Campeão olímpico, Alison anuncia aposentadoria no vôlei de praia ao final da temporada

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um dos maiores nomes do vôlei de praia mundial, Alison "Mamute" anunciou nesta quinta-feira a sua aposentadoria ao final da temporada 2025. Dono de duas medalhas olímpicas, ele foi ouro nos Jogos do Rio, em 2016, e prata em Londres 2012.

"Fui muito feliz. Olho para trás e sinto orgulho de tudo que fiz na minha carreira, das decisões que tomei, das escolhas que fiz. Sou realizado pelo que eu vivi dentro do vôlei de praia, não só pelas conquistas, mas pelas amizades, pelas experiências, oportunidades e aprendizados", afirmou o jogador.

Aos 39 anos, ele esteve em ação na fase de Cuiabá do Circuito Brasileiro no último fim de semana. Na sequência, ele viaja para os Estados Unidos, onde deve disputar dois torneios, e participa de seu último compromisso oficial em outubro, quando vai disputar a etapa de Copacabana.

"É um lugar muito especial para mim. Copacabana é o "Maracanã" do vôlei de praia. Em Copacabana eu disputei alguns dos campeonatos mais importantes da minha carreira. Conquistamos a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Mas ainda falta muito e quero aproveitar ao máximo esse tempo que ainda tenho como profissional", comentou ele, que completa 40 anos em dezembro.

Com um currículo vitorioso, ele ostenta um título de Campeonato Mundial, um bicampeonato da Copa do Mundo e o tricampeonato do Circuito Mundial entre as conquistas mais importantes.

Em 20 anos na areia, ele contabiliza mais de mil vitórias em sua trajetória entre campeonato nacionais e internacionais. Realizado como esportista, ele fez um agradecimento geral.

"Agradeço à minha família, a base de tudo, aos meus amigos, parceiros, técnicos, CBV, COB, patrocinadores, fãs e a todos os muitos profissionais que trabalharam comigo nesse período. Obrigado a todos pelo carinho e por me ajudarem a ser quem eu sou - afirmou o atleta capixaba.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.