Anvisa determina apreensão de medicamentos contra câncer falsificados

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na terça-feira, 21, a apreensão de lotes de Keytruda e Avastin, dois medicamentos usados no tratamento de pacientes com câncer.

No caso do Keytruda, a determinação ocorreu porque os lotes SO48607 e YO19148 não foram reconhecidos como originais pela farmacêutica MSD, detentora da patente do medicamento.

Recentemente, a empresa responsável pela distribuição dos lotes, a LAF MED Distribuidora de Medicamentos e Materiais Hospitalares, teve sua licença cassada após uma operação de combate à falsificação em Fortaleza.

A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará e a Agência de Fiscalização de Fortaleza, foi conduzida para desarticular uma rede suspeita de distribuir e vender versões falsificadas de medicamentos oncológicos para hospitais e clínicas.

Na operação, os fiscais localizaram várias caixas de medicamentos sem registro no Brasil, todas com rótulos em inglês, indicando uma possível falsificação internacional. Também foram encontradas notas fiscais apontando a comercialização dos produtos irregulares.

O Estadão entrou em contato com a LAF MED Distribuidora de Medicamentos e Materiais Hospitalares, mas não obteve retorno até a publicação do texto.

Entenda o caso

Em junho deste ano, a Anvisa recebeu uma queixa técnica de um hospital de Palmas, no Tocantins, sobre irregularidades em frascos do lote SO48607 do Keytruda, um imunoterápico de alto custo usado no tratamento de diversos tipos de câncer, como melanoma, câncer de pulmão, câncer de cabeça e pescoço e câncer de esôfago.

Segundo a Anvisa, o hospital havia adquirido o produto de uma distribuidora regularizada, mas a nota fiscal não trazia informações sobre o lote e o prazo de validade. Além disso, foram observados problemas no transporte, como a ausência de controle de temperatura, e diferenças visuais nas embalagens em relação às originais.

Após receber a denúncia, a Anvisa solicitou esclarecimentos à distribuidora e determinou a suspensão imediata da venda de todas as unidades do lote do medicamento.

Enquanto isso, a detentora do registro do Keytruda no Brasil, a MSD, comunicou não reconhecer o lote. A empresa apontou que o produto apresentava rótulo em inglês e um selo de segurança falsificado, com efeito holográfico e inscrições em árabe. O caso foi confirmado como falsificação e reportado pela Anvisa à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um mês depois, em julho, a agência recebeu nova denúncia de um serviço hospitalar de Vitória da Conquista, na Bahia, que adquiriu da mesma distribuidora unidades do lote YO19148. As embalagens eram diferentes da embalagem tradicional do medicamento e não possuíam o número de registro na Anvisa. Esse caso ainda segue em investigação.

Avastin

Além do Keytruda, o lote H0386H05 do medicamento Avastin, indicado para o tratamento de câncer colorretal metastático, câncer de pulmão e câncer de mama, entre outros tipos de neoplasia, também foi proibido.

A ação ocorreu após a Roche, verdadeira detentora do registro do remédio, identificar itens do lote falsificado com características diferentes do produto original.

Segundo a Anvisa, o lote tem um código muito parecido com o de produtos verdadeiros vendidos no Brasil. Mas, ao analisar as imagens, a Roche identificou diferenças importantes em relação ao seu sistema de rastreamento, indicando se tratar de uma falsificação.

Falsificação

A Anvisa ressalta que a circulação de versões falsificadas pode comprometer o tratamento dos pacientes e provocar uma série de eventos adversos.

A agência destaca ainda que a falsificação de medicamentos pode ser considerada crime hediondo pelo Código Penal, com penas que vão de 10 a 15 anos de prisão, especialmente nos casos dos medicamentos considerados de alta importância para a saúde pública.

Em outra categoria

Yasmin Santos anunciou o fim de seu noivado com Maria Venture nessa quarta-feira, 22. A cantora sertaneja confirmou a informação em suas redes sociais, por meio de publicações nos stories. "Hoje compartilho com vocês algo muito difícil: eu e minha noiva encerramos nosso noivado", começou.

"Fiquei em silêncio até agora porque, sinceramente, eu não sabia o que sentir, muito menos o que dizer. Para mim, ainda fazia sentido pensar em uma volta, ainda existia uma esperança de que as coisas pudessem se acertar entre nós. mas não foi assim que a vida decidiu caminhar", disse também.

A cantora engatou no relacionamento com a influenciadora em dezembro de 2023, tornando-o público apenas em março do ano seguinte. Juntas há quase dois anos, elas estavam com o casamento marcado para fevereiro de 2026.

"O amor que vivi com ela foi real, profundo e bonito. E por mais que nossos caminhos estejam se separando agora, levarei comigo para sempre os momentos felizes que dividimos. Jamais esquecerei tudo o que construímos: as risadas, os planos, os aprendizados. E também não tiro de mim a responsabilidade que me cabe em tudo isso. Relacionamentos são feitos de dois, e ambos têm suas partes a carregar", finalizou Yasmin.

Após o término, Maria realizou uma live no Instagram em que apareceu chorando e pedindo para que alguém a ajudasse. A influenciadora apagou a live, mas se pronunciou em seus stories: "Confirmo que não estamos mais juntos. E isso já era uma realidade desde o meu primeiro pronunciamento público, que tive que apagar minutos depois."

"Sobre a live que realizei, foi um momento de fragilidade. Estava passando por um luto emocional dias após esse término [...] As minhas emoções afloraram e acabei chorando. No dia seguinte, soltei uma nota me culpabilizando por tudo, prezando pela carreira e projeto de alguém que amo."

"Finalizar um relacionamento onde tudo já estava encaminhado (casamento, casa e FIV [fertilização in vitro]) é doloroso demais. Amor nunca faltou. Peço apenas empatia e compreensão para ambas as partes [...] Sigo desejando o melhor para todos os envolvidos e guardando na memória os momentos bons que foram vividos", finalizou.

Estreou nesta quarta-feira, 22, mais uma série de true crime na Netflix: O Monstro de Florença, uma produção italiana baseada nos crimes atribuídos ao que é considerado o primeiro e mais notório serial killer da Itália. Os quatro episódios já estão disponíveis na plataforma de streaming.

A série conta a história de um assassino que aterrorizou os moradores de Florença, na região da Toscana, entre 1968 e 1985. Sua identidade nunca foi descoberta, mas a polícia local atribuiu ao Monstro de Florença oito assassinatos duplos e brutais, que seguiam o mesmo padrão.

O misterioso assassino sempre usava uma pistola modelo Beretta, calibre 22, em seus crimes, sempre cometidos em noites de Lua Nova, que caíam em finais de semana ou vésperas de feriado e, quase sempre, no verão. As vítimas eram sempre casais jovens, abordadas enquanto faziam sexo em carros estacionados em locais ermos e as vítimas mulheres eram mutiladas.

As investigações

As investigações nunca conseguiram desvendar o mistério. Durante todo o processo, quatro suspeitos foram presos e condenados pelos crimes ao longo de quase duas décadas. No entanto, sempre surgiam novas vítimas, provando que as suspeitas recaíam sobre pessoas erradas. Até hoje o mistério se mantém.

Nessa quarta-feira, 22, foi realizada a Prova do Fazendeiro na Fazenda 17. Após a saída de Michelle Barros da berlinda, Saory Cardoso, Nizam e Tamires integram a quinta Roça do programa. O resultado oficial da eliminação sai nesta quinta-feira, 23. No reality rural, os espectadores votam em quem deve ficar.

Quem está na Roça?

Saory Cardoso

A influenciadora ficou conhecida por ser ex-namorada do ator Marcello Novaes e por sua participação no De Férias com o Ex, em 2019. Ela também é cirurgiã-dentista e utiliza suas redes sociais para postagens de conteúdos como rotina, vida pessoal e treinos.

Por que ela está na Roça?

Saory foi puxada diretamente para a Roça através do Fazendeiro da semana passada, Matheus Martins, que alegou se sentir "traído" pela amiga.

Nizam Hayek

Nizam, que integra a Roça desta semana, está em seu terceiro reality show. O participante integrou o Big Brother Brasil 2024, tendo sido eliminado no quarto paredão da edição, e o De Férias Com o Ex: Caribe Vip.

Por que ele está na Roça?

O participante foi o mais votado pela sede, com um total de 11 votos para figurar a eliminação.

Tamires Assis

Tamires é a atual Cunhã-Poranga do Boi Garantido. Ela ganhou fama após um breve relacionamento com o ex-BBB Davi Brito, que terminou em medida protetiva após Davi ameaçá-la com uma arma de fogo.

Por que ela está na Roça?

Tamires foi a participante que sobrou no Resta Um, dinâmica em que os peões apontam um ao outro e o que ficar até o final integra a berlinda.