Nova IA da OpenAI que gera imagens viraliza entre brasileiros e sai do ar

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ChatGPT ganhou nesta quarta-feira, 25, uma versão aprimorada do seu gerador de fotos por inteligência artificial (IA), o Imagens. Inicialmente, o novo produto da OpenAI estava disponível a todos, entretanto, a empolgação dos usuários - inclusive dos brasileiros - foi tanta, que ele precisou ser desativado saiu da versão gratuita.

 

Segundo a OpenAI, com a tecnologia do GPT-o4, a IA não vai mais gerar imagens confusas e com erros de escrita, o que era um problema constante para quem tentava criar dentro do chatbot. Anteriormente, a tecnologia só tinha capacidade de adicionar de cinco a oito objetos para a arte produzida. Agora, a OpenAI disse que as imagens conseguirão gerar até 20 objetos sem erros. Um gerador de imagens de alta qualidade era uma melhora muito aguardada pelos fãs do chatbot.

 

A melhora da capacidade de escrita da IA tem uma explicação. A tecnologia anterior, a DALL-E usava o método da difusão, que é quando as imagens vão aparecendo na tela. O GPT-o4 funciona como uma leitura, com as palavras surgindo da esquerda para a direita, o que torna o raciocínio da IA menos confuso.

 

Outro recurso que chama atenção na novidade da OpenAI é a possibilidade de edição da imagem gerada. Se o resultado não ficou bom o suficiente, é possível realizar mudanças diretamente no chatbot. A IA também consegue converter imagens reais em desenhos no estilo de anime.

 

A empresa também se atentou ao possível uso indevido da tecnologia e criou filtros que bloqueiam a criação de deepfakes e imagens ilegais. Além disso, também não é possível pedir para que o chatbot remova marcas d'água. Apesar das imagens geradas não possuírem um "selo de IA", todas elas saem com uma identificação escondida de que foram geradas por meio de inteligência artificial.

 

Entretanto, Sam Altaman, CEO da empresa, disse que a IA pode gerar conteúdos polêmicos "dentro do razoável".

 

A OpenAI não divulgou o motivo pelo qual a ferramenta saiu do ar mas, geralmente, isso ocorre pelo grande número de acessos simultâneos - agora, a ferramenta só está disponível para os assinantes das versões pagas do ChatGPT - o Pro, Plus e Team. A novidade parece ter sido muito bem recebida inclusive pelos usuários brasileiros, que inundaram as redes com imagens.

Em outra categoria

Um incêndio atinge uma indústria de vasilhames na tarde deste sábado, 26, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 14h32. A informação inicial é que não há vítimas.

"Graças a Deus não há vítimas", disse a capitã Karoline Burunsizian, porta-voz do Corpo de Bombeiros, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band. "A brigada da empresa que estava combatendo as chamas no início falou que não há vítimas dentro, não havia funcionários. Estamos trabalhando com essa informação", continuou.

Segundo a capitã, o foco dos agentes é evitar que o fogo se alastre para outras partes do prédio. Karoline afirmou ainda que o material incendiado é uma mistura de plástico e produtos químicos.

"Nós estamos fazendo esse levantamento com a empresa. Provavelmente são vasilhames de plástico com produto químico no interior. Mas o que é exatamente [a substância] só vamos saber depois das equipes no local confirmarem", acrescentou a porta-voz.

Inicialmente, seis viaturas foram deslocadas para a rua Atleca Fratucelli Lopes, nº 189, no bairro Vila Nova Bonsucesso. Porém, na última atualização do caso, às 15h59, os Bombeiros disseram que 40 homens em 12 viaturas trabalhavam para conter as chamas.

Nas redes sociais, usuários relatam que é possível avistar a fumaça a dezenas de quilômetros de distância, como o Tucuruvi, na zona norte da capital paulista. Outros pontos mencionados são Tatuapé, Guaianases e as cidades de Cotia e Osasco.

O local do incêndio fica a pouco mais de 6 km de distância do Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde as chamas também podem ser vistas de acordo com relatos publicados nas redes sociais.

A administração do aeroporto informou que pousos e decolagens ocorrem normalmente no local.

O governo de Minas Gerais exonerou o filho da professora Soraya Tatiana Bonfim, Matteos França Campos, de 32 anos, após sua prisão ontem, 25, quando confessou ter matado a própria mãe.

Matteos trabalhava como assessor na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, desde 2021, conforme consta no perfil do LinkedIn. A exoneração foi publicada no Diário Oficial Eletrônico de Minas Gerais (DOE-MG) deste sábado, 26.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) declarou em coletiva à imprensa que Matteos foi o responsável pelo assassinato da mãe, que morreu esganada. A defesa dele não foi localizada pela reportagem.

Docente há oito anos no Colégio Santa Marcelina, Soraya, de 56 anos, foi encontrada morta no último domingo, 20, no Bairro Conjunto Caieiras, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O suspeito foi preso na tarde desta sexta, dia em que seria celebrada a missa de sétimo dia de morte.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o suspeito foi preso na casa do pai, no Bairro Jardim Alvorada, Região Noroeste de Belo Horizonte, durante o cumprimento de um mandado de prisão.

A Polícia Civil informou ainda que foram constatadas muitas contradições entre o depoimento do filho e as imagens de segurança que flagraram o veículo da vítima à caminho do local onde o corpo foi encontrado.

Após o enterro, na última terça-feira, ele teria publicado em seu perfil privado do Instagram uma homenagem com foto e texto se despedindo da mãe.

Um avião de pequeno porte fez um pouso de emergência e ficou danificado na manhã deste sábado, 26, em uma área de mata próxima à Serra do Japi, no km 9 da Rodovia dos Bandeirantes, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo.

A aeronave, que realizava um voo local para propaganda, teve uma pane no motor, de acordo com informações preliminares, e parou de "barriga" para cima. Apenas o piloto estava a bordo da aeronave, que sobreviveu ao acidente.

Segundo informações do Centro de Controle Operacional (CCO) da Rede VOA, responsável pela administração do Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, a aeronave modelo Cessna 150, prefixo PR-NIJ, decolou do aeroporto Vale Eldorado, em Bragança Paulista, para onde retornaria, após o piloto declarar emergência na frequência da torre por volta das 11h.

Ainda conforme a VOA, o piloto pousaria no aeroporto, mas não conseguiu chegar e precisou fazer o pouso de emergência em uma área de campo aberto próximo à ETEC Benedito Storani, a 4,5 km do aeroporto.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da concessionária que administra a rodovia e do aeroporto foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local.