Madrugada no 'BBB 24' tem Prova do Líder, críticas a Davi e relato de 'maldição'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A madrugada do Big Brother Brasil 24 foi marcada por uma intensa Prova de Resistência, que definiu os rumos na disputa pela oitava liderança do reality. A prova, que teve início na noite anterior, testou a resistência física e mental dos participantes, terminou nesta sexta-feira, 9, com Lucas Henrique conquistando a oitava liderança.

 

Durante a prova, houve momentos de tensão e descontentamento entre os participantes. Beatriz foi criticada por Leidy Elin por supostamente buscar atenção durante a competição. Outras reclamações vieram à tona, como a de Lucas Henrique sobre Davi, que cantou durante a prova, gerando incômodo. Yasmin e Fernanda também expressaram frustração com as atitudes de alguns competidores, destacando a percepção de jogo em grupo.

 

A prova também foi palco de comentários sobre a performance de Davi, com Yasmin e outros participantes expressando desaprovação à possibilidade de sua vitória. Além disso, a dinâmica entre os competidores trouxe à tona discussões sobre alianças e estratégias dentro do jogo. Um momento curioso foi a referência de MC Bin Laden a uma possível "maldição"; confira os destaques abaixo.

 

Prova de resistência e os rumos da liderança

 

A Prova do Líder desta semana desafiou os participantes, com exceção de Giovanna, ausente por lesão. Neste formato, os participantes deveriam soltar um sensor e apertar um botão ao sinal; o último a reagir seria eliminado, até que restasse apenas um, que se tornaria o novo Líder. O vencedor ganharia o poder de colocar quatro pessoas na mira para o Paredão, indicar um participante no domingo e salvar um dos mais votados pela casa. Acompanhe mais informações sobre a prova do líder.

 

Durante a Prova do Líder de Resistência no BBB 24, as atitudes de alguns participantes levaram a desconforto e críticas entre os concorrentes. Leidy Elin, por exemplo, comentou sobre Beatriz: "A Bia fazendo o VT dela. Nem na prova ela para". Davi, que tem o costume de cantar pela casa, escolheu entoar o "Canto Alegretense", provocando reclamações de Lucas Henrique e outros participantes. Lucas expressou sua irritação, dizendo: "Aí ele recebe nove votos e acha de boa", e mais adiante concluiu que Davi é "chato".

 

Yasmin, após ser eliminada, expressou sua frustração para MC Bin Laden e Giovanna, dizendo: "que raiva que está dando da galera que está lá". Ela acusou outros competidores de jogar de maneira desleal, manipulando objetos da prova. Fernanda, por sua vez, após sair da disputa, compartilhou com Pitel e Michel: "estava me dando uma raiva ver que eles estavam jogando em grupo", refletindo sua percepção de uma competição injusta.

 

Torcida contra Davi

 

Durante a Prova do Líder de Resistência do BBB 24, Yasmin expressou a MC Bin Laden e Giovanna sua preocupação com a possibilidade de Davi ganhar a prova, enfatizando uma rivalidade pessoal: "Se Davi pegar ele vai me colocar, 100% certeza". Ela também observou que Davi seria uma escolha comum para o Paredão, dizendo: "a casa inteira bota ele". Apesar do isolamento percebido de Davi, MC Bin Laden sugeriu que isso poderia ser uma vantagem, enquanto Yasmin argumentava: "ninguém destrata ele, ninguém maltrata ele, muito pelo contrário".

 

Em um momento mais descontraído, Rodriguinho compartilhou uma história sobre Davi que culminou de maneira inusitada. Ele disse: "se eu soubesse que você ia sair eu não saía, só para sair depois de você e pegar um barato. Eu gosto da Leidy, de pegar ela. Eu e ela, ali não tem ninguém". Continuando, Rodriguinho relembrou uma provocação de Davi durante uma dinâmica: "quando eu cheguei no quebra-cabeça era Davi. Para Davi não posso perder, ele falou que sou fraco, dele não vou perder". E, refletindo sobre uma recente provocação de Davi, ele imitou: "ele ficou me provocando ali agora, [disse]: 'falou que ia ganhar, né Rodriguinho'", antes de, de forma inesperada, levar um tombo.

 

Já Michel, após sua saída da prova, manifestou sua satisfação com o resultado, especialmente por Davi ter sido eliminado junto com ele. "Deus foi tão bom que Davi saiu junto comigo", declarou Michel, um comentário que destaca as dinâmicas internas e a competição entre os participantes. Wanessa, igualmente aliviada com a eliminação de Davi, expressou seu contentamento diretamente a Michel: "Michel, deixa eu te falar. Eu fiquei muito aliviada que isso aconteceu". A troca de sentimentos entre os dois foi marcada por um abraço e exclamações de alegria.

 

Posteriormente, dentro da casa, Wanessa procurou Davi para se desculpar por um desentendimento ocorrido durante a prova, relacionado à organização das caixas. "Desculpa aquele negócio da caixa que eu te falei, porque eu ficava irritada quando pegavam as caixas", explicou Wanessa. Davi, por sua vez, amenizou a situação, respondendo: "É normal, é jogo, vai fazer o quê?".

 

De olho nos jogos e alianças

 

MC Bin Laden levantou suspeitas sobre as dinâmicas de poder e as estratégias dos participantes ainda na competição. Ele observou que alguns competidores parecem temer assumir a liderança, mencionando em uma conversa com Rodriguinho e Fernanda que "Tem gente ali que tem um pouco de medo de ser líder". Especificamente, ele sugeriu que Giovanna poderia estar na mira de Lucas Henrique, um dos concorrentes pela liderança, indicando uma possível estratégia contra ela: "não posso interferir".

 

Em outro momento, as alianças e as intenções de voto vieram à tona quando Pitel revelou a Rodriguinho que MC Bin Laden estava em sua lista de opções para o voto. Ele explicou a complexidade das relações e desconfianças dentro do grupo: "a gente quer fechar uma coisa com os meninos Giovanna, Michel e Raquele, só que eles não confiam no Bin também".

 

A 'maldição do BBB'

 

MC Bin Laden observou um padrão intrigante nas eliminações do programa, notando que seus amigos foram sendo eliminados sequencialmente. Ele comentou com Giovanna: "Nessa eliminação do Juninho eu me senti o Mick Jagger", fazendo alusão à famosa "maldição" associada ao músico em eventos esportivos. A "maldição" em questão refere-se à coincidência de derrotas ou eliminações relacionadas à presença ou apoio de Jagger.

 

Ele explicou a sequência de eventos que levaram à sua comparação: "Porque eu sentei do lado do Vini, ele saiu. Sentei do lado do Luigi, ele saiu. Sentei do lado do Juninho, ele saiu". MC Bin Laden expressou surpresa com essa sequência, questionando: "Só saiu gente do quarto Gnomo ainda, eu falei: será que virei Mick Jagger?".

Em outra categoria

O sistema de portas de plataforma presente na Linha 5-Lilás do Metrô passou a ser usado de forma plena, em todas as estações do ramal, desde 2022. Nesta segunda-feira, 6, um homem ficou preso entre a porta de plataforma e o trem na estação Campo Limpo, acabou sendo atingido pelo trem e morreu.

Foi a primeira vez que um acidente fatal como este aconteceu nas linhas operadas pela ViaMobilidade, afirmou a concessionária que também opera a Linha 4-amarela.

As portas têm como objetivo trazer maior segurança. O sistema utilizado na Linha Lilás chama-se Plataform Screen Door (PSD). No site da marca, as portas são descritas como um "sistema que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via". As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem. Por esse motivo, o sensor não foi ativado no caso desta segunda-feira, explicou a ViaMovilidade.

Já na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, operada pelo governo estadual, já aconteceu de uma passageira ficar presa entre a porta de segurança e a do vagão, em março deste ano. O incidente aconteceu na Estação Vila Prudente. Na ocasião, o Metrô informou que a mulher não teve ferimentos e foi retirada com apoio da equipe da companhia.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

"É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe", afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. "Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo", segundo ele.

Portas de plataforma também estão em outras linhas

Além da Linha 5-Lilás, as Linhas 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, e a 15- Prata (monotrilho) possuem o sistema em todas as suas estações. Já as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha possuem portas de plataforma em algumas de suas estações.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem "a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários".

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha devem ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

A fumaça com o resultado da primeira votação do conclave que elegerá o próximo papa ocorrerá por volta das 14h (de Brasília) nesta quarta-feira, 7.

- Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.

- Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.

A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:

- 5h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido

- 7h (Horário de Brasília)

- 12h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca

- 14h (Horário de Brasília)

Os horários foram informados pelo diretor da sala de imprensa vaticana, Matteo Bruni.

Dessa forma, são previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e deve sair 5h30, durante a votação da manhã, ou 12h30, na votação da tarde.

Isolamento e início do conclave

O primeiro dia do conclave começa com a missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro às 10h (5h de Brasília). À tarde, os cardeais entrarão na Capela Sistina a partir das 16h30 (11h30 de Brasília), com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.

Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação.

O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes.

Na manhã desta terça-feira, 6, um homem morreu após ficar preso entre o trem e a porta da plataforma da Estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás do Metrô, operada pela ViaMobilidade. Depois de ficar prensada, a vítima foi atingida pelo trem.

De acordo com a ViaMobilidade, "mesmo após todos os alarmes visuais e sonoros, ele (a vítima do acidente) tentou entrar no vagão e acabou ficando preso no espaço entre as portas do trem e da plataforma".

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem.

"A Linha 5-Lilás dispõe de um sistema, utilizado nacional e internacionalmente, de sensores de obstrução de portas para impedir que os trens partam com as portas abertas. No caso em questão, mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu", explica a concessionária.

As operações da Linha Lilás ficaram suspensas das 8h06 às 8h30, quando o funcionamento retornou.

Como funcionam as portas de plataforma?

A Linha 5-Lilás tem portas de plataforma em todas as suas estações desde 2022 com o objetivo de trazer maior segurança. A Linha 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, usa o mesmo sistema de segurança, assim como a Linha 15-Prata (monotrilho).

As portas funcionam com um sistema chamado Plataform Screen Door (PSD), que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via. As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

Segundo a ViaMobilidade, a Linha Lilás tem 1.248 portas que passam por 262 mil ciclos de abertura e fechamento por dia.

Na época de contratação do sistema de segurança, a fornecedora Bombardier atrasou os trabalhos e foi multada em mais de R$ 50 milhões.

Além das linhas Lilás e Amarela, algumas estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha também possuem as portas de segurança. Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem "a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários".

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha deveriam ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

"É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe", afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. "Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo", segundo ele.