Timberlake lança 'Selfish', mesmo nome de faixa da Britney Spears; sobre o que fala cada uma?

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Justin Timberlake lançou a primeira música de sua carreira após seis anos. A faixa Selfish estreou muito bem no ITunes, chegando a pegar o primeiro lugar da parada. Quem não gostou nada disso foram alguns fãs de Britney Spears, que lembraram que a cantora lançou uma música de mesmo nome ainda em 2011, no álbum Fame Fatalle. Por isso, trataram de desbancar a faixa do ex-namorado da diva pop e, já na sexta, 25, Selfish - de Britney Spears - desbancou a novíssima Selfish de Justin.

 

Mas sobre o que fala cada uma delas? "Selfish", em inglês, significa "egoísta", mas nenhuma das músicas trata o parceiro como uma pessoa egoísta, como poderia acontecer em uma letra de sofrência. O egoísta, nos dois casos, é o próprio narrador, que quer assumir o controle da situação.

 

"Egoístas"

 

Na letra de Britney, ela encarna uma mulher empoderada - fazendo jus ao seu álbum, Femme Fatalle - anunciando que será "um pouco egoísta" e que terá o controle da situação. Ela convida o parceiro a "dar uma voltinha em sua Mercedes" e diz o que quer e o que não quer que ele faça. "Essa noite, você vai ser meu homem", canta ela. A faixa é um eletropop dançante, a cara dos hits que rondavam as paradas naqueles idos de 2010. Foi produzida pelo duo StarGate e pelo DJ Sandy Vee.

 

Já a música de Justin Timberlake mostra um eu-lírico assumindo uma crise de ciúmes. "Não posso evitar" - canta ele - "se quero cada pedacinho seu. Parece que sou egoísta". Ao longo da música, ele exalta a beleza da pessoa amada e canta "ainda bem que sua mãe te fez, você deve ser um anjo". A balada acena para os melhores hits pop de Justin, com uma pegada rítmica e dançante com batidas de R&B. Foi produzida por Timberlake em parceria com Louis Bell e Cirkut.

 

Crises do passado

 

O embate entre os "selfishs" na parada do ITunes é uma resposta dos fãs de Britney a Justin Timberlake.

 

Tudo começa em 2023, quando Britney lança a autobiografia, A Mulher em Mim, em que faz revelações sobre o namoro que teve com Justin Timberlake entre 1999 e 2002. Apesar de o romance ter sido idealizado por muitos adolescentes na época, Britney conta que ela se sentiu boicotada após o término, pois parte da mídia pareceu ter tomado as dores do rapaz - Justin virou o "mocinho traído" e, à Britney, acabou restando o estereótipo da "megera traidora".

 

Em seu livro, Britney ainda revela que ele a traiu mais de uma vez, e ainda cita um aborto que a cantora fez porque o então namorado não queria o bebê, o que gerou a fúria dos fãs.

 

Apesar do esforço dos do fandom, tanto Selfish de Britney Spears quanto Selfish de Justin Timberlake perderam o primeiro lugar do ITunes dos EUA nesta segunda, 29.

 

Quem não quis comprar essa briga foi a própria Britney Spears que, em um post em seu Instagram nesta segunda, 29, faz um elogio à música do ex e até um pedido de desculpas pelo que escreveu em sua autobiografia: "Quero me desculpar por algumas das coisas que escrevi em meu livro. Se ofendi alguma das pessoas com quem realmente me importo, sinto profundamente… Também queria dizer que estou apaixonada pela nova música de Justin Timberlake, Selfish."

 

Apesar de não pedir desculpas nominalmente, não é difícil saber que trata-se de um recado ao cantor.

 

Justin já havia feito um mea culpa em 2021, quando pediu desculpas a ex em um post no Instagram. O pedido veio depois do lançamento do documentário Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela, que expunha os problemas de saúde mental da cantora e as polêmicas de sua tutela.

 

Parece que o clima amistoso se instaurou entre o ex-casal - resta saber se os fãs concordam com isso.

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O sistema de portas de plataforma presente na Linha 5-Lilás do Metrô passou a ser usado de forma plena, em todas as estações do ramal, desde 2022. Nesta segunda-feira, 6, um homem ficou preso entre a porta de plataforma e o trem na estação Campo Limpo, acabou sendo atingido pelo trem e morreu.

Foi a primeira vez que um acidente fatal como este aconteceu nas linhas operadas pela ViaMobilidade, afirmou a concessionária que também opera a Linha 4-amarela.

As portas têm como objetivo trazer maior segurança. O sistema utilizado na Linha Lilás chama-se Plataform Screen Door (PSD). No site da marca, as portas são descritas como um "sistema que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via". As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem. Por esse motivo, o sensor não foi ativado no caso desta segunda-feira, explicou a ViaMovilidade.

Já na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, operada pelo governo estadual, já aconteceu de uma passageira ficar presa entre a porta de segurança e a do vagão, em março deste ano. O incidente aconteceu na Estação Vila Prudente. Na ocasião, o Metrô informou que a mulher não teve ferimentos e foi retirada com apoio da equipe da companhia.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

"É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe", afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. "Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo", segundo ele.

Portas de plataforma também estão em outras linhas

Além da Linha 5-Lilás, as Linhas 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, e a 15- Prata (monotrilho) possuem o sistema em todas as suas estações. Já as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha possuem portas de plataforma em algumas de suas estações.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem "a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários".

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha devem ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

A fumaça com o resultado da primeira votação do conclave que elegerá o próximo papa ocorrerá por volta das 14h (de Brasília) nesta quarta-feira, 7.

- Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.

- Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.

A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:

- 5h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido

- 7h (Horário de Brasília)

- 12h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca

- 14h (Horário de Brasília)

Os horários foram informados pelo diretor da sala de imprensa vaticana, Matteo Bruni.

Dessa forma, são previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e deve sair 5h30, durante a votação da manhã, ou 12h30, na votação da tarde.

Isolamento e início do conclave

O primeiro dia do conclave começa com a missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro às 10h (5h de Brasília). À tarde, os cardeais entrarão na Capela Sistina a partir das 16h30 (11h30 de Brasília), com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.

Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação.

O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes.

Na manhã desta terça-feira, 6, um homem morreu após ficar preso entre o trem e a porta da plataforma da Estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás do Metrô, operada pela ViaMobilidade. Depois de ficar prensada, a vítima foi atingida pelo trem.

De acordo com a ViaMobilidade, "mesmo após todos os alarmes visuais e sonoros, ele (a vítima do acidente) tentou entrar no vagão e acabou ficando preso no espaço entre as portas do trem e da plataforma".

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem.

"A Linha 5-Lilás dispõe de um sistema, utilizado nacional e internacionalmente, de sensores de obstrução de portas para impedir que os trens partam com as portas abertas. No caso em questão, mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu", explica a concessionária.

As operações da Linha Lilás ficaram suspensas das 8h06 às 8h30, quando o funcionamento retornou.

Como funcionam as portas de plataforma?

A Linha 5-Lilás tem portas de plataforma em todas as suas estações desde 2022 com o objetivo de trazer maior segurança. A Linha 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, usa o mesmo sistema de segurança, assim como a Linha 15-Prata (monotrilho).

As portas funcionam com um sistema chamado Plataform Screen Door (PSD), que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via. As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

Segundo a ViaMobilidade, a Linha Lilás tem 1.248 portas que passam por 262 mil ciclos de abertura e fechamento por dia.

Na época de contratação do sistema de segurança, a fornecedora Bombardier atrasou os trabalhos e foi multada em mais de R$ 50 milhões.

Além das linhas Lilás e Amarela, algumas estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha também possuem as portas de segurança. Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem "a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários".

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha deveriam ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

"É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe", afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. "Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo", segundo ele.