Câmara cria secretaria para defender prerrogativas dos deputados

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Câmara dos Deputados publicou nesta quarta-feira, 9, resolução que cria a Secretaria de Defesa das Prerrogativas Parlamentares. O objetivo, segundo o texto, é "assegurar que o exercício do mandato parlamentar se dê em sua plenitude e sem interferências indevidas".

 

Os integrantes da secretaria vão ficar responsáveis pela elaboração de pareceres e recomendações sobre o respeito à imunidade parlamentar e outras prerrogativas do cargo de deputado federal, articulando com outras entidades para defendê-las.

 

A mesma resolução criou outras duas secretarias na Casa, do Empreendedorismo Legislativo e da Inovação Legislativa. As três são comandadas por deputados com estrutura de cargos de natureza especial de livre nomeação.

 

Na quarta-feira, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou a nomeação do deputado Luis Tibé (Avante-MG) para o cargo de secretário de Defesa das Prerrogativas Parlamentares. Segundo a Câmara, a secretaria contará com a assessoria da advocacia da Casa para exercer suas atribuições e não haverá acréscimo de despesas.

 

Motta disse que a medida é uma forma de "preservar a independência do Poder Legislativo" e dar "solidez ao regime democrático". A proposta foi aprovada, simbolicamente, em regime de urgência.

 

Para o relator do projeto, deputado Ícaro de Valmir (PL-SE), a criação é importante para defender a independência do Legislativo. "A sistematização de ações de prevenção, educação institucional e monitoramento de violações às prerrogativas dos parlamentares se apresenta como medida necessária à proteção do exercício livre e legítimo do mandato", afirmou.

 

A Constituição prevê alguns direitos específicos dos cargos de deputado federal e senador. São as prerrogativas parlamentares, conferidas para assegurar liberdade no exercício do mandato. Eles são invioláveis civil e criminalmente por opiniões, palavras e votos, e só podem ser presos em casos de flagrante de crime inafiançável.

 

Além disso, os parlamentares têm foro privilegiado e os processos contra eles só podem ser julgados no Supremo Tribunal Federal (STF). Eles também não são obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do mandato, ou sobre pessoas que lhes passaram ou receberam tais dados.

 

Estão entre as atribuições da nova secretaria para defender essas prerrogativas parlamentares:

 

- Promover ações educativas e de conscientização sobre a importância do respeito às prerrogativas parlamentares;

 

- Elaborar pareceres e recomendações sobre questões relacionadas às prerrogativas e imunidades dos deputados federais;

 

- Articular com outros órgãos e entidades, públicos ou privados, para a defesa dessas prerrogativas, promovendo a cooperação e o intercâmbio de informações.

Em outra categoria

O líder conservador do partido CDU da Alemanha, Friedrich Merz, conseguiu ser eleito o 10º chanceler da Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial na segunda rodada de votação realizada no Parlamento alemão nesta terça-feira, 6. Merz perdeu na primeira votação e havia dúvidas sobre a capacidade do líder alemão vencer a nova votação ainda hoje, depois da derrota histórica desta manhã.

Merz recebeu 325 votos no segundo turno. Ele precisava de uma maioria de 316 dos 630 votos em votação secreta, mas recebeu apenas 310 votos no primeiro turno - bem abaixo das 328 cadeiras de sua coalizão.

Segundo a Presidente do Bundestag, Julia Klöckner, a cerimônia de nomeação do conservador deve ocorrer ainda nesta tarde, por volta das 17h (horário local).

*Com informações da Associated Press.

Os quatro aeroportos internacionais ao redor de Moscou suspenderam temporariamente os voos nesta terça-feira, 6, após forças da Rússia interceptarem mais de 100 drones da Ucrânia, que foram disparados contra quase 12 regiões russas na segunda noite consecutiva de ofensivas em que a capital russa é supostamente alvo, de acordo com o Ministério da Defesa em Moscou. Outros nove aeroportos regionais do país também interromperam brevemente suas operações.

O ataque de drones ameaçou o cessar-fogo unilateral, anunciado pelo presidente russo, Vladimir Putin, que deve durar 72 horas, para coincidir com as celebrações em Moscou do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da China, Xi Jinping, e outros líderes mundiais se reunirão na capital russa nesta quinta-feira.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia instou países estrangeiros a não enviarem representantes militares para participar do desfile. Fonte: Associated Press.

O líder conservador Friedrich Merz não conseguiu ser eleito o 10º chanceler da Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial na primeira rodada de votação realizada no Parlamento alemão nesta terça-feira, 6. Merz, do partido União Democrata-Cristã (CDU, pela sigla em alemão), recebeu seis votos a menos que o mínimo necessário para se tornar o novo chanceler do país, frustrando expectativas de uma votação bem-sucedida.

Merz precisava de 316 de um total de 630 votos. Ele recebeu apenas 310 votos. Os partidos alemães deverão agora se reagrupar para discutir o próximo passo, mas ainda não há clareza de quanto tempo o processo poderá levar.

A câmara baixa do Parlamento, conhecida como Bundestag, tem 14 dias para eleger um candidato por maioria absoluta. Em caso de novo fracasso, a Constituição permite que o presidente alemão nomeie o candidato que obtiver mais votos para chanceler ou dissolva o Bundestag e convoque uma nova eleição nacional. Fonte: Associated Press.