Arte que transforma: São Paulo vai se tornar, a partir de outubro, palco de uma experiência que une arte e mobilização social em defesa dos animais. A ART FOR PETS, iniciativa da Artery – referência na produção de grandes exposições de arte urbana com propósito social – vai espalhar pela cidade cerca de 30 esculturas de cães e gatos, com 1,4 metro de altura, em shoppings, ruas, parques e espaços culturais, transformando o ambiente urbano em uma verdadeira galeria a céu aberto.
As esculturas serão customizadas por artistas escolhidos através de uma curadoria artística a fim de chamar a atenção para a realidade de milhões de animais em situação de abandono no Brasil e reforçar a importância do cuidado, da adoção responsável e da castração.
O problema é urgente: estima-se que mais de 30 milhões de cães e gatos vivam abandonados no país, sendo centenas de milhares apenas na capital paulista. Ao dar visibilidade a essa realidade, a ART FOR PETS pretende sensibilizar a sociedade e mobilizar diferentes formas de contribuição para a causa animal.
Mais do que obras de arte, as esculturas representam um convite à reflexão e à ação. A exposição, gratuita e acessível a todos, democratiza o contato com a arte, permitindo que pessoas de diferentes idades e origens possam desfrutar da experiência artística ao mesmo tempo em que são conscientizadas sobre a importância de proteger, respeitar e apoiar os animais.
Ao final, 100% do lucro obtido com o leilão das obras será revertido a iniciativas do Instituto Caramelo, referência nacional no resgate e reabilitação de animais, que em 2025 celebra dez anos de atuação.
"Para nós, é emocionante ver a arte ocupar a cidade para dar voz àqueles que não podem falar. Essa parceria chega em um momento especial, em que celebramos 10 anos de história, e reforça a missão que nos move todos os dias: resgatar vidas, reabilitar e garantir que cada animal tenha a chance de encontrar um lar cheio de amor e respeito", afirma Yohanna Perlman, diretora executiva do Instituto Caramelo.
A programação: Pet na rua? Só se for escultura!
O projeto terá início em 1º de outubro, com um ateliê aberto no MorumbiShopping, onde o público poderá acompanhar os artistas dando forma às esculturas. Durante 3 semanas, as pessoas poderão assistir em tempo real às obras ganharem vida, em um processo que vai levar ao grande público o encantamento do processo criativo.
No mesmo período em que acontecem as pinturas ao vivo no MorumbiShopping, entre 1º e 19 de outubro, o público infantil poderá se divertir no Ateliê KIDS. A atividade central será a customização de mini esculturas em gesso, especialmente encomendadas pelo shopping para o espaço, permitindo que as crianças soltem a imaginação e criem peças únicas. Já os menores terão à disposição desenhos 2D para colorir com lápis de cera e massinhas para brincar. Mais do que uma brincadeira, o ateliê será também uma forma lúdica de começar a despertar a conscientização das novas gerações para a posse responsável dos pets.
No dia 18 de outubro, acontece a Maratona da Adoção, uma das ações mais simbólicas do projeto. Todas as esculturas estarão reunidas no atrium do shopping para a primeira grande apresentação coletiva, em um evento que vai além da arte: será um espaço de sensibilização, engajamento e incentivo à adoção responsável, reunindo famílias, visitantes e potenciais adotantes em torno da causa animal.
De 23 de outubro a 11 de novembro, as esculturas estarão em exposição no MorumbiShopping.
A partir de 12 de novembro, as obras seguem para as ruas, avenidas e parques de São Paulo em uma grande exposição pública que se estende até 11 de dezembro. Durante todo período de exposição, o leilão online estará aberto para lances.
Por fim, de 12 de dezembro a 20 de janeiro, parte das esculturas poderá ser vista em uma mostra especial em Centros Culturais de São Paulo.
Exposição de esculturas de cães e gatos vai ocupar a cidade de São Paulo em prol da causa animal
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura