Estreias no streaming: final de 'A Casa do Dragão', novo 'Planeta dos Macacos' e mais novidades

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O final da segunda temporada de A Casa do Dragão é apenas uma das muitas novidades nos streamings nesta semana. Com a chegada de lançamentos vindos do cinema, versões inéditas de hits e novas séries, realmente não faltam opções de títulos para curtir na Netflix, no Prime Video, na Max, no Disney+ e no Apple TV+.

 

A seguir, confira as séries e filmes imperdíveis para conferir no final de semana:

 

'Mulheres de Azul' (Apple TV+)

 

Inspirada em fatos, a nova série do Apple TV+ acompanha quatro mulheres que, nos anos 1970, integram a primeira força policial feminina do México. O projeto nasce como um golpe publicitário, mas as protagonistas estão determinadas a fazer jus aos seus uniformes, sobretudo em um contexto em que tantas mulheres se tornam vítimas de violência urbana.

 

Estreia: 31 de julho

 

'Manual de Assassinato para Boas Garotas' (Netflix)

 

Adaptação do livro homônimo de Holly Jackson, Manual de Assassinato para Boas Garotas narra a história da jovem Pip Fitz-Amobi (Emma Myers), que passou anos convencida de que um homem inocente foi preso por um assassinato que não cometeu. Com a ajuda do irmão do preso, ela parte em uma jornada para descobrir o verdadeiro culpado pela morte de Andie Bell (India Lillie Davies).

 

Estreia: 1º de agosto

 

'Batman: Cruzado Encapuzado' (Prime Video)

 

Batman: Cruzado Encapuzado reimagina a mitologia do Homem-Morcego, acompanhando a saga de Bruce Wayne (dublado por Hamish Linklater) enquanto enfrenta os criminosos de Gotham City, assim como o trauma da sua tragédia pessoal. A nova animação da DC é um projeto do produtor Bruce Timm, de Batman: A Série Animada, e dos produtores-executivos Matt Reeves (Batman, Pinguim) e J.J.Abrams (Star Wars: O Despertar da Força, Star Wars: A Ascensão Skywalker).

 

Estreia: 1º de agosto

 

'Godzilla Minus One/Minus Color' (Netflix)

 

O primeiro Oscar da franquia não foi o ponto final da história de Godzilla Minus One. Depois do sucesso de público e crítica, o diretor Takashi Yamazaki decidiu lançar uma versão em preto e branco do filme que, segundo ele, deixa o kaiju ainda mais assustador. Depois de um breve período em cartaz nos cinemas brasileiros, Godzilla Minus One/Minus Color chega agora ao streaming.

 

'Planeta dos Macacos: O Reinado' (Disney+)

 

A franquia Planeta dos Macacos voltou neste ano aos cinemas com o lançamento de O Reinado. Ambientado gerações depois dos eventos de A Guerra, último filme da trilogia de Matt Reeves, o longa acompanha a jornada de Noa (Owen Teague), um jovem símio que se vê obrigado a aprender sobre a história de César (Andy Serkis) na marra, quando seu clã é capturado por um líder autoritário que se autointitula seguidor dos ensinamentos do primeiro líder dos macacos. Paralelamente, Noa descobrirá que os humanos, que agora vivem escondidos, podem ser mais perigosos do que imagina.

 

Estreia: 2 de agosto

 

'Rebel Moon' - Cortes do Diretor (Netflix)

 

A saga da forasteira Kora (Sofia Boutella) ganha mais gore e sensualidade agora com os cortes do diretor Zack Snyder. A história de ambos os filmes ainda trata da investida de um grupo inusitado, determinado a salvar uma lua dos desmandos de um comandante autoritário. Contudo, as novas versões são recomendadas para maiores de 18 anos.

 

Estreia: 2 de agosto

 

'A Casa do Dragão' (Max)

 

A guerra entre Pretos e Verdes pelo trono de Westeros se acirra ainda mais na reta final da série. Depois de Rhaenyra Targaryen (Emma D'Arcy) conseguir montadores para seus dragões remanescentes, A Casa do Dragão parece dar o pontapé oficialmente para a chamada Dança dos Dragões. Agora, o conflito promete ser ainda mais sanguinário.

 

Estreia: 4 de agosto

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O sistema de portas de plataforma presente na Linha 5-Lilás do Metrô passou a ser usado de forma plena, em todas as estações do ramal, desde 2022. Nesta segunda-feira, 6, um homem ficou preso entre a porta de plataforma e o trem na estação Campo Limpo, acabou sendo atingido pelo trem e morreu.

Foi a primeira vez que um acidente fatal como este aconteceu nas linhas operadas pela ViaMobilidade, afirmou a concessionária que também opera a Linha 4-amarela.

As portas têm como objetivo trazer maior segurança. O sistema utilizado na Linha Lilás chama-se Plataform Screen Door (PSD). No site da marca, as portas são descritas como um "sistema que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via". As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem. Por esse motivo, o sensor não foi ativado no caso desta segunda-feira, explicou a ViaMovilidade.

Já na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, operada pelo governo estadual, já aconteceu de uma passageira ficar presa entre a porta de segurança e a do vagão, em março deste ano. O incidente aconteceu na Estação Vila Prudente. Na ocasião, o Metrô informou que a mulher não teve ferimentos e foi retirada com apoio da equipe da companhia.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

"É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe", afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. "Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo", segundo ele.

Portas de plataforma também estão em outras linhas

Além da Linha 5-Lilás, as Linhas 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, e a 15- Prata (monotrilho) possuem o sistema em todas as suas estações. Já as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha possuem portas de plataforma em algumas de suas estações.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem "a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários".

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha devem ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

A fumaça com o resultado da primeira votação do conclave que elegerá o próximo papa ocorrerá por volta das 14h (de Brasília) nesta quarta-feira, 7.

- Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.

- Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.

A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:

- 5h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido

- 7h (Horário de Brasília)

- 12h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca

- 14h (Horário de Brasília)

Os horários foram informados pelo diretor da sala de imprensa vaticana, Matteo Bruni.

Dessa forma, são previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e deve sair 5h30, durante a votação da manhã, ou 12h30, na votação da tarde.

Isolamento e início do conclave

O primeiro dia do conclave começa com a missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro às 10h (5h de Brasília). À tarde, os cardeais entrarão na Capela Sistina a partir das 16h30 (11h30 de Brasília), com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.

Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação.

O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes.

Na manhã desta terça-feira, 6, um homem morreu após ficar preso entre o trem e a porta da plataforma da Estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás do Metrô, operada pela ViaMobilidade. Depois de ficar prensada, a vítima foi atingida pelo trem.

De acordo com a ViaMobilidade, "mesmo após todos os alarmes visuais e sonoros, ele (a vítima do acidente) tentou entrar no vagão e acabou ficando preso no espaço entre as portas do trem e da plataforma".

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem.

"A Linha 5-Lilás dispõe de um sistema, utilizado nacional e internacionalmente, de sensores de obstrução de portas para impedir que os trens partam com as portas abertas. No caso em questão, mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu", explica a concessionária.

As operações da Linha Lilás ficaram suspensas das 8h06 às 8h30, quando o funcionamento retornou.

Como funcionam as portas de plataforma?

A Linha 5-Lilás tem portas de plataforma em todas as suas estações desde 2022 com o objetivo de trazer maior segurança. A Linha 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, usa o mesmo sistema de segurança, assim como a Linha 15-Prata (monotrilho).

As portas funcionam com um sistema chamado Plataform Screen Door (PSD), que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via. As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

Segundo a ViaMobilidade, a Linha Lilás tem 1.248 portas que passam por 262 mil ciclos de abertura e fechamento por dia.

Na época de contratação do sistema de segurança, a fornecedora Bombardier atrasou os trabalhos e foi multada em mais de R$ 50 milhões.

Além das linhas Lilás e Amarela, algumas estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha também possuem as portas de segurança. Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem "a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários".

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha deveriam ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

"É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe", afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. "Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo", segundo ele.