'Ainda Estou Aqui' no Oscar: quem escolhe o filme indicado pelo Brasil à premiação?

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles com Fernanda Torres que arrancou elogios no Festival de Veneza, foi anunciado como o filme selecionado para representar o Brasil no Oscar 2025. O processo de escolha acontece todo ano - no ano passado, o selecionado foi Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho - mas foram poucas as vezes em que o País chegou a ganhar uma posição na lista final de cinco filmes internacionais indicados na cerimônia.

 

A última vez que o Brasil teve uma indicação de melhor filme internacional no Oscar foi, inclusive, com o filme do próprio Walter Salles, Central do Brasil, em 1999. Antes dele, foram três filmes que chegaram na reta final: O Que é Isso, Companheiro?, em 1998, O Quatrilho, de 1996, e O Pagador de Promessas, de 1963. Até hoje, o Brasil nunca venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro.

 

Quem escolhe o filme que representa o Brasil no Oscar?

 

Todos os países do mundo (exceto os Estados Unidos, anfitrião da cerimônia) são convidados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), a instituição por trás do Oscar, para enviar filmes elegíveis a uma indicação.

 

Os critérios de elegibilidade são: ele precisa ter sido produzido, majoritariamente, no país de origem; ter sido exibido nos cinemas até 30 de setembro do ano anterior à cerimônia; não ter sido exibido em streaming ou na TV antes do lançamento comercial em salas de cinema; e, finalmente, ter sido selecionado por uma organização composta por pessoas da indústria cinematográfica local.

 

No Brasil, esta instituição é a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais - mais precisamente, o seu comitê de seleção. Ele é composto por 25 membros, 21 escolhidos por votação entre os integrantes da organização, e 4 escolhidos pela diretoria, visando diversidade. Este comitê fica responsável por assistir todas as obras elegíveis que se inscreveram no processo seletivo, aberto no site oficial para que as produtoras possam enviar seus candidatos.

 

Depois de uma primeira análise de todos os inscritos, a Academia Brasileira tradicionalmente divulga um segundo turno, com seis títulos, até que eventualmente anuncia o filme escolhido para representar o País na Academia lá fora. Em 2024, foram 12 inscritos habilitados a concorrer à vaga.

 

Outros filmes selecionados nos últimos anos pelo Brasil incluem Marte Um, de Gabriel Martins, Deserto Particular, de Aly Muritiba, e Bingo: O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende. Em 2008, o Brasil teve o último filme que passou pela seleção inicial da Academia, ganhando o termo de pré-indicado: O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, no entanto, não chegou à reta final.

 

A 97ª edição do Oscar acontece em 2 de março de 2025.

Em outra categoria

Um motorista de ônibus foi feito de refém nesta quarta-feira, 30, na Avenida José Pinheiro Borges, na região de Itaquera, zona leste da capital. A ação acabou por volta das 20h, com o motorista resgatado e o sequestrador, preso.

A Polícia Militar foi acionada após um homem, com uma faca, abordar um ônibus do transporte público e manter o motorista refém desde por volta das 17h40. Os únicos ocupantes do ônibus eram o sequestrador e o refém. O ônibus faz a linha 407L-10 (Barro Branco - Guilhermina Esperança).

O ônibus é da empresa Express Transportes Urbanos. Segundo funcionários da firma, o sequestrador é um ex-funcionário da empresa. O refém é funcionário da empresa há mais de 20 anos, segundo as mesmas fontes, e estava encerrando o expediente quando foi rendido.

O Corpo de Bombeiros e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foram acionados e acompanham a ocorrência. A via, sentido centro, foi totalmente bloqueada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Agentes do GATE especializados em negociação participaram da ação para convencer o homem a se entregar. Atiradores chegaram a ser posicionados para disparar contra o homem, caso fosse necessário, o que não ocorreu.

A Polícia Civil de São Paulo prendeu 675 pessoas nas últimas 24 horas, em operação realizada por todo Estado para capturar foragidos da Justiça. Batizada de Rastreio, a operação contou com mais de 2.500 policiais civis e 1.055 viaturas, informou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.

A maioria dos criminosos, segundo o chefe da pasta, foi detida por tráfico de entorpecentes (28%). Roubo (18%), homicídios (14%), furto (9%) e estupro (5%) foram outros crimes mais recorrentes cometidos pelos procurados.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, parte dos foragidos detidos integra facções criminosas. "Isso vai ser usado para a continuidade de outras investigações."

As buscas foram feitas com base em 1.080 mandados em aberto. Com a prisão de 675 foragidos, o trabalho de captura dos demais segue para localizar os demais, informou Guilherme Derrite.

"Ainda há um porcentual que a gente não conseguiu localizar nesse momento", disse. "Vamos deflagrar outras fases desta operação Rastreio", disse o secretário.

Ainda segundo o chefe da pasta, 47% dos presos na Operação Rastreio são reincidentes, ou seja, já tinham sido presos por outros crimes. "Certamente, essas pessoas cometeriam outros crimes e fariam novas vítimas", disse o secretário.

A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais velha do mundo, morreu nesta quarta-feira, 30, em Porto Alegre, aos 116 anos. Nascida em 27 de maio de 1908, em São Francisco de Assis (RS), Inah era bisneta do general David Canabarro, figura proeminente da Revolução Farroupilha. Desde 1927, integrava a Congregação das Irmãs Teresianas, tendo dedicado sua vida ao magistério e à espiritualidade.

Durante sua longa trajetória, Irmã Inah testemunhou transformações significativas no mundo e na Igreja, atravessando duas guerras mundiais e convivendo com dez papas.

Como educadora, lecionou disciplinas como português, matemática, ciências, história, arte e religião em colégios teresianos no Rio de Janeiro, Itaqui e Santana do Livramento, cidade onde passou a maior parte de sua vida e é especialmente lembrada por ter fundado a banda marcial do Colégio Santa Teresa, composta por 115 instrumentos e que se apresentou em diversos locais do Brasil, Uruguai e Argentina. Além disso, colaborou na criação da banda marcial do Liceu Pomoli, em Rivera, no Uruguai.

Torcedora do Sport Club Internacional, fundado em 1909, Irmã Inah acompanhou de perto a história do clube desde seu início. Com sua morte, o título de pessoa mais velha do mundo passa a ser da inglesa Ethel Caterham, nascida em 21 de agosto de 1909, atualmente com 115 anos.