A Casa Museu Ema Klabin, localizada no Jardim Europa, em São Paulo, inicia o mês de agosto com uma agenda diversificada de atividades culturais, voltadas a públicos de todas as idades.
A programação tem início no dia 9 de agosto, às 15h, com o espetáculo infantil Histórias da Mata Calada, com o Núcleo Encarnadas que convida o público a mergulhar em contos tradicionais transmitidos por mães e avós, trazendo à cena personagens da floresta que protegem a natureza, como a Mãe da Mata, Comadre Fulôzinha ou Caipora. A peça aborda de forma lúdica e poética temas como o desmatamento e a importância da memória oral na preservação da natureza. São 100 vagas por ordem de chegada. A apresentação é gratuita e terá tradução e interpretação em Libras.
Caminhada pelo bairro do Jardim Europa
No sábado, 16 de agosto, das 14h30 às 16h30, será realizada uma caminhada pelo bairro do Jardim Europa com o objetivo de explorar suas histórias, paisagens e curiosidades. Organizada pelo educativo da Casa Museu Ema Klabin, a atividade integra a programação da 11ª Jornada do Patrimônio.
Com urbanismo planejado, ruas arborizadas e forte presença de equipamentos culturais, o Jardim Europa abriga instituições como a Casa Museu Ema Klabin, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), o Museu da Imagem e do Som (MIS) e diversas galerias de arte. O passeio também resgata a ligação do bairro com a família Klabin-Lafer e convida os participantes a refletirem sobre o diálogo entre passado e presente, em sintonia com o tema da jornada deste ano, Tempos em Sentidos. São 30 vagas por ordem de inscrição no site da casa museu, gratuitas com sugestão de contribuição voluntária.
Bazar da Cidade
Nos dias 16 e 17 de agosto, das 11h às 20h, o jardim da casa museu, projetado por Roberto Burle Marx, recebe mais uma edição do Bazar da Cidade, feira paulistana que celebra o design autoral e a gastronomia. A entrada é livre e o público poderá conhecer o trabalho de ateliês de diversas regiões do país, além de saborear delícias com inspirações brasileiras e internacionais.
Palestra e oficina
No dia 23 de agosto, das 11h às 13h, a atenção se volta para a Amazônia, com a palestra Arqueologias e Memórias Vegetais na Amazônia Antiga, conduzida pela arqueóloga e historiadora Laura Pereira Furquim. A atividade propõe uma análise das relações históricas entre plantas, pessoas e paisagens amazônicas, abordando também os impactos contemporâneos da expansão da monocultura e das pressões da indústria agropastoril sobre o bioma. O evento está com inscrições abertas no site da instituição, para 95 vagas. Também oferecerá tradução em Libras.
Ainda no dia 23 e também em 30 de agosto, às 14h30, o público poderá participar da atividade Experimentando o Museu, que une uma visita mediada à exposição Tempos de uma Casa com uma oficina de criação de cadernos de memórias. A mostra, com curadoria de Paulo de Freitas Costa, apresenta documentos, objetos pessoais e fotografias que revelam os bastidores da residência de Ema Klabin antes de sua transformação em museu. A proposta é provocar reflexões sobre o conceito de memória, tanto no contexto museológico quanto nas experiências pessoais dos participantes.
Encontro de casas-museus
Entre os dias 27 e 29 de agosto, a Casa Museu Ema Klabin será palco do XVII Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas. O evento reunirá especialistas de diferentes regiões do Brasil para discutir o papel desses espaços na preservação da história, na mediação cultural e na relação com o público contemporâneo. Com formato híbrido, o encontro será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da instituição. A realização é da ACAM Portinari, do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, da Casa Museu Ema Klabin e do Museu Mariano Procópio, com apoio do (Comitê de casas históricas do ICOM).
Encerrando a programação do mês, no dia 30 de agosto, das 10h às 13h, será realizada a oficina Desenhos Feios, ministrada pela artista visual Helena Obersteiner. Com um olhar provocador e bem-humorado, a proposta estimula o público a se libertar de padrões estéticos e experimentar o desenho como ferramenta de observação expandida e expressão livre. A atividade oferece 50 vagas, com inscrição no site da casa museu.
Casa Museu Ema Klabin divulga programação cultural de agosto
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura