ONG oferece 40 mil vagas em curso on-line e gratuito para formar jovens de baixa renda em influenciadores digitais

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ator Jonathan Azevedo é um dos professores do Cria Digital, realizado pela JA Rio de Janeiro e a M2BR Academy; iniciativa nacional também conta com a parceria do Canva

No cenário atual, em que as oportunidades no mercado digital crescem exponencialmente, surge uma iniciativa que promete impactar positivamente a vida de milhares de jovens brasileiros: o Cria Digital, um curso 100% on-line e gratuito, realizado pela ONG JA Rio de Janeiro e pela escola de marketing digital M2BR Academy, em parceria com o Canva Brasil. Com abordagem acessível, prática e inspiradora, a iniciativa – que conta com a participação especial do ator Jonathan Azevedo – oferece 40 mil vagas para estudantes da rede pública de ensino, adolescentes e jovens, de 15 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social e que desejam transformar suas vidas e comunidades por meio do trabalho como influenciar digital e com criação de conteúdo para as redes sociais.

Proporcionando uma oportunidade para captação e formação desse público, o Cria Digital, que, inicialmente, abre 40 mil vagas em todo o Brasil, aborda desde os fundamentos básicos do marketing digital até a produção de conteúdo para redes sociais, passando também por temas como Marketing de Influência, mercado digital, processo criativo, roteiro, relacionamento com marcas, gravação e edição de vídeos com o celular. Além de um módulo exclusivo ministrado pelo Canva Brasil, que ensinará a criar imagens atrativas, montar um bom portfólio e estruturar um media kit de sucesso. Também será disponibilizada uma biblioteca exclusiva no Canva com modelos pré-prontos.

E o curso pode ser a chance ideal de resposta ao difícil cenário do mercado de trabalho juvenil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o final de 2022, 10,9 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos de idade não estavam trabalhando nem estudando. Proporcionalmente, o número indica que um em cada cinco jovens dessa faixa etária (22,3%) não se encontrava empregado nem matriculado em instituições de ensino. A maior parcela desse contingente é composta por pessoas negras, sendo quase a metade (43,3%) de mulheres pretas ou pardas. Em seguida, estão os homens negros, que representam 24,3% desse grupo. Entre os jovens brancos, a maioria dos que não estudam nem trabalham também são mulheres (20,1%), enquanto os homens totalizam 11,4%.

 

 

“O Cria Digital é fruto do nosso desejo de transformar vidas por meio da educação. Queremos que os jovens desenvolvam habilidades muito além das técnicas, para que possam aperfeiçoar talentos e explorar seu potencial ilimitado. Estamos oferecendo conhecimento e ferramentas que proporcionem uma opção de desenvolvimento, geração de renda e carreira, para que possam ingressar no mercado digital, realizar sonhos e ajudar a impactar positivamente suas famílias e comunidades”, destaca Rafael Coelho, coordenador de Marketing na JA Rio de Janeiro.

 

Para Ricardo Marsili, sócio-fundador da M2BR Academy, o Marketing de Influência pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social, indo muito além das dancinhas e vídeos divertidos que fazem tanto sucesso nas redes sociais.

 

“Por trás das milhares de curtidas, memes e virais, existe um grande negócio, que movimenta milhões de reais. Democratizar o acesso de quem mais precisa a este universo por meio de um curso 100% on-line e gratuito é uma forma de contribuir não apenas com a inclusão desses jovens no mercado de trabalho e no mundo do empreendedorismo, mas também com a diversidade de pessoas, ideias e vivências”, acredita Marsili.

Em outra categoria

"Fábulas Fabulosas" aborda temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e relação com mundo digital; obra será lançada dia 22 de junho em São Paulo

Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história ("O Ladrão do Tempo") finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.

A obra será lançada na Bienal do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, a autora estará no espaço do coletivo Escreva, Garota em sessão de autógrafos das 13h às 15h, e no dia 19, às 11h, no estande da editora Arpillera. Já a participação na Feira do Livro de São Paulo será no dia 22 de junho, das 12h às 14h. E na Flip, o lançamento está confirmado para 30 de julho, das 13h às 17h. Ambos no espaço do Escreva, Garota.

A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".

Celebração da imaginação infantil

"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.

O projeto é profundamente pessoal: "'Fábulas' é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".

O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.

Escritora, que também é roteirista, transporta seus ambientes de trabalho para dentro de uma trama recheada de amor e segundas chances

“De inimigos a amantes”, em poucas palavras, é o que define o cerne de “O Roteiro do Amor” (Verus Editora), quinto livro da escritora e roteirista Ray Tavares, que traz para dentro das páginas da obra dois universos muito familiares para ela: a literatura e o audiovisual. O livro foi o destaque da quinta caixa do Clube de Romance da Verus e, posteriormente, estará disponível  para venda nas principais livrarias e marketplaces.

Verônica Nakamura, protagonista de “O Roteiro do Amor”, é uma autora que não abre mão de nenhuma cena da sua história. Em seu caminho, porém, aparece um roteirista arrogante que topa o trabalho aparentemente impossível de fazer o filme baseado no seu mais recente livro. Será que passar um mês morando juntos vai amolecer o coração dos dois?

 

Foi muito gostoso poder fazer um romance entre uma autora e um roteirista, mundos que a primeira vista podem parecer similares, mas que são tão diferentes. Pude explorar um pouco as delícias e os perrengues de ambas as carreiras!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Prestes a dar fim à tentativa de fazer a adaptação, em caráter de última tentativa para não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que ‘A trilha do coração’ ganhe as telas.

Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?

 

Estamos acostumados a consumir romances sobre os bastidores da literatura e do audiovisual norte-americano; eu quis trazer uma visão brasileiras dessas indústrias, e, quem sabe, inspirar mais autores a ambientarem suas histórias no Brasil, e, quem sabe, se interessarem em trabalhar na área!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Neste, que é seu livro mais “adulto”, Ray busca atingir públicos mais maduros com diálogos e cenas mais picantes. “Acredito que o público que lê meus livros cresceu, amadureceu e, com isso, minha escrita pode seguir esse mesmo rumo”, esclarece a autora. “O Roteiro do Amor”, diferente de seus lançamentos anteriores, feitos pela Galera Record, agora, é lançado pela Verus, selo romântico do Grupo Editorial Record.

 

 

Serviço:

Livro: O Roteiro do Amor

Autora: Ray Tavares (@rayctjay)

Páginas: 294