Cain Velasquez, ex-campeão do UFC, é condenado a cinco anos de prisão nos EUA

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cain Velasquez, ex-campeão dos pesos-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC), foi condenado a cinco anos de prisão nos Estados Unidos nesta segunda-feira, 24, pelo envolvimento em um tiroteio, ocorrido em fevereiro de 2022, na cidade de San Jose, na Califórnia. Desde novembro daquele ano, o lutador estava respondendo às acusações em prisão domiciliar.

Natural de Salinas, também na Califórnia, Velasquez foi sentenciado a cinco anos de prisão pelo Tribunal do Condado de Santa Clara. Pelo tempo em que permaneceu no regime de prisão domiciliar, enquanto aguardava a decisão da Justiça, o americano, com ascendência mexicana, receberá um crédito de 1.283 dias servidos de detenção.

"Os resultados de hoje são agridoces, esperávamos que o Sr. Velasquez continuasse fora da prisão. No entanto, os fatos permanecem claros: Cain Velasquez é um bom homem, um pai dedicado e um membro respeitado da comunidade", disse Renee M. Hessling, advogada de Velasquez, por meio de nota enviada à ESPN. "O que ele e sua família suportaram foi nada menos que um pesadelo vivo. Um que eles não mereciam. Durante tudo isso, Cain demonstrou coragem e força de caráter. Ele assumiu a responsabilidade por suas ações e foi responsabilizado."

Em 2022, Velasquez se envolveu em uma perseguição e atirou na direção de um carro em que estavam Harry Goularte, acusado de molestar o filho do lutador, então com quatro anos, além da mãe de Goularte e seu padrasto, Paul Bender, que foi atingido duas vezes pelos tiros disparados pelo americano.

Velasquez foi detido logo após o tiroteio e precisou pagar R$ 5,6 milhões para responder ao crime em prisão domiciliar. Em agosto de 2024, ele não contestou as acusações de tentativa de homicídio, agressão, e porte ilegal de armas. Já Goularte ainda responderá as acusações de abuso infantil.

"A sentença proferida hoje reflete as complexidades da situação e reconhece o homem por trás das manchetes. Quando for solto, ele continuará a liderar pelo exemplo, protegendo, contribuindo e cuidando das pessoas ao seu redor", concluiu a advogada de Velasquez.

Cain Velasquez ganhou grande destaque no mundo das artes marciais mistas ao conquistar o cinturão dos peso-pesados do UFC em duas oportunidades. A primeira conquista veio em 2010, contra o também norte-americano Brock Lesnar. Após perder o título para o brasileiro Júnior Cigano em 2011, retomou o cinturão ao derrotar o próprio Cigano um ano mais tarde. Desde 2019, Velasquez decidiu se afastar do MMA e migrou a carreira para a luta livre, fazendo aparições, inclusive, no WWE.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.