ESPM lança curso reunindo inteligência humana e artificial para ampliar o impacto nos negócios

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) lança um curso que promete revolucionar e transformar a maneira como profissionais e empresas abordam a inteligência artificial.

O programa "Inteligência Humana e Inteligência Artificial: A União do Século" é uma oportunidade única para aqueles que desejam estar na vanguarda da revolução tecnológica que está redefinindo o mundo dos negócios.

O curso acontece de 16 a 20 de setembro na ESPM Tech, de forma presencial e online. Um dos diferenciais é sua concepção 100% feminina, reunindo um time de especialistas da AI for Business na IBM, Apresentadora do Programa EstrategicaMente no Terra, Be Intelligence e Foster do grupo WPP.

Uma Proposta Inédita no Mercado Brasileiro

O programa intensivo, parte dos cursos de extensão Dynamic da ESPM, foi meticulosamente desenvolvido para acelerar a evolução do uso da Inteligência Artificial nos  negócios, fornecendo insights cruciais sobre o cérebro humano e comportamento como base para a otimização do uso das ferramentas de Inteligência Artificial disponíveis (e das que ainda estarão por vir).

Em um cenário onde 85% das empresas planejam priorizar a adoção de IA nos próximos anos, segundo pesquisa da Bain & Company, a ESPM se posiciona como pioneira ao oferecer um curso que une ciências comportamentais e inteligência artificial.

Liderança Feminina na Vanguarda da Tecnologia

Um time de mulheres, especialistas renomadas, participa desde a concepção até a realização do curso, são elas:

  • Elaine Coimbra: Fundadora e CEO da Foster do grupo WPP, com mais de duas décadas de experiência em transformação digital e inovação e com projetos realizados com Inteligência Artificial há mais de 9 anos.
  • Perla Amabile: co-fundadora da Be Intelligence, estrategista de marcas e neurocientista com mais de 20 anos de mercado, além de apresentadora do programa EstrategicaMente no Terra.
  • Terena Tamai: Co-fundadora da Be Intelligence, Expert em Consumer Voice e Processamento de Linguagem Natural, representante oficial de gigantes como Brandwatch e Hootsuite.
  • Natália Godoy: Líder de AI for Business na IBM, com vasta experiência em algoritmos de redes sociais e IA Generativa, já tendo treinado Inteligência Artificial de projetos do TikTok.

Conteúdo Prático e Relevante

O curso promete oferecer:

1. Compreensão aprofundada dos conceitos-chave de Inteligência Artificial e Inteligência Humana.

  1. Estratégias para unir inteligência humana e artificial, maximizando o impacto nos negócios.
  2. Aplicações práticas de tecnologia de ponta no cotidiano profissional.
  3. Análise de cases brasileiros e globais de sucesso na implementação de Inteligência Artificial.

Informações Essenciais

  • Data: 16 a 20 de setembro
  • Horário: 19h30 às 22h30
  • Local: ESPM Tech, São Paulo ou online ao vivo
  • Inscrições: Até 15/09
  • CUPOM DE DESCONTO para nossos leitores: INTELIGENCIA10

Profissionais de IA estarão na liderança 

Com a IA se tornando um dos três principais alvos de investimento para 89% das companhias globais, segundo o Boston Consulting Group, profissionais que dominarem esta tecnologia estarão posicionados para liderar a próxima onda de inovação nos negócios. Este curso da ESPM não apenas prepara os participantes para o futuro, mas os capacita a serem protagonistas desse futuro.

"Não há como ignorar novas tendências que já são realidade", afirma Elaine Coimbra, CEO da agência Foster e uma das idealizadoras do curso. "Os profissionais precisam não apenas entender sobre Inteligência Artificial, mas dominar a relação com ela, compreendendo como tomar melhores decisões e se comunicar efetivamente neste novo contexto."

Em outra categoria

"Fábulas Fabulosas" aborda temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e relação com mundo digital; obra será lançada dia 22 de junho em São Paulo

Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história ("O Ladrão do Tempo") finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.

A obra será lançada na Bienal do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, a autora estará no espaço do coletivo Escreva, Garota em sessão de autógrafos das 13h às 15h, e no dia 19, às 11h, no estande da editora Arpillera. Já a participação na Feira do Livro de São Paulo será no dia 22 de junho, das 12h às 14h. E na Flip, o lançamento está confirmado para 30 de julho, das 13h às 17h. Ambos no espaço do Escreva, Garota.

A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".

Celebração da imaginação infantil

"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.

O projeto é profundamente pessoal: "'Fábulas' é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".

O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.

Escritora, que também é roteirista, transporta seus ambientes de trabalho para dentro de uma trama recheada de amor e segundas chances

“De inimigos a amantes”, em poucas palavras, é o que define o cerne de “O Roteiro do Amor” (Verus Editora), quinto livro da escritora e roteirista Ray Tavares, que traz para dentro das páginas da obra dois universos muito familiares para ela: a literatura e o audiovisual. O livro foi o destaque da quinta caixa do Clube de Romance da Verus e, posteriormente, estará disponível  para venda nas principais livrarias e marketplaces.

Verônica Nakamura, protagonista de “O Roteiro do Amor”, é uma autora que não abre mão de nenhuma cena da sua história. Em seu caminho, porém, aparece um roteirista arrogante que topa o trabalho aparentemente impossível de fazer o filme baseado no seu mais recente livro. Será que passar um mês morando juntos vai amolecer o coração dos dois?

 

Foi muito gostoso poder fazer um romance entre uma autora e um roteirista, mundos que a primeira vista podem parecer similares, mas que são tão diferentes. Pude explorar um pouco as delícias e os perrengues de ambas as carreiras!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Prestes a dar fim à tentativa de fazer a adaptação, em caráter de última tentativa para não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que ‘A trilha do coração’ ganhe as telas.

Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?

 

Estamos acostumados a consumir romances sobre os bastidores da literatura e do audiovisual norte-americano; eu quis trazer uma visão brasileiras dessas indústrias, e, quem sabe, inspirar mais autores a ambientarem suas histórias no Brasil, e, quem sabe, se interessarem em trabalhar na área!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Neste, que é seu livro mais “adulto”, Ray busca atingir públicos mais maduros com diálogos e cenas mais picantes. “Acredito que o público que lê meus livros cresceu, amadureceu e, com isso, minha escrita pode seguir esse mesmo rumo”, esclarece a autora. “O Roteiro do Amor”, diferente de seus lançamentos anteriores, feitos pela Galera Record, agora, é lançado pela Verus, selo romântico do Grupo Editorial Record.

 

 

Serviço:

Livro: O Roteiro do Amor

Autora: Ray Tavares (@rayctjay)

Páginas: 294