Além das operações de cabotagem (transporte interno), cerca de 21 navios de longo curso também farão escala no Brasil durante o período, conectando o país a importantes rotas internacionais e fortalecendo destinos como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul. As paradas dos navios ampliam a relevância do país no mapa global do turismo marítimo e o alcance econômico e turístico da atividade.

“A temporada que se inicia reafirma o compromisso do setor de cruzeiros com o desenvolvimento do turismo e das economias locais. A indústria segue investindo em sustentabilidade e inovação, além de manter o foco na excelência das experiências oferecidas aos cruzeiristas, um diferencial que faz dos cruzeiros um produto capaz de gerar oportunidades, e impulsionar o turismo brasileiro”, aponta Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

 

Hotéis investem em experiências exclusivas para proporcionar descanso profundo e restaurador

Dormir bem virou destino. Nos últimos anos, o chamado “turismo do sono” tem ganhado espaço no setor de viagens como resposta à busca crescente por qualidade de vida, equilíbrio mental e bem-estar. A proposta vai além de oferecer acomodações confortáveis: trata-se de uma experiência sensorial completa, pensada para promover noites de descanso profundo e minimizar os impactos da vida contemporânea sobre o dormir. 

Uma pesquisa recente realizada pelo metabuscador Kayak e apresentada em seu Guia de Turismo do Sono mostra que 67% dos brasileiros colocam o descanso no centro de seus planos de férias. O estudo também indica que 14% esperam encontrar zonas de desintoxicação digital nos hotéis nos próximos cinco anos e 20%  desejam recuperar o sono em viagens futuras. Os números evidenciam uma mudança clara de comportamento: descansar virou prioridade e está redefinindo a forma de viajar.

Mais do que fugir da rotina, o novo viajante busca desacelerar e restaurar corpo e mente — e encontra nos hotéis e retreats especializados o ambiente ideal para isso. Entre os diferenciais estão quartos com isolamento acústico, controle de temperatura e iluminação, colchões e travesseiros de alta performance, aromaterapia, cromoterapia e até acompanhamento de especialistas em sono.

No Brasil, essa tendência já se manifesta em iniciativas como a do NH Collection Curitiba, situado na capital paranaense. Em meio ao ritmo intenso da cidade, o hotel convida os hóspedes a desacelerar e cuidar do corpo e da mente. Os quartos foram cuidadosamente adaptados para oferecer o máximo conforto e descanso, com cortinas blackout, isolamento acústico e detalhes que aprimoram a experiência de relaxamento, como os novos travesseiros com tecnologia Nasa nas suítes corner e um menu de travesseiros que será lançado em breve.

“Já percebemos uma mudança significativa no perfil dos nossos hóspedes nos últimos anos. Cada vez mais pessoas escolhem o NH Collection como refúgio para descansar, se desconectar e recuperar as energias”, afirma o diretor do hotel, Antonio de Albuquerque. “Nosso foco tem sido adaptar serviços e ambientes para atender a essa nova demanda, oferecendo não apenas conforto, mas um verdadeiro caminho para o equilíbrio físico e mental.”

Os hóspedes também contam com os Brilliant Basics, conjunto de serviços essenciais da marca NH Collection que inclui café da manhã antecipado (early bird breakfast), kit sono com chá relaxante, máscara e itens de aromaterapia, além de roupão, chinelos e uma atmosfera preparada para o relaxamento. Experiências sensoriais personalizadas, como o uso de aromas específicos e playlists tranquilizantes, ajudam a induzir um estado de calma e bem-estar.

Reforçando essa proposta de hospitalidade voltada para o equilíbrio físico e mental, o NH Collection Curitiba dispõe ainda do Naturo Spa, espaço dedicado à saúde integral dos hóspedes e visitantes. “Nosso objetivo é proporcionar uma jornada sensorial única e exclusiva para cada indivíduo. Oferecemos uma experiência que vai além do simples relaxamento superficial”, afirma o diretor. O spa aposta em atendimento personalizado, com foco no biotipo de cada cliente e uso de produtos adaptados às suas necessidades. 

Entre os serviços mais procurados estão massagens relaxantes, drenagem linfática, Miracle Face e massagem modeladora com técnicas da renomada Renata França, além de terapias orientais como Zen Shiatsu e Thai Massage, realizadas diretamente no solo. Todas as práticas são conduzidas por terapeutas especializados, com técnicas exclusivas e patenteadas, garantindo uma experiência diferenciada.

“Com TVs smart, máquinas de café Nespresso e atendimento pensado nos mínimos detalhes, o NH Collection Curitiba mostra como o turismo do sono está se consolida como uma das principais apostas do setor hoteleiro. Em um mundo onde dormir bem virou luxo, viajar para descansar de verdade se tornou não só uma escolha, mas uma necessidade. O turismo do sono atende essa demanda, transformando o quarto de hotel em um verdadeiro santuário do descanso”, finaliza Antonio. 

Apenas no mês de setembro, montante chegou a R$ 3,2 bilhões, um crescimento superior a 12% na comparação com o mesmo período de 2024

O turismo internacional no Brasil segue reforçando o aquecimento do setor em 2025 e o protagonismo do segmento na economia nacional. De janeiro a setembro, visitantes estrangeiros movimentaram R$ 32,5 bilhões (US$ 6,044 bilhões) no país, em despesas como hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras. O valor é o maior já registrado na série histórica para o período e representa uma alta de a 11,7% em relação ao mesmo período de 2024.

Os dados foram divulgados na última sexta-feira (24.10) pelo Banco Central. Apenas em setembro, turistas internacionais injetaram R$ 3,2 bilhões na economia brasileira, um crescimento de 12,4% na comparação com igual mês do ano passado.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra os resultados. “Os dados do Banco Central refletem a posição do Brasil como um dos principais destinos de turistas internacionais. Com isso, o setor segue forte na geração de emprego e renda para os brasileiros”, ressalta Sabino.

“É uma grande cadeia que se movimenta e é impulsionada pelo trabalho de promoção internacional que temos desenvolvido, colocando o Brasil cada vez com mais espaço nas prateleiras do mercado global e nessa tendência de recordes históricos”, comenta o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Recorde – Também em setembro, o Brasil registrou um recorde histórico na chegada de turistas internacionais. Nos primeiros nove meses do ano, o país recebeu 7.099.237 viajantes estrangeiros, volume 45% superior ao do mesmo intervalo de 2024.

Com o desempenho, o Brasil ultrapassou, apenas de janeiro a setembro, o recorde anual anterior, de 2024, quando 6.773.619 turistas internacionais vieram ao país. O novo número supera a meta anual estabelecida no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que previa a chegada de 6,9 milhões de visitantes estrangeiros em 2025.