As Fábricas de Cultura, espaços de referência na formação artística e cultural – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Organização Social Poiesis – realiza uma programação diversa e gratuita para o mês de junho. As atividades gratuitas oferecem experiências que estimulam a criatividade, a reflexão e o fortalecimento das identidades culturais dos territórios. Confira a programação em cada unidade:
Fábrica de Cultura Brasilândia: Corpo, ancestralidade e tecnologia
Cabaças – Memórias Umzimba convida o público a vivenciar experiências que cruzam saberes ancestrais, corpo e inovação. A performance da Cia. Foré (10/06, às 14h30), une dança e cultura em um mergulho na herança africana e seus diálogos com o presente. Na mesma proposta de conexão, o aclamado coreógrafo Ton Moura conduz a vivência Danças africanas do Oeste (12/06, às 19h), com movimentos tradicionais, desenvolvimento da consciência corporal e da musicalidade.
A cultura pop também ganha espaço no workshop de cosplay para iniciantes (14/06, às 11h), realizado em parceria com a Perifacon, que oferece uma introdução prática e acessível à criação de figurinos e caracterização geek, otaku e pop.
Para encerrar a semana, uma experiência imersiva e tecnológica convida o público a “voar” pela Fábrica de Cultura Brasilândia (14/06, às 11h) em um tour de realidade virtual em comemoração aos seus 11 anos, uma alusão a sua importância como pista de decolagem para artistas, coletivos e produtores culturais da região.
Fábrica de Cultura Capão Redondo: afetos, diversidade e expressão
Em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a unidade exibe o curta-metragem Amaré (11/06, às 10h), seguido de bate-papo para promover a reflexão sobre afetos, identidade e resistência, especialmente no contexto das periferias. O filme lançado neste ano explora o amor lésbico/trans por meio de narrativas sensíveis sobre amor, identidade e superação de medos, a partir da conexão com a Represa Billings (reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo) e o bairro Cantinho do Céu, na Zona Sul de São Paulo.
A programação também inclui o workshop de cosplay para iniciantes (13/06, às 13h30), uma porta de entrada divertida e acessível para quem quer entender os processos criativos por trás das fantasias e performances que movimentam o universo geek e pop. A atividade é realizada em parceria com a Perifacon.
Fábrica de Cultura Jaçanã: emoções em movimento
Com uma programação voltada aos espetáculos, o Jaçanã recebe Vai descer – entre o interior e o exterior (10/06, às 10h), da Coletiva NÓS, que transforma movimentos do cotidiano em poesia cênica, explora as relações entre corpo, memória e espaço urbano. A unidade também apresenta Divertidamente - O show (11/06, às 10h), que promove uma divertida e educativa reflexão sobre emoções, saúde mental e autocuidado.
Fábrica de Cultura Jardim São Luís: tradição comunitária e moda
A tradição das festas populares se mantém viva no Jardim São Luís com a Festa Junina Bloco Fígado de Aço e Comunidade Irecê (14/96, às 16h). Uma celebração que fortalece os laços comunitários e promove ações solidárias, como bingos e rifas, além de muita música, comidas típicas e alegria.
Até 28 de junho, o Núcleo de Moda promove o curso Linguagem, das 17h30 às 21h30. Um percurso formativo que investiga a moda como linguagem sensorial, visual e cultural para promover criações a partir de referências da cultura periférica.
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha: cinema, resistência e carnaval
A luta e resistência dos corpos dissidentes ganham espaço na Mostra Ecofalante com a exibição de Para onde voam as feiticeira (10/06, às 14h). O filme lançado em 2020 articula questões de gênero, raça e classe em uma poética caminhada pelas ruas de São Paulo, reforçando o mês do Orgulho LGBTQIA+.
E para encerrar em grande estilo, a unidade celebra os 15 anos do Bloco Urubó (14/06, às 14h), com muito samba e o show especial do sambista Serginho Madureira, reafirmando a força do carnaval de rua como expressão cultural da cidade.
Fábricas de Cultura fortalecem formação e celebra culturas com atividades gratuitas em junho
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura