Marketing Digital na mira dos cursos mais procurados

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Investimentos crescentes destacam a eficácia do marketing digital para as empresas e impulsionam a demanda por profissionais da área

Nunca na história da internet o marketing digital apresentou números tão expressivos. Em 2023, o mercado publicitário investiu um total de R$35 bilhões no digital, segundo o Digital AdSpend, relatório do IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media. Esse número representa um crescimento de 48% no setor desde 2020, quando foram investidos R$24 milhões no segmento. Cerca de 58% desse investimento publicitário no digital corresponde à soma dos investimentos de cinco setores: comércio (23%), serviços (12%), mídia e financeiro (ambos com 8%) e eletros (7%).

Diante dos valores que as empresas estão alocando seu dinheiro no on-line, cursos da área de marketing digital continuam com alta procura. Somente na UniCesumar, os mais de mil polos espalhados por todo país oferecem diversos cursos na área: Profissionalizante de Gestão em Marketing Digital, Graduação em Marketing Digital, além de Pós-graduação em Marketing Digital e MBA em Marketing, Criatividade e Inovação. Todos os cursos são oferecidos na modalidade EAD, o que permite que os alunos iniciem seus estudos a qualquer momento. Ou seja, as aulas estão disponíveis para serem assistidas conforme a disponibilidade de tempo e local, garantindo flexibilidade no aprendizado.

O curso de graduação visa formar profissionais aptos a atuarem em setores comerciais e de vendas, desenvolvimento e inovação de produtos, agências de publicidade e até mesmo órgãos públicos, além de realizar trabalhos de consultoria para empresas de diversos segmentos. Dentre as disciplinas, estão Comportamento do Consumidor; Mentalidade Criativa e Empreendedora; Inteligência Artificial; Inteligência de Mercado; Branding; Novas Tecnologias, dentre outras.

"O crescimento exponencial do mercado de marketing digital exige profissionais qualificados e atualizados com as últimas tendências. A UniCesumar, por meio de suas unidades, oferece cursos em todos os níveis de formação na área, com foco em preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho", afirma Fernanda Coutinho, Coordenadora do curso de Marketing EAD da UniCesumar.

"Nossos cursos são desenvolvidos com foco na prática, para que os alunos estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos no mercado de trabalho desde o início da carreira", completa Fernanda.

Destaque no mercado

O profissional de marketing digital, Alex Alvarenga, atua como consultor e encontrou na universidade uma oportunidade de crescimento. "Desde que a internet começou a dominar a vida das pessoas e das empresas, eu sabia que seria uma grande oportunidade para o marketing, e também sabia que o profissional que aprendesse a dominar esse meio seria muito valorizado. Por isso, não pensei duas vezes para fazer minha matrícula. Hoje, após alguns anos de formado, posso dizer que foi uma das melhores decisões que já tomei, pois me abriu portas inimagináveis. Além de prestar consultoria de marketing para pequenos negócios, ajudo minha esposa a administrar um Espaço de Terapia Infantil, onde apostamos em estratégias digitais e na experiência do cliente como principais pilares do nosso negócio. O marketing é muito dinâmico e está sempre mudando, mas contar com um ensino de qualidade como base fez toda a diferença na minha carreira", conta Alex. 

Em outra categoria

"Fábulas Fabulosas" aborda temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e relação com mundo digital; obra será lançada dia 22 de junho em São Paulo

Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história ("O Ladrão do Tempo") finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.

A obra será lançada na Bienal do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, a autora estará no espaço do coletivo Escreva, Garota em sessão de autógrafos das 13h às 15h, e no dia 19, às 11h, no estande da editora Arpillera. Já a participação na Feira do Livro de São Paulo será no dia 22 de junho, das 12h às 14h. E na Flip, o lançamento está confirmado para 30 de julho, das 13h às 17h. Ambos no espaço do Escreva, Garota.

A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".

Celebração da imaginação infantil

"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.

O projeto é profundamente pessoal: "'Fábulas' é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".

O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.

Escritora, que também é roteirista, transporta seus ambientes de trabalho para dentro de uma trama recheada de amor e segundas chances

“De inimigos a amantes”, em poucas palavras, é o que define o cerne de “O Roteiro do Amor” (Verus Editora), quinto livro da escritora e roteirista Ray Tavares, que traz para dentro das páginas da obra dois universos muito familiares para ela: a literatura e o audiovisual. O livro foi o destaque da quinta caixa do Clube de Romance da Verus e, posteriormente, estará disponível  para venda nas principais livrarias e marketplaces.

Verônica Nakamura, protagonista de “O Roteiro do Amor”, é uma autora que não abre mão de nenhuma cena da sua história. Em seu caminho, porém, aparece um roteirista arrogante que topa o trabalho aparentemente impossível de fazer o filme baseado no seu mais recente livro. Será que passar um mês morando juntos vai amolecer o coração dos dois?

 

Foi muito gostoso poder fazer um romance entre uma autora e um roteirista, mundos que a primeira vista podem parecer similares, mas que são tão diferentes. Pude explorar um pouco as delícias e os perrengues de ambas as carreiras!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Prestes a dar fim à tentativa de fazer a adaptação, em caráter de última tentativa para não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que ‘A trilha do coração’ ganhe as telas.

Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?

 

Estamos acostumados a consumir romances sobre os bastidores da literatura e do audiovisual norte-americano; eu quis trazer uma visão brasileiras dessas indústrias, e, quem sabe, inspirar mais autores a ambientarem suas histórias no Brasil, e, quem sabe, se interessarem em trabalhar na área!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Neste, que é seu livro mais “adulto”, Ray busca atingir públicos mais maduros com diálogos e cenas mais picantes. “Acredito que o público que lê meus livros cresceu, amadureceu e, com isso, minha escrita pode seguir esse mesmo rumo”, esclarece a autora. “O Roteiro do Amor”, diferente de seus lançamentos anteriores, feitos pela Galera Record, agora, é lançado pela Verus, selo romântico do Grupo Editorial Record.

 

 

Serviço:

Livro: O Roteiro do Amor

Autora: Ray Tavares (@rayctjay)

Páginas: 294