Gilmar mantém punição a líder do Comando Vermelho por agressão a detento em presídio

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, rejeitou pedido da defesa de Márcio Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP e apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV), para anular uma punição aplicada a ele por ter participado do espancamento de outro preso na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) em setembro de 2018.

A vítima foi socorrida desacordada. Marcinho e os outros agressores foram alvo de processo administrativo que resultou na perda de um terço dos dias que poderiam usar para reduzir suas penas.

Os advogados do líder do CV recorreram da decisão em todas as instâncias, argumentando que ele teve o direito de defesa cerceado pois não foi ouvido pela Justiça antes da punição ser homologada. Além disso, pediram a nulidade da decisão porque a vítima não processou os agressores.

Gilmar Mendes, porém, afirmou que a punição foi fundamentada e negou o pedido. "Registrou-se que foram garantidos contraditório e ampla defesa, razão por que não se sustenta a alegação de cerceamento de defesa", escreveu o ministro. "A penalidade foi aplicada e homologada a partir de provas idôneas constantes dos autos, respeitadas as garantias do paciente (Marcinho)."

O ministro do STF concordou com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e entendeu que Marcinho não precisava ser ouvido antes da homologação judicial porque já havia prestado depoimento durante o processo administrativo. O depoimento foi acompanhado pela Defensoria Pública da União (DPU).

Em outra categoria

Toda vez que o filho caçula da atriz Claudia Raia, Luca, aparece no perfil da mãe, os comentários carinhosos surgem aos montes, e não foi diferente desta vez. A atriz compartilhou fotos dele durante um passeio rural, na noite do último domingo, 16.

Nascido em março de 2023, Luca, fruto do casamento de Claudia Raia com o também ator e dançarino Jarbas Homem de Mello, casados desde 2018, tem 1 ano e 4 meses. O caçula tem dois irmãos por parte da atriz: Enzo Celulari, de 27 anos, e Sophia Raia, de 21 anos.

As fotos variam desde momentos de distração até poses entre as árvores, ou brincando com o cachorro. "Meu Bilico rural tá descobrindo o mundo no quintal de casa", escreveu Claudia na legenda da foto.

Além dos seguidores e fãs, amigos e famosos como Fafá de Belém, Isabelle Drummond, Angélica e o próprio irmão de Luca, Enzo Celulari, comentaram a publicação.

Atualmente, além das novelas e musicais, a atriz tem se dedicado a apresentar o podcast MaterniDelas, ao lado da influenciadora e empresária Tata Estaniecki.

Pelo terceiro ano consecutivo, o São Paulo Coffee Festival será realizado na Bienal de São Paulo de 21 a 23 de junho, celebrando a comunidade e a cultura do café na maior cidade da América Latina. O evento, que nasceu em Londres há mais de 10 anos, é realizado na capital paulista pela Espresso&CO em parceria com a Allegra Events.

Neste ano, serão 130 marcas expositoras e uma estimativa de público de 15 mil visitantes, um crescimento de 20% em relação às edições anteriores. Voltado principalmente para o consumidor final e protagonizado pelos cafés especiais, o SPCF terá degustações, atividades interativas, workshops, boa comida e atrações musicais.

Entre os convidados para ministrar aulas e workshops estão Pedro Frade, chef pâtissier da Confeitaria Caramelo; Wanderson Medeiros, chef do restaurante Canto do Picuí; Fernanda Valdívia, da padaria Deli Garage; e Fábio Vieira, chef executivo do Santo Grão.

Programação inclui ainda aula de torrefação, apresentação de baristas, discussões interativas e oficinas com profissionais e especialistas, além da Copa Barista, que premiará em dinheiro os melhores competidores na preparação de expressos, cappuccinos e filtrados. "O festival, além de celebrar a paixão pelo café, desempenha um papel crucial no desenvolvimento do consumo no mercado interno", diz Caio Alonso, diretor da Espresso&CO, realizadora do São Paulo Coffee Festival.

São Paulo Coffee Festival

Fundação Bienal de São Paulo:

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº,

Vila Mariana. Começa 6ª (21).

6ª, 14h às 21h; sáb. e dom., 10h às 18h. Ingressos a partir de R$ 60 no site Ticket360.com.br. Até 23/6

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Lúcia Veríssimo lamentou um incêndio na fazenda em que vive no interior de Minas Gerais em um longo relato publicado no Instagram na madrugada deste domingo, 16. Segundo ela, um grupo de pessoas teria entrado no local para caçar e derrubado restos de cigarro, o que ocasionou o fogo.

"Fui atendida pelos bombeiros de Juiz de Fora, mas eles levam três horas para chegar até aqui, o deslocamento não é fácil. A gente está noite adentro para tentar segurar a floresta, porque o resto da fazenda toda já foi tomado. Todos os pastos de todos os cavalos", disse.

A atriz fez um apelo: "Estou falando isso para todo mundo atentar para a irresponsabilidade das pessoas. Jogam guimba de cigarro numa seca, sabendo o que vai acontecer. [...] Não soltem balão, não joguem lixo nas ruas, muito menos guimba de cigarro. A seca faz com que o fogo tome tudo".

Lúcia Veríssimo ainda agradeceu ao Corpo de Bombeiros e nominalmente aos profissionais que compareceram à sua ocorrência, chamando-os de "verdadeiros heróis". "Eles conseguiram segurar, mas metade da fazenda está queimada", lamentou.

"Fiquei parecendo o Sérgio Cardoso quando ele fez a Cabana do Pai Tomás [à época, o ator realizava 'blackface' nas gravações]. Quem é das 'antigas' sabe a que me referi. Fiquei pintada de preto da fuligem. Respirando muito aquela fumaça, e com muito calor", concluiu.

O Estadão buscou contato com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar - Juiz de Fora a respeito do ocorrido, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. Veja o vídeo com o relato de Lúcia Veríssimo aqui.