Dez filmes de terror que são um verdadeiro mergulho na psique

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O gênero de terror pode ser mais do que apenas sustos e monstros. Muitos filmes do gênero usam esta linguagem para oferecer reflexões profundas e análises complexas das emoções e dos traumas humanos, usando o medo como uma ferramenta para explorar a psique humana. Se você gosta de um bom susto, mas também aprecia histórias que nos fazem refletir, esta lista é para você.

 

Conheça os filmes de terror que, além de provocar arrepios, retratam as complexidades da mente humana proporcionando momentos de verdadeiro horror:

 

Babadook (2014)

 

Amelia é uma mãe solteira que luta para criar seu filho Samuel, que tem problemas comportamentais. Após encontrar um livro misterioso chamado Mister Babadook, a situação deles se agrava quando uma entidade maligna começa a assombrá-los. O filme explora a depressão e o luto de Amelia pela perda do marido. O Babadook é uma metáfora para os sentimentos reprimidos que eventualmente se tornam incontroláveis se não forem enfrentados. Disponível na Prime Video.

 

Os Outros (2001)

 

Grace, uma mulher religiosa, vive em uma mansão isolada com seus dois filhos fotossensíveis. Quando estranhos eventos começam a ocorrer, ela suspeita que a casa esteja assombrada. O filme aborda a negação e o isolamento. A reviravolta final revela que a negação de Grace sobre a realidade trágica que a cerca é a verdadeira assombração. Disponível na Prime Vídeo.

 

Saga Hannibal (1991-2007)

 

Segue a relação complexa entre o psiquiatra canibal Dr. Hannibal Lecter e aqueles que o investigam, particularmente Clarice Starling e Will Graham.

A psicopatia e a manipulação psicológica são exploradas no filme. E Hannibal Lecter usa sua inteligência para manipular e controlar os que estão ao seu redor. O filme revela a fragilidade da mente humana. Dividido em 5 filmes: Hannibal - A Origem do Mal (2007), Dragão Vermelho (2002), Caçador de Assassinos (1986), O Silêncio dos Inocentes (1991) e Hannibal (2001) - em ordem cronológica. Todos estão disponíveis na Prime Video.

 

Telefone Preto (2021)

 

Finney Shaw é sequestrado por um assassino em série e trancado em um porão, onde um telefone desconectado permite que ele se comunique com as vítimas anteriores do sequestrador. A história destaca o poder do trauma e da resiliência. As vítimas anteriores, falando através do telefone, simbolizam como as experiências passadas e os traumas podem ajudar na sobrevivência e superação. Disponível na Prime Video.

 

Midsommar (2019)

 

Um grupo de amigos viaja para a Suécia para participar de um festival de verão, mas o que começa como uma experiência bucólica rapidamente se transforma em um pesadelo perturbador. O filme aborda o luto e a codependência. A protagonista, Dani, está lidando com uma perda devastadora e encontra uma forma de redenção em um culto que inicialmente parece acolhedor, mas revela intenções sombrias. Disponível na Prime Video.

 

Hereditário (2018)

 

Após a morte da matriarca da família Graham, segredos sinistros sobre sua linhagem começam a ser revelados, e eventos sobrenaturais afetam seus membros. O filme explora a herança do trauma e a disfunção familiar. As experiências passadas e os segredos da família afetam profundamente cada membro, levando-os à loucura e ao desespero. Disponível na Netflix, Max e Prime Video.

 

A Bruxa (2015)

 

Uma família puritana no século 17 é banida de sua colônia e vive isolada na floresta, onde começam a ocorrer eventos inexplicáveis que testam sua fé e sanidade. O filme explora a paranoia e o fanatismo religioso. A crescente desconfiança e medo dentro da família levam à sua desintegração, questionando a relação entre fé e razão. Disponível no Prime Video e Globoplay.

 

Corra! (2017)

 

Chris, um jovem negro, visita a família de sua namorada branca e descobre um segredo aterrorizante. O filme aborda o racismo e a objetificação. A aparente cordialidade da família esconde intenções sinistras, explorando a tensão racial e o impacto psicológico do preconceito. Disponível na Netflix, Star+ e Prime Video.

 

O Sexto Sentido (1999)

 

Cole Sear, um garoto que vê pessoas mortas, busca ajuda do psicólogo infantil Dr. Malcolm Crowe. O filme explora a comunicação e a aceitação. A jornada de Cole para aceitar sua habilidade e o luto de Malcolm por um evento traumático revelam a importância da compreensão e do apoio emocional. Disponível na Star+.

 

Nós (2019)

 

Adelaide Wilson e sua família são aterrorizados por representação de pessoas idênticas a eles (doppelgängers) durante uma viagem de férias.

O filme aborda a dualidade e a identidade. Os doppelgängers representam o lado sombrio e reprimido dos personagens, questionando quem somos realmente e como nossas ações afetam outros. Disponível na Prime Video.

Em outra categoria

O sistema de portas de plataforma presente na Linha 5-Lilás do Metrô passou a ser usado de forma plena, em todas as estações do ramal, desde 2022. Nesta segunda-feira, 6, um homem ficou preso entre a porta de plataforma e o trem na estação Campo Limpo, acabou sendo atingido pelo trem e morreu.

Foi a primeira vez que um acidente fatal como este aconteceu nas linhas operadas pela ViaMobilidade, afirmou a concessionária que também opera a Linha 4-amarela.

As portas têm como objetivo trazer maior segurança. O sistema utilizado na Linha Lilás chama-se Plataform Screen Door (PSD). No site da marca, as portas são descritas como um "sistema que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via". As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem. Por esse motivo, o sensor não foi ativado no caso desta segunda-feira, explicou a ViaMovilidade.

Já na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, operada pelo governo estadual, já aconteceu de uma passageira ficar presa entre a porta de segurança e a do vagão, em março deste ano. O incidente aconteceu na Estação Vila Prudente. Na ocasião, o Metrô informou que a mulher não teve ferimentos e foi retirada com apoio da equipe da companhia.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

"É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe", afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. "Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo", segundo ele.

Portas de plataforma também estão em outras linhas

Além da Linha 5-Lilás, as Linhas 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, e a 15- Prata (monotrilho) possuem o sistema em todas as suas estações. Já as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha possuem portas de plataforma em algumas de suas estações.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem "a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários".

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha devem ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

A fumaça com o resultado da primeira votação do conclave que elegerá o próximo papa ocorrerá por volta das 14h (de Brasília) nesta quarta-feira, 7.

- Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.

- Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.

A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:

- 5h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido

- 7h (Horário de Brasília)

- 12h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca

- 14h (Horário de Brasília)

Os horários foram informados pelo diretor da sala de imprensa vaticana, Matteo Bruni.

Dessa forma, são previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e deve sair 5h30, durante a votação da manhã, ou 12h30, na votação da tarde.

Isolamento e início do conclave

O primeiro dia do conclave começa com a missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro às 10h (5h de Brasília). À tarde, os cardeais entrarão na Capela Sistina a partir das 16h30 (11h30 de Brasília), com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.

Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação.

O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes.

Na manhã desta terça-feira, 6, um homem morreu após ficar preso entre o trem e a porta da plataforma da Estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás do Metrô, operada pela ViaMobilidade. Depois de ficar prensada, a vítima foi atingida pelo trem.

De acordo com a ViaMobilidade, "mesmo após todos os alarmes visuais e sonoros, ele (a vítima do acidente) tentou entrar no vagão e acabou ficando preso no espaço entre as portas do trem e da plataforma".

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem.

"A Linha 5-Lilás dispõe de um sistema, utilizado nacional e internacionalmente, de sensores de obstrução de portas para impedir que os trens partam com as portas abertas. No caso em questão, mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu", explica a concessionária.

As operações da Linha Lilás ficaram suspensas das 8h06 às 8h30, quando o funcionamento retornou.

Como funcionam as portas de plataforma?

A Linha 5-Lilás tem portas de plataforma em todas as suas estações desde 2022 com o objetivo de trazer maior segurança. A Linha 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, usa o mesmo sistema de segurança, assim como a Linha 15-Prata (monotrilho).

As portas funcionam com um sistema chamado Plataform Screen Door (PSD), que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via. As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

Segundo a ViaMobilidade, a Linha Lilás tem 1.248 portas que passam por 262 mil ciclos de abertura e fechamento por dia.

Na época de contratação do sistema de segurança, a fornecedora Bombardier atrasou os trabalhos e foi multada em mais de R$ 50 milhões.

Além das linhas Lilás e Amarela, algumas estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha também possuem as portas de segurança. Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem "a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários".

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha deveriam ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

"É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe", afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. "Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo", segundo ele.