Shoppings Sá Cavalcante participa da Exposhopping 2024

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Projetos de expansão do Shopping Rio Poty (PI) e Shopping da Ilha (MA), e retrofit do Shopping Mestre Álvaro, na Serra (ES), são um dos focos da empresa



A Exposhopping 2024 acontece entre os dias 26 e 28 junho e é o maior evento do setor de shopping centers, com o foco de reunir as empresas presentes no segmento e debater o futuro do setor, que registrou um recorde de faturamento em 2023, com R$ 194,7 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Neste ano, a Shoppings Sá Cavalcante participa do evento com um estande de mais de 120m².

A empresa possui seis empreendimentos em quatro estados (Espírito Santo, Piauí, Pará e Maranhão), e um greenfield em andamento: o Shopping Dutra no Rio de Janeiro. Além disso, foi desenvolvido o projeto de expansão do Shopping da Ilha, em São Luís, no Maranhão, está em andamento  o retrofit do Shopping Mestre Álvaro, na Serra, no Espírito Santo, o qual contará com uma nova fachada mais moderna, e será lançado o projeto de expansão do Shopping Rio Poty, em Teresina, no Piauí.

O Shopping Mestre Álvaro receberá até 2025 mais de R$60 milhões em investimento da Sá Cavalcante e parceiros, para o projeto de retrofit do empreendimento, que engloba uma nova fachada, reformas no estacionamento, mudanças na praça de alimentação e no Pátio Mestre Álvaro, além da criação de novos espaços de convivência e a chegada de novas marcas para irão qualificar o mix. Atualmente, tanto os banheiros como o Espaço Família foram renovados e todas as mudanças serão concluídas até 2025.

"As mudanças no Shopping Mestre Álvaro buscam reforçar a importância do empreendimento para a região, sendo que mais de 5 milhões de pessoas circulam anualmente pelo shopping. Buscamos contribuir de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atuamos, mantendo nosso compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar da população local", explica o CEO da Shoppings Sá Cavalcante, Leonardo Cavalcante.

Enquanto no Shopping da Ilha, em 2023, foi inaugurado um um novo piso que adicionou mais de 5 mil m² à Área Bruta Locável (ABL) do empreendimento, gerando a possibilidade de mais de 30 novas operações no shopping. O novo piso já conta com operações de grande relevância, como: Nike, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Casas Bahia, dentre outros. Com isso o shopping totaliza mais de 59 mil m² de ABL e 330 operações.

Já neste ano de 2024, outro empreendimento que recebe investimento para sua revitalização e expansão é o Shopping Rio Poty, que contará com R$60 milhões em investimentos para melhorias e ampliação de sua ABL. 

Dados e iniciativas da Shoppings Sá Cavalcante

Em 2023, a Shoppings Sá Cavalcante registrou R$3 bilhões em vendas nos seis empreendimentos, além de um fluxo de pessoas de 40 milhões nos shoppings da empresa no último ano. A taxa de ocupação dos empreendimentos atingiu 94,7% nesse período. Os shoppings também realizaram mais de 350 eventos em 2023.

"Em termos de desempenho financeiro, os shoppings da empresa registraram um aumento em comparação com o ano de 2022. Também contabilizamos cerca de R$230 milhões em NOI, um aumento de 20% com relação a 2022. Esses números demonstram a relevância no cenário comercial e de entretenimento", comenta Leonardo Cavalcante.

Até 2025, a empresa busca implementar o gerenciamento de projetos tendo o uso de dados como a principal base para tomada de decisão, conhecido como gestão data driven. Aliado à metodologia ágil — um conjunto de ferramentas que implementa uma forma rápida, prática e interativa de gerir projetos – pode trazer novas possibilidades para as administradoras de shopping centers.

De acordo com uma pesquisa realizada pela TOTVS em 2022, somente 5% das empresas creem que utilizam bem os dados coletados no processo de tomada de decisão dos negócios. 

“Utilizar essas ferramentas para fortalecer o projeto de uma administração mais prática e guiada por dados, a fim de ter tomadas de decisão assertivas e com alto potencial de resultados positivos, é uma tendência para o mercado. Neste cenário, a metodologia ágil de OKR também é uma forma de planejar e aplicar a cultura data driven”, evidencia Marcelo Rennó, diretor de operações e digital na Shoppings Sá Cavalcante.

Outra iniciativa da empresa é o desenvolvimento de negócios em locais que não são considerados os maiores centros comerciais do país, empreendimentos em regiões de Cariacica (ES) e Ananindeua (PA) são alguns dos exemplos disso. Um destaque é o Shopping Moxuara, único empreendimento do setor localizado em Cariacica no Espírito Santo, o qual movimenta a comunidade por meio de espaços para vacinação contra a gripe e a Covid-19, assim como feiras de adoção de animais.

“Quando se trabalha com as praças não tão convencionais, é preciso realizar uma parceria com as prefeituras e a sociedade para que possamos somar com a comunidade ao agregar a oferta de serviços essenciais com a  geração de empregos e o lazer”,  explica Gregory Camara, head operacional e de serviços da Shoppings Sá Cavalcante.

Buscando se alinhar às práticas ESG por meio do reaproveitamento de recursos ou até mesmo da reciclagem. A Shoppings Sá Cavalcante já destinou 100% do resíduo produzido pelos empreendimentos para empresas certificadas e especializadas em reciclagem. ”Muitas vezes não é possível acompanhar até o final o processo de reciclagem realizado pelas empresas. No entanto, buscamos nos certificar de que os nossos resíduos estão sendo devidamente reciclados por meio de visitas aos aterros das empresas contratadas ”, afirma Camara.

Além disso, de acordo com Gregory Camara, a Shoppings Sá Cavalcante também realiza checagens diretamente com as prefeituras sobre o status das organizações contratadas, assim como a realização de auditorias esporádicas para garantir que os processos de reciclagem estão dentro do que é correto. Além disso, em busca da certificação ESG com base na ABNT, a Sá Cavalcante já realizou o seu diagnóstico de materialidade para que crie planos de ações para garantir sua certificação.

Em outra categoria

"Fábulas Fabulosas" aborda temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e relação com mundo digital; obra será lançada dia 22 de junho em São Paulo

Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história ("O Ladrão do Tempo") finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.

A obra será lançada na Bienal do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, a autora estará no espaço do coletivo Escreva, Garota em sessão de autógrafos das 13h às 15h, e no dia 19, às 11h, no estande da editora Arpillera. Já a participação na Feira do Livro de São Paulo será no dia 22 de junho, das 12h às 14h. E na Flip, o lançamento está confirmado para 30 de julho, das 13h às 17h. Ambos no espaço do Escreva, Garota.

A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".

Celebração da imaginação infantil

"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.

O projeto é profundamente pessoal: "'Fábulas' é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".

O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.

Escritora, que também é roteirista, transporta seus ambientes de trabalho para dentro de uma trama recheada de amor e segundas chances

“De inimigos a amantes”, em poucas palavras, é o que define o cerne de “O Roteiro do Amor” (Verus Editora), quinto livro da escritora e roteirista Ray Tavares, que traz para dentro das páginas da obra dois universos muito familiares para ela: a literatura e o audiovisual. O livro foi o destaque da quinta caixa do Clube de Romance da Verus e, posteriormente, estará disponível  para venda nas principais livrarias e marketplaces.

Verônica Nakamura, protagonista de “O Roteiro do Amor”, é uma autora que não abre mão de nenhuma cena da sua história. Em seu caminho, porém, aparece um roteirista arrogante que topa o trabalho aparentemente impossível de fazer o filme baseado no seu mais recente livro. Será que passar um mês morando juntos vai amolecer o coração dos dois?

 

Foi muito gostoso poder fazer um romance entre uma autora e um roteirista, mundos que a primeira vista podem parecer similares, mas que são tão diferentes. Pude explorar um pouco as delícias e os perrengues de ambas as carreiras!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Prestes a dar fim à tentativa de fazer a adaptação, em caráter de última tentativa para não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que ‘A trilha do coração’ ganhe as telas.

Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?

 

Estamos acostumados a consumir romances sobre os bastidores da literatura e do audiovisual norte-americano; eu quis trazer uma visão brasileiras dessas indústrias, e, quem sabe, inspirar mais autores a ambientarem suas histórias no Brasil, e, quem sabe, se interessarem em trabalhar na área!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Neste, que é seu livro mais “adulto”, Ray busca atingir públicos mais maduros com diálogos e cenas mais picantes. “Acredito que o público que lê meus livros cresceu, amadureceu e, com isso, minha escrita pode seguir esse mesmo rumo”, esclarece a autora. “O Roteiro do Amor”, diferente de seus lançamentos anteriores, feitos pela Galera Record, agora, é lançado pela Verus, selo romântico do Grupo Editorial Record.

 

 

Serviço:

Livro: O Roteiro do Amor

Autora: Ray Tavares (@rayctjay)

Páginas: 294