A Fundação Osesp e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apresentam na Sala São Paulo a Temporada Osesp 2025.
Entre os dias 10 e 12 de outubro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp apresenta na Sala São Paulo e na Estação Motiva Cultural o Festival da Criança, com nada menos do que nove apresentações regidas pela maestra grega Zoe Zeniodi e, em oito delas, participação de bailarinos da São Paulo Companhia de Dança e narração da atriz Rosi Campos. Os programas contemplam quatro compositores e dão vida a obras que irão despertar a imaginação dos pequenos e de suas famílias, de autoria de Guerra-Peixe, Tchaikovsky, Poulenc e Saint-Saëns.
O Festival da Criança terá cinco concertos no palco da Sala São Paulo, e outros quatro na recém-inaugurada Estação Motiva Cultural (confira a agenda completa abaixo). Os ingressos custam entre R$ 50,00 e R$ 80,00 (valores inteiros) e podem ser adquiridos neste link.
Sobre os programas
César GUERRA-PEIXE | Suíte sinfônica nº 2 – Pernambucana (10 a 12/out)
Em 1948, o carioca Guerra-Peixe aceita um emprego na Rádio Jornal em Recife (PE), onde se dedica também a uma extensa pesquisa do folclore regional. Sete anos depois, ele compõe uma suíte sinfônica em homenagem a Pernambuco e sua cultura. Os movimentos ganharam nomes das manifestações populares Maracatu, Dança de caboclinhos, Aboiado e Frevo.
Piotr Ilitch TCHAIKOVSKY | O lago dos cisnes: Ato II (10 a 12/out)
Era uma vez… Uma princesa que, após ser enfeitiçada por um maldoso mago, se transforma em um cisne. A história, que se tornou um dos mais famosos balés dramáticos do mundo, foi uma encomenda do Teatro Bolshoi a Tchaikosvky.
Francis POULENC | A história de Babar (11 e 12/out)
Era uma vez… Um elefante que, após a morte de sua mãe, foge para a cidade. De volta à floresta, Babar é coroado rei e ensina as lições que aprendeu com os humanos aos outros elefantes do reino. Baseado na Histoire de Babar, de Jean de Brunhoff, Poulenc compôs uma de suas obras mais queridas. A partitura é dedicada aos seus “priminhos”, que o desafiaram a “tocar” o livro durante o verão de 1940.
Camille SAINT-SAËNS | O carnaval dos animais (11 e 12/out)
Era uma vez… Leões, galinhas, galos, mulas, tartarugas, elefantes, cangurus, pássaros e cisnes são alguns dos animais que o compositor francês Camille Saint-Saëns descreveu nesta suíte orquestral, composta como uma brincadeira para divertir seus amigos na época do Carnaval.
O Festival da Criança conta com o copatrocínio de Klabin e Banco BV, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Osesp tornou-se parte indissociável da cultura paulista e brasileira, promovendo transformações culturais e sociais profundas. A cada ano, a Osesp realiza em média 130 concertos para cerca de 150 mil pessoas. Thierry Fischer tornou-se diretor musical e regente titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Além da Orquestra, há um coro profissional, grupos de câmara, uma editora de partituras e uma vibrante plataforma educacional. A Osesp já realizou turnês em diversos estados do Brasil e também pela América Latina, Estados Unidos, Europa e China, apresentando-se em alguns dos mais importantes festivais da música clássica, como o BBC Proms, e em salas de concerto como o Concertgebouw de Amsterdam, a Philharmonie de Berlim e o Carnegie Hall em Nova York. Mantém, desde 2008, o projeto “Osesp Itinerante”, promovendo concertos, oficinas e cursos de apreciação musical pelo interior do estado de São Paulo. É administrada pela Fundação Osesp desde 2005.
'Festival da Criança' oferece nove concertos na sala São Paulo e na estação motiva cultural em outubro
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura