Samuel Eto'o obtém vitória na CAS para concorrer a uma vaga na Confederação Africana de Futebol

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um dos principais jogadores da África das últimas décadas, Samuel Eto'o obteve uma importante vitória fora dos gramados nesta sexta-feira. O ex-atacante de 43 anos conseguiu reverter na Corte Arbitral do Esporte (CAS) uma decisão que o impedia de concorrer a uma vaga na Confederação Africana de Futebol (CAF).

 

A CAS, sediada na Suíça, decidiu que o camaronês poderá ser candidato a virar membro do Comitê Executivo da entidade que regula o futebol no continente. A confederação havia excluído o ex-atleta da disputa. A CAF ainda não se manifestou sobre a decisão nem informou quais serão os próximos passos para que Eto'o possa apresentar sua candidatura.

 

"O painel da CAS considerou que foram apresentadas informações suficientes para anular a decisão do Comitê Executivo da CAF sobre a inelegibilidade do Sr. Eto'o", disse a CAS, em um comunicado. "Caberá à assembleia geral extraordinária da CAF, em 12 de março de 2025, fazer sua própria avaliação dos candidatos."

 

O ex-jogador, que passou por grandes clubes da Europa, como Barcelona, Inter de Milão e Chelsea, é o presidente da Federação de Futebol de Camarões desde 2021. Durante esse período, ele se tornou alvo de controvérsias. Em setembro do ano passado, ele foi proibido pela Fifa de assistir a qualquer jogo da seleção do seu país por seis meses, depois de ter sido julgado como tendo violado regras disciplinares relacionadas a "comportamento ofensivo e violações dos princípios de Fair Play" e má conduta de dirigentes.

 

Meses antes, em julho, a CAF multou o camaronês em US$ 200 mil (cerca de R$ 1,1 milhão) ao alegar que ele havia "violado seriamente os princípios de ética, integridade e espírito esportivo" ao se tornar embaixador da marca de uma casa de apostas. Em fevereiro, a imprensa local informou que a multa havia sido anulada por meio de recurso.

 

A decisão favorável obtida por Eto'o junto à CAS acontece em momento decisivo porque as 54 federações filiadas à CAF vão participar da eleição presidencial no Cairo, no Egito, na próxima quarta-feira. O atual mandatário da entidade, o bilionário sul-africano Patrice Motsepe, não terá oposição para um segundo mandato de quatro anos. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, deve comparecer e Eto'o agora terá a chance de integrar o Comitê Executivo da entidade.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.