Cidade de SP registra maior temperatura do ano; frente fria chega na terça

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cidade de São Paulo registrou a tarde mais quente do ano nesta segunda-feira, 6. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a máxima chegou a 34,4°. O valor superou o recorde do dia 17 de fevereiro, quando os termômetros marcaram 34,2°C.

A Defesa Civil Municipal decretou às 12h20 estado de atenção por baixa umidade do ar em toda a capital.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na terça-feira, 7, a temperatura já vai despencar, sendo esperada uma variação entre 16ºC e 22ºC na cidade de São Paulo.

Veja a previsão para os próximos dias, segundo o Inmet:

Terça-feira: entre 16ºC e 22ºC;

Quarta-feira: entre 12ºC e 16ºC;

Quinta-feira: entre 12ºC e 17ºC;

Sexta-feira: entre 12ºC e 18ºC.

Na capital paulista, a quantidade de nuvens aumenta entre o fim da tarde e a noite desta segunda e são esperadas rajadas de vento de até 50 Km/h. Entretanto, ainda não há expectativa de chuva.

Na terça, há possibilidade chuva leve em pontos isolados e garoa ocasional, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Na quarta-feira, 8, a sensação de frio aumenta e há expectativa para mais precipitações na cidade de São Paulo.

Chegada de frente fria

A nova frente fria avança sobre o Estado de São Paulo durante a terça-feira, causando pancadas de chuva e queda de temperatura em todas as regiões do Estado paulista, segundo a Climatempo.

As chuvas mais intensas e frequentes são esperadas no extremo Sul e no litoral de São Paulo. "Nas outras áreas pelo interior paulista, a chuva não será tão abrangente, mesmo assim deve cair em áreas de todas as regiões", disse.

A previsão indica que, na quarta-feira, ainda deve chover de forma isolada em várias localidades do centro, norte e oeste do Estado.

No sul e leste do Estado, incluindo a Grande São Paulo e o litoral, a expectativa é de céu nublado e chuva frequente de quarta até a sexta-feira, 10.

Segunda quinzena de outubro

A expectativa é que as chuvas avancem de forma mais significativa para o interior do Brasil e ganhem intensidade até o fim do mês.

"Entre o Norte e o Nordeste do Brasil, o cenário é parecido com os dias anteriores: chuvas pontuais principalmente nos extremos, Roraima e áreas do Norte do Amazonas, Acre até Pará", estima Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo Ok.

No fim de outubro, as chuvas migram para o interior do Nordeste do Brasil.

Ondas de calor durante a estação

Com relação à temperatura, a primavera é conhecida pelos extremos de máximas, especialmente nos Estados do Centro-Oeste.

"Neste ano, com a expectativa de chuvas irregulares ao longo da estação, podemos esperar eventos de temperaturas elevadas, porém, não duradouros", avalia Maria Clara.

No geral, a temperatura ficará entre a média e acima da média no Sul, no interior de São Paulo e de Minas Gerais, no Centro-Oeste, no Nordeste e na maior parte da região Norte.

Nos próximos meses, a umidade aumentará no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, evitando calor intenso nessas áreas.

Em outra categoria

A escritora Jilly Cooper, um dos nomes mais populares da literatura britânica contemporânea, morreu aos 88 anos no último domingo, 5, após sofrer uma queda em casa. A notícia foi confirmada pelos filhos, Felix e Emily, que descreveram a morte como um choque inesperado. "Sua morte inesperada é um completo choque. Temos muito orgulho de tudo que ela conquistou em vida e não conseguimos imaginar os dias sem seu sorriso contagiante e sua risada", disseram os filhos da escritora ao The Guardian.

Cooper publicou 18 livros ao longo da carreira, muitos deles traduzidos e adaptados para o audiovisual. Sua série mais conhecida, As Crônicas de Rutshire, retrata com ironia os bastidores e escândalos da elite inglesa em um condado fictício.

Em 2024, o segundo volume da saga, Rivais, ganhou uma adaptação em série produzida pelo Disney+, com David Tennant no papel principal e a própria autora como produtora executiva. O sucesso da produção garantiu uma segunda temporada, atualmente em desenvolvimento, que deve estrear em 2026 com Hayley Atwell e Rupert Everett no elenco. Apesar de ser um fenômeno literário, as obras de Jilly Cooper nunca foram traduzidas oficialmente para o português.

Trajetória e legado

Antes de se consolidar como romancista, Cooper trabalhou como repórter e colunista em diversos veículos britânicos. Nos anos 1970, publicou seus primeiros livros, voltados a temas como carreira e casamento. Seu primeiro romance de ficção, Emily, foi lançado em 1975. Uma década depois, iniciava a série As Crônicas de Rutshire, que chegaria a dez títulos, com o último, Tackle!, publicado em 2023.

Casada com o editor Leo Cooper entre 1961 e 2013, ano em que ficou viúva, Jilly construiu uma carreira marcada por irreverência e enorme popularidade entre leitores britânicos.

O guitarrista do Oasis, Paul Arthurs, conhecido como Bonehead, anunciou que ficará afastado dos próximos shows da banda devido a um diagnóstico de câncer de próstata. O anúncio foi feito em suas redes sociais no último sábado, 4. "Anteriormente, este ano, fui diagnosticado com câncer na próstata. A boa notícia é que estou respondendo muito bem ao tratamento, o que significou que eu poderia fazer parte dessa turnê incrível", começou o guitarrista.

Ele, que é um dos membros fundadores da banda britânica dos irmãos Gallagher, continuou: "Agora, estou tendo que tirar uma pausa programada para a próxima fase do tratamento, então perderei as apresentações em Seul, Tóquio, Melbourne e Sydney." "Estou muito triste de ter perdido esses shows mas estou me sentindo bem e voltarei a tempo para a América do Sul. Divirtam-se (nos shows) deste mês e vejo vocês no palco com a banda em novembro", finalizou.

Volta do Oasis

Quinze anos após o fim das apresentações, os irmãos Liam e Noel Gallagher retornaram aos palcos em 4 de julho com a famosa banda britânica Oasis. Conhecidos pelo temperamento explosivo, que culminou no fim do grupo em 2009, eles farão dois shows no Brasil, em 22 e 23 de novembro, no Estádio do MorumBIS, zona oeste de São Paulo.

O retorno inesperado trouxe à tona uma entrevista de Noel, para a Big Issue, em 2019: "Saí da banda há 10 anos. Acho que o vi duas vezes desde então, e quase acabamos brigando sem motivo. Não consigo imaginar um dia em que acorde querendo passar dois anos em turnê, brigando pelo mundo com o Liam." A reconciliação da banda promete um lucro de cerca de 50 milhões de libras (R$ 368 milhões), segundo a imprensa britânica, além da venda de merchandising.

A segunda edição do Estrela da Casa chegou ao fim com a vitória de Thainá Gonçalves, representante do gospel no reality musical. A cantora conquistou o primeiro lugar na somatória das notas das duas etapas da final, superando Hanii, Juceir Jr e Daniel Sobral, que ficaram em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Durante a grande final, Thainá apresentou as músicas O Maior Vilão Sou Eu e That's What Friends Are For, performances que garantiram a maior pontuação da noite: 28,09 pontos. Na sequência vieram Hanii, com 27,98, Juceir Jr, com 27,90, e Daniel Sobral, com 27,23.

Trajetória da campeã

Carioca de 33 anos, Thainá começou a cantar ainda na infância, aos três anos, na igreja. Aos 14, já liderava grupos de louvor e desenvolveu uma forte ligação com os corais norte-americanos, referência constante em sua formação musical.

No decorrer da competição, a artista venceu uma das provas de jingle e liderou o ranking em quatro festivais consecutivos, consolidando-se como uma das favoritas do público e dos jurados. O prêmio de R$ 1,12 milhão.