O Sesc São Caetano dedica novembro como um mês de celebração da palavra escrita e falada, com uma programação que abrange desde a iniciação na escrita para o audiovisual até espetáculos de poesia performática e encontros com autores. As atividades reforçam o compromisso da instituição com a democratização do acesso à literatura e o fomento a diferentes linguagens artísticas, criando pontes entre o público e o universo criativo dos livros. A programação é gratuita, atendendo a todos os públicos.
Abrindo as atividades formativas do mês, o curso "Introdução ao Roteiro", com o experiente Marcelo Montenegro, acontece aos sábados, de 8 a 29 de novembro, das 11h às 13h, na Espaço de Tecnologias e Artes. Voltado para quem gosta de escrever, assistir filmes e séries, a proposta é desmistificar o processo criativo do audiovisual, apresentando conceitos básicos de estrutura narrativa, personagens e construção de cenas, sem a exigência de experiência prévia. As inscrições são gratuitas.
No dia 11 de novembro, terça-feira, das 14h às 16h, a Convivência recebe a palestra-show "Aprender Brincando - A Imaginação como Ferramenta de Transformação", com Vicentini Gomez. Utilizando humor, leveza e sua vasta experiência no teatro, cinema e literatura, Gomez conduz o público em uma experiência imersiva para transformar medos em criatividade, enfrentar a página em branco e descobrir que escrever é, acima de tudo, um ato de coragem. A atividade é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos, e é classificada como não recomendada para menores de 16 anos.
Em um momento especial que dialoga com as reflexões do Mês da Consciência Negra, a poeta Jô Freitas, finalista do Prêmio Jabuti 2024, apresenta o espetáculo "Poéticas do Bonfim" no dia 21 de novembro, sexta-feira, das 20h às 21h, na Convivência. Sob a direção de Renato Gama, o trabalho é uma travessia poética e musical entre o Nordeste e o Sudeste. Acompanhada por sanfona e violão, Jô Freitas cria um ambiente que evoca o universo baiano, abordando as transformações de identidade, sotaque e poesia nesse deslocamento. O espetáculo então ganha as cores e o ritmo das periferias de São Paulo, incorporando o spoken word e as rimas da rua, em uma poderosa celebração da palavra e da identidade negra. A classificação é de 14 anos. A entrada é gratuita, com retirada de convites com 1 hora de antecedência.
Fechando a programação de encontros autorais, a Série 11º ANDAR ganha vida no dia 25 de novembro, terça-feira, das 15h às 17h, na Convivência. Nesta atividade, jovens leitores terão a oportunidade de conversar e ouvir leituras do autor Alonso Alvarez, conhecendo mais sobre o processo criativo por trás de sua obra. O encontro é gratuito e sem a necessidade de retirada de ingressos.
Atividades Permanentes
Além dos eventos pontuais, o Sesc mantém duas iniciativas regulares para os amantes da leitura. A BiblioSala funciona às segundas, sextas e sábados, das 9h às 17h, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura por meio do empréstimo de livros. Paralelamente, o Espaço de Leitura, que oferece periódicos adultos e infantis, como revistas e jornais, está aberto diariamente, aos sábados, das 9h às 17h30, e segunda a sexta, das 9h às 21h. Ambas as atividades são gratuitas.
SERVIÇO:
Sesc São Caetano
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Datas: novembro
Locais: Sesc São Caetano e pontos do BiblioSesc em Diadema e Mauá
Inscrições : grátis
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal Sesc SP
Horário de atendimento do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 10h às 20h, sábados e feriados, das 9h às 17h30.
Sesc São Caetano celebra a palavra em suas múltiplas vozes, literatura, música e criação em novembro.
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura