Projeto desenvolvido no Centro Universitário Facens foi selecionado para participar do programa "Google Summer of Code 2024"
O projeto de código aberto RUXAILAB (Remote User Experience Artificial Intelligence Laboratory), coordenado pelo Liquid Galaxy Lab do Centro Universitário Facens – referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde –, foi selecionado para participar como organização mentora no programa "Google Summer of Code 2024", uma iniciativa mundial que une desenvolvedores às organizações de código aberto, possibilitando a colaboração e o desenvolvimento de projetos inovadores. A ideia desenvolvida em Sorocaba, no interior de São Paulo, tem como foco as áreas de usabilidade, realidade híbrida, aplicação de Inteligência Artificial (IA) para UX e pesquisa acadêmica; foi selecionada entre projetos de 195 organizações de todo o mundo e os estudantes selecionados ganharão uma bolsa de estudo da plataforma.
Para Marc Gonzalez Capdevila, Pesquisador Principal do laboratório, "a inclusão do RUXAILAB no Google Summer of Code 2024 não apenas reconhece a excelência do trabalho, mas também destaca o Centro Universitário Facens como uma instituição líder em inovação e colaboração por meio de projetos de código aberto. Este é o quinto ano consecutivo que conquistamos esse reconhecimento internacional tão importante, o que mostra nossa capacidade de fazer com que a tecnologia seja cada dia mais acessível para sociedade", afirma.
O RUXAILAB busca democratizar o que seria um laboratório de usabilidade, ou seja, um espaço dedicado à análise detalhada da interação entre usuários e tecnologias . Marc explica que, por meio de IA, o grupo conseguiu integrar sistemas desde reconhecimento ocular até a detecção de sentimentos. "O principal objetivo é fornecer insights que possam contribuir para a melhoria da experiência humana ao interagir com a tecnologia. Para estabelecer esses espaços, geralmente são necessários investimentos em equipamentos de alto custo, mas com a plataforma, esse acesso é gratuito", diz.
Universitários brasileiros criam inteligência artificial em código aberto e conquistam bolsas de estudo do Google
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura