Baixas temperaturas causam queda nos estoques de sangue

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com a chegada das temperaturas mais frias, o GSH Banco de Sangue de São Paulo faz um alerta urgente à população: os estoques de sangue sofreram uma queda ainda mais acentuada nas últimas semanas e estão em estado crítico.

 

A combinação do frio, que naturalmente diminui a mobilização por doações, e o aumento de doenças sazonais, como gripes, que tornam muitos doadores inaptos temporariamente, está colocando em risco o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões.

 

Diante desse cenário preocupante, o Banco de Sangue de São Paulo se une à campanha nacional Junho Vermelho, um mês dedicado à conscientização e ao incentivo à doação de sangue.

 

"Neste período de baixas temperaturas, a necessidade é ainda maior. Contamos com a generosidade da comunidade para reverter essa situação e garantir que os nossos estoques atinjam o nível ideal", afirma Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue de São Paulo.

 

A campanha Junho Vermelho ganha ainda mais relevância com a proximidade do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. A data é um lembrete global da importância desse gesto.

 

Nesse contexto, o GSH Banco de Sangue de São Paulo convoca a todos que estejam em boas condições de saúde a participar dessa corrente do bem.

 

Veja como participar:

Se você é doador ou conhece alguém que possa doar vá o quanto antes ao Banco de Sangue.
Doe sangue: o Banco de Sangue atende diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente pelos telefones: (11) 99704-6527 (WhatsApp) e pelos telefones (11) 3373-2000 / 3373-2001.
Compartilhe essa mensagem com seus amigos e familiares.
 

"A doação de sangue é um ato de solidariedade e amor que faz toda a diferença para a recuperação das pessoas enfermas que precisam desse hemocomponente", conclui Janaína Ferreira.

 

Requisitos básicos para doação de sangue:

 

Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
Estar em boas condições de saúde;
Pesar a partir de 50 kg;
Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos
Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina
Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.