Capital paulista promove atividades para celebração global do Make Music Day

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Evento acontece nesta sexta, 21, com diversas apresentações pela cidade

 

 O "Make Music Day", "Fête de la musique" ou simplesmente "Faça música" é uma celebração global realizada anualmente no dia 21 de junho. No Brasil, serão pelo menos 40 cidades com eventos, que envolvem desde profissionais até iniciantes. As Unidades Educacionais e CEUs da Rede Municipal de Ensino da capital paulista também participam da ação global para celebrar a música e sua diversidade. 

 

Serão 256 Unidades Educacionais com programações diversas, impactando cerca de 200 mil pessoas entre estudantes, professores, profissionais e toda a comunidade. A ação está alinhada com o Currículo da Cidade que propõe o desenvolvimento do repertório cultural e "senso estético para reconhecer, valorizar e fruir das diversidades, manifestações artísticas e culturais e participar de práticas diversificadas de produção sociocultural". 

 

No Brasil a ação é organizada pela ANAFIMA (Associação Nacional da Indústria da Música) com o suporte global da NAMM Foundation e neste ano a Secretaria Municipal de Educação (SME) soma forças para ampliar as mobilizações. Daniel Neves, presidente da Associação, ressalta que o Brasil, onde o evento acontece desde 2017, acabou se tornando o principal país do mundo a realizar Make Music, pela quantidade de cidades mobilizadas anualmente.

 

Nas escolas as atividades incluem oficinas, sessões de filmes e videoclipes, show de talentos, apresentações de bandas e fanfarras, concertos musicais, rodas de conversa, festivais, mostras culturais e muito mais. As unidades tiveram autonomia para propor as ações de acordo com os projetos pedagógicos. 

 

"A música está presente no dia a dia das unidades educacionais desde os bebês nas creches até as bandas e fanfarras nas EMEFs. Sabemos que é fundamental para o desenvolvimento dos nossos estudantes. E a nossa participação nessa ação global mostra a força e o potencial das produções culturais das escolas e dos CEUs", enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. 

 

Nos CEUs as atividades são abertas para toda a comunidade e acontecem ao longo do dia em diversos horários. Como por exemplo o CEU Freguesia/Brasilândia que promove uma Mostra Musical para conectar os estudantes, suas famílias e a comunidade com o universo da música e suas diversas possibilidades, com apresentações do Coral da EMEF Aroldo de Azevedo, percussão da EMEF Maffei Vita e muito mais. 

 

24 horas de transmissão global

 

Na edição global deste ano, está prevista a participação do Brasil no projeto "Pulsations", que consiste num revezamento internacional unindo artistas de 24 países, tocando o mesmo ritmo, simulando a batida de um coração. O projeto é uma parceria entre as Olimpíadas Culturais de Paris 2024 e o Make Music Day internacional, para que músicos de todo o mundo unam suas músicas e seus corações por meio de uma corrida de revezamento rítmico neste dia.

 

A participação no Brasil será com o músico Dino Verdade, que fará uma apresentação reunindo 10 bateristas, numa calçada no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O evento inicia às 12h30, horário do Brasil e será transmitido ao vivo no canal do Make Music Day, no Youtube.

 

Começando na Nova Zelândia e passando pela Ásia, África, Américas e Europa, essa transmissão 100% ao vivo apresentará bandas de 24 países realizando shows públicos gratuitos para o Make Music Day. Durante a transmissão, cada banda tocará um set de 10 minutos, terminando sua última música com o ritmo de uma batida cardíaca. Nesse momento, como a passagem de uma tocha olímpica, a banda do próximo país se juntará à transmissão ao vivo, acompanhará o ritmo da batida cardíaca e começará seu próprio set sem interrupções.

Em outra categoria

"Fábulas Fabulosas" aborda temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e relação com mundo digital; obra será lançada dia 22 de junho em São Paulo

Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história ("O Ladrão do Tempo") finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.

A obra será lançada na Bienal do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, a autora estará no espaço do coletivo Escreva, Garota em sessão de autógrafos das 13h às 15h, e no dia 19, às 11h, no estande da editora Arpillera. Já a participação na Feira do Livro de São Paulo será no dia 22 de junho, das 12h às 14h. E na Flip, o lançamento está confirmado para 30 de julho, das 13h às 17h. Ambos no espaço do Escreva, Garota.

A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".

Celebração da imaginação infantil

"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.

O projeto é profundamente pessoal: "'Fábulas' é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".

O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.

Escritora, que também é roteirista, transporta seus ambientes de trabalho para dentro de uma trama recheada de amor e segundas chances

“De inimigos a amantes”, em poucas palavras, é o que define o cerne de “O Roteiro do Amor” (Verus Editora), quinto livro da escritora e roteirista Ray Tavares, que traz para dentro das páginas da obra dois universos muito familiares para ela: a literatura e o audiovisual. O livro foi o destaque da quinta caixa do Clube de Romance da Verus e, posteriormente, estará disponível  para venda nas principais livrarias e marketplaces.

Verônica Nakamura, protagonista de “O Roteiro do Amor”, é uma autora que não abre mão de nenhuma cena da sua história. Em seu caminho, porém, aparece um roteirista arrogante que topa o trabalho aparentemente impossível de fazer o filme baseado no seu mais recente livro. Será que passar um mês morando juntos vai amolecer o coração dos dois?

 

Foi muito gostoso poder fazer um romance entre uma autora e um roteirista, mundos que a primeira vista podem parecer similares, mas que são tão diferentes. Pude explorar um pouco as delícias e os perrengues de ambas as carreiras!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Prestes a dar fim à tentativa de fazer a adaptação, em caráter de última tentativa para não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que ‘A trilha do coração’ ganhe as telas.

Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?

 

Estamos acostumados a consumir romances sobre os bastidores da literatura e do audiovisual norte-americano; eu quis trazer uma visão brasileiras dessas indústrias, e, quem sabe, inspirar mais autores a ambientarem suas histórias no Brasil, e, quem sabe, se interessarem em trabalhar na área!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Neste, que é seu livro mais “adulto”, Ray busca atingir públicos mais maduros com diálogos e cenas mais picantes. “Acredito que o público que lê meus livros cresceu, amadureceu e, com isso, minha escrita pode seguir esse mesmo rumo”, esclarece a autora. “O Roteiro do Amor”, diferente de seus lançamentos anteriores, feitos pela Galera Record, agora, é lançado pela Verus, selo romântico do Grupo Editorial Record.

 

 

Serviço:

Livro: O Roteiro do Amor

Autora: Ray Tavares (@rayctjay)

Páginas: 294