Artistas e galerias de diferentes regiões do Brasil estão unidos em um ato de solidariedade em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Ao todo, 77 obras de arte exclusivas de 42 artistas serão comercializadas no leilão online Arte 100% Solidária RS. A iniciativa é do produtor cultural Norton Flores, em parceria com os leiloeiros Helcio Kronberg e Pedro Lerner Kronberg. Os lances para o leilão podem ser feitos pelo site do leiloeiro até o dia 26 de julho.
A renda do leilão será integralmente revertida para as ONGs Filhos da Terra, Instituto Cultural Floresta e Ascendendo Mentes, que estão fornecendo alimentação e apoio às comunidades gaúchas atingidas pela tragédia climática. O valor da comissão do leiloeiro também será doado.
"Nossa proposta é transformar a arte em um ato de solidariedade. O que aconteceu no Rio Grande do Sul abalou todo o país e é impossível ficar inerte em um momento como esse. Por isso a ideia de reunir tantos artistas renomados do universo das artes de vários locais do Brasil em favor de uma causa tão relevante", destaca o produtor cultural Norton Flores.
Entre os artistas participantes estão nomes como: as paulistas M. Cecília São Thiago e Adriana Rocha; os gaúchos Érico Santos, Danúbio Gonçalves (1925-2019), Carlos Scliar (1920-2001) e Alice Brueggemann (1917-2001); o ítalo-brasileiro Fulvio Pennacchi (1905-1992); a nipo-brasileira Kimi Nii; entre outros.
Ele explica que o leilão é totalmente eletrônico, permitindo que pessoas de qualquer parte do mundo participem. Os próprios artistas e galeristas recebem as informações dos compradores e encaminham as obras para eles. O custo do envio é pago pelo arrematante e varia de acordo com o tamanho e peso da obra, além da origem e do destino. O dinheiro da venda das obras é pago ao leiloeiro, que encaminha diretamente para as ONGs.
"A expectativa é de que a ação seja um sucesso. A gente espera conseguir grandes lances para contribuir com a alimentação da população gaúcha desabrigada. Eu acredito que com a generosidade do povo brasileiro a gente vai conseguir", pontua.
O leilão é virtual e os lances podem ser feitos pelo site do leiloeiro https://pkleiloes.com.br. Para participar, os interessados devem se cadastrar no e seguir o passo a passo indicado. Depois de habilitado, basta acessar a plataforma online e entrar no leilão desejado. Mais informações e a descrição detalhada das obras estão no link.
Arte 100% Solidária RS reúne 77 obras de 42 artistas brasileiros em leilão beneficente
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura