O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, junto a Editora Vozes, realiza no dia 12 de julho, sábado, a partir das 14h, o evento “Brasil: Nunca Mais — 40 Anos”, em celebração às quatro décadas da publicação da obra que se tornou referência na luta pelos direitos humanos no Brasil.
Empreendido entre 1979 e 1985, o projeto Brasil: Nunca Mais é a mais ampla pesquisa já realizada pela sociedade civil sobre a tortura no Brasil durante a Ditadura Civil-Militar (1964–1985), o projeto foi conduzido sob sigilo por advogados, jornalistas e defensores de direitos humanos, que acessaram legalmente os arquivos do Superior Tribunal Militar (STM) e fez cópias de mais de 700 mil páginas de processos, nos quais vítimas e testemunhas relataram torturas, prisões arbitrárias e outros crimes cometidos por agentes do Estado.
Com base nesse vasto material documental, o livro revelou ao público nacional e internacional a dimensão das violações sistemáticas dos direitos humanos no Brasil, se tornando um marco na redemocratização e na construção de políticas de memória e justiça.
A publicação teve repercussão imediata: Brasil: Nunca Mais ficou 92 semanas na lista dos livros mais vendidos de não ficção no Brasil quando foi lançado, além de ter sido publicado simultaneamente no exterior como estratégia de proteção e visibilidade. A iniciativa inspirou projetos semelhantes em outros países da América Latina e ajudou a consolidar o debate sobre verdade, reparação e justiça de transição.
Curiosidades sobre o projeto:
O trabalho foi realizado em sigilo absoluto e recebeu o codinome de “Projeto A”.
Os documentos copiados foram enviados para fora do Brasil e microfilmados nos Estados Unidos, para garantir sua segurança.
A produção contou com o apoio logístico da Arquidiocese de São Paulo, tornando-se um raro caso de cooperação entre igrejas cristãs e movimentos de direitos humanos durante a ditadura.
A sistematização dos dados resultou em um dos primeiros grandes bancos de dados sobre violações de direitos humanos na América Latina.
Quarenta anos depois, o primeiro lançamento público do livro acontece no Memorial da Resistência, que atualmente abriga a exposição temporária Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais, em cartaz até março de 2026.
A programação do evento inicia-se com uma visita mediada pelo curador da exposição, Diego Matos, seguida de uma mesa com convidados que participaram da redação e coordenação editorial do livro, com mediação do jornalista Camilo Vannuchi, que também apresentará seu novo podcast sobre a memória do projeto Brasil: Nunca Mais. O encerramento terá venda da edição comemorativa da obra (43ª edição) pela Editora Vozes, coquetel de confraternização e sessão de autógrafos do livro.
Equipe do projeto BNM, legenda da Esquerda para a direita: Dom Paulo Evaristo Arns, Reverendo Jaime Wright, Philipe Potter- secretário de Conselho Mundial de Igrejas, Charles Roy Harper Jr.- Pastor brasileiro e membro do Conselho Mundial de Igrejas em Genebra. Rabino Henry Sobel, o jurista Hélio Bicudo, Frei Betto, Paulo de Tarso Vannuchi, Luiz Eduardo Greenhalgh, Ricardo Kotscho, Eny Raimundo Moreira, Leda Corazza, Carlos Lichtsztejn, Anivaldo Padilha, Luis Carlos Sigmaringa Seixas, Marco Aurélio Garcia e Petrônio Pereira de Souza.
PROGRAMAÇÃO
Espaço expositivo — 3º andar
14h00 | Visita mediada à exposição temporária Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais, com o curador Diego MatosInscrições abertas: Visita mediada Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais
(Vagas limitadas)
Auditório — 5º andar15h00 | Abertura oficial
Com Ana Pato, Diretora Técnica do Memorial da Resistência de São Paulo, e Thiago Alexandre Haykawa, diretor da Editora Vozes.
15h15 | Apresentação e lançamento da série em podcast "Nunca Mais"Produção pela NAV Reportagens e narrado pelo jornalista e escritor Camilo Vannuchi.
15h30 | Mesa de debate “Brasil: Nunca Mais — 40 anos”Com a participação de Paulo Vannuchi, jornalista e cientista político; Ricardo Kotscho, jornalista e escritor; e Frei Betto, frade dominicano e escritor — ambos diretamente envolvidos na elaboração do projeto original. A mediação será conduzida pelo jornalista e escritor Camilo Vannuchi.
16h30 | ConfraternizaçãoCoquetel, venda de livros e sessão de autógrafos
16h30 | Coquetel e sessão de autógrafos
Lançamento da 43ª edição do livro Brasil: Nunca Mais acontece neste sábado, 12/7, às 14h no Museu Memorial da Resistência de SP
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura