Segunda Edição do Favela Cria 2024 vai promover debate sobre narrativas positivas nas periferias

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Evento realizado pelo Grupo Cria Brasil acontece nos dias 15, 16, e 17 de agosto em Paraisópolis

O Grupo Cria Brasil realiza nos dias 15, 16 e 17 de agosto, o Favela Cria - Olhares e Vivências das Periferias - evento de comunicação que acontece no Pavilhão Social do G-10 Favelas, localizado na rua Itamotinga, 100, em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. A abertura contará com as presenças de Joildo Santos, idealizador do evento, fundador e CEO do Grupo Cria Brasil, e também de Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favela.

Para cada dia haverá um mestre de cerimônia. A Influenciadora Gaby Valença é presença confirmada para a aberta, em 15/08. A comunicadora Pollyana Felix participa em 16/08. O dia do encerramento ficará por conta do comunicador Marc Tawil, considerado o número um em influência para a comunicação no LinkedIn em 2024.

As inscrições são gratuitas. Este ano, em sua segunda edição, estarão presentes especialistas em diversas áreas de comunicação e regiões do país com o objetivo de promover discussões sobre a construção de narrativas positivas nas favelas e periferias do Brasil. 

Entre os temas dos painéis estão Desafios e Oportunidades no Jornalismo Local; Jornalismo Cultural para Democratizar a Cidade; A Importância das Relações Públicas na Construção de Pautas Inclusivas; Design Thinking para Inovação Social nas periferias; Arte Urbana e Empreendedorismo de Rua para o Mundo. Haverá ainda palestras com foco em Felicidade e Bem-estar – Estratégias para Promover uma Vida Saudável; Moda Sustentável e Identidade Cultural; Gastronomia Local como expressão criativa e empreendedora; Impactos da IA no mercado de trabalho e nas nossas vidas, e muito mais. 

“O Favela Cria 2024 - Olhares e Vivências das Periferias busca compartilhar experiências e conhecimentos sobre como realizar uma comunicação assertiva dentro e fora das comunidades, explorando suas distinções e potencialidades. Por essa razão, vamos reunir profissionais das áreas de jornalismo, publicidade, marketing e tecnologia de todo o Brasil para debater a importância da comunicação de territórios”, conta Joildo Santos, CEO do Grupo Cria Brasil e um dos nomes confirmados da agenda deste ano.

Em seu painel, Santos vai falar sobre “Comunicação e Inovação como motores de transformação social”. Participam também nomes referência no mercado de publicidade como Hugo Rodrigues, chairman da WMcCann; Suelen Marcolino, gerente de diversidade da Kraft Heinz; Dilma Campos, CEO da Nossa Praia; Alexandre de Maio, diretor de branded content do portal Catraca Livre. Os jornalistas Guilherme Silva, Luiz Lucas e Matheus Oliveira também estarão presentes no painel “Desafios e oportunidades no jornalismo local”; a presidente da Associação de Mulheres de Paraisópolis, Flávia Rodrigues, vai falar sobre “Design thinking para inovação social nas periferias”; haverá ainda o Workshop de Escrita Criativa com a professora e pesquisadora, Mirian Meliani e muito mais. 

“Assim como no ano passado, o Favela Cria 2024 busca fortalecer as narrativas midiáticas sobre as favelas, destacando seu potencial econômico, cultural e criativo, e quebrando estereótipos que prejudicam essas comunidades. É uma oportunidade para compartilhar experiências e conhecimentos, mostrando como a favela se comunica e interage com o restante da sociedade”, conclui Santos.

Serviço:

Evento: Favela Cria 2024 - Olhares e Vivências das Periferias
Data: 15, 16 e 17 de agosto de 2024
Local: Pavilhão Social do G10 Favelas | Rua Itamotinga, 100 – São Paulo/SP
Inscrições: Gratuitas, basta se cadastrar gratuitamente no site do Sympla e doar um quilo (1 kg) de alimento não perecível para a campanha de combate à fome do G10 Favelas. 

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil