Papa Francisco reconhece milagre atribuído ao 'padroeiro da internet'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O papa Francisco reconheceu um milagre atribuído à intercessão do beato Carlo Acutis, conhecido como "padroeiro da internet", pois usava as redes sociais para evangelizar e tinha conhecimentos de ciências da computação. O reconhecimento abre a possibilidade para a sua canonização, ainda em data a ser definida. O milagre, no entanto, não foi detalhado pelo Vaticano.

Na manhã desta quinta-feira, 23, o pontífice recebeu em audiência o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro.

No encontro, o papa decidiu convocar um consistório, que tratará da canonização dos beatos José Allamano, Marie-Léonie Paradis e Elena Guerra, além de Acutis. A data da canonização do jovem - bem como de outros beatos e mártires - será conhecida no consistório convocado pelo Santo Padre, em dia também a ser definido.

Na ocasião, Francisco também aprovou os votos favoráveis da sessão ordinária dos padres cardeais e bispos para a canonização dos beatos Emanuele Ruiz e 7 companheiros, da Ordem dos Frades Menores, e de Francisco, Abdel Mooti e Raffaele Massabki, fiéis leigos, assassinados por ódio à Fé em Damasco, na Síria, entre 9 e 10 de julho de 1860.

Quem foi Acutis?

Fiel leigo, Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres, na Inglaterra. Ele mudou-se com os pais para a Itália durante a infância, quando se aproximou do catolicismo. Morreu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, em Monza, na Itália. Seu corpo foi preservado com roupas informais. Por isso, é chamado como o "primeiro beato de tênis e calça jeans".

"Carlo será proclamado Santo", afirma, em nota, dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis, na Itália. "Passando assim do culto local, por sua condição de beato, ao culto universal que caracteriza os santos canonizados. A Igreja de Assis está em festa. Louvado seja o Senhor, que faz grandes coisas para impulsionar o nosso entusiasmo na coerência cristã e no anúncio do Evangelho", disse ele, também agradecendo ao papa Francisco por favorecer a obra de Deus.

O jovem poderá ser chamado de Santo e venerado com o culto litúrgico devido aos Santos somente após a canonização. "Liturgicamente, portanto, tudo permanece como antes. Mas expressamos com exultância a nossa alegria em união com a família, especialmente com o pai Andrea e a mãe Antonia, e com todos os devotos de Carlo espalhados pelo mundo", afirmou o bispo de Assis.

Ainda de acordo com o Vatican News, a festa de Acutis é celebrada no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida. Diversos fatos na vida ligam o jovem ao Brasil, a começar pelo milagre com o qual foi beatificado em 2020, verificado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, a Igreja Católica atribui a ele milagre que teria ocorrido no Estado brasileiro em 2010, apesar de nunca ter vindo ao Brasil. Uma criança com uma doença congênita teria se curado depois que o avô tocou as roupas do jovem expostas em uma paróquia de Campo Grande.

Diagnosticado com leucemia fulminante

Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, uma leucemia fulminante. Com total confiança, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.

"Carlo Acutis não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual", disse Francisco ao recordar este evento, um dia depois, no Angelus dominical.

O beato foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis, segundo o Vatican News.

Em outra categoria

Bruna Marquezine e João Guilherme foram clicados jantando em um restaurante no Rio de Janeiro e ganharam até uma serenata de um dos atendentes do local. Nesta semana, eles também foram flagrados se beijando no Aeroporto Santos Drummond, na capital fluminense.

Rumores sobre o possível namoro entre a atriz, de 28 anos, e o ator e cantor, de 22, já circulam nas redes sociais há alguns meses. Não está claro quando o registro no restaurante foi feito, apesar das imagens terem vindo à tona agora. Eles aparecem lado a lado, tomando vinho, e aparentemente acompanhados por outro casal.

No vídeo, feito por outro funcionário do restaurante, um homem surge cantando a música Os Anjos Cantam, da dupla Jorge & Mateus. João Guilherme tenta acompanhar, enquanto Bruna dá risada e filma a situação com o celular. Veja aqui.

Os atores têm aparecido juntos com mais frequência, embora não tenham assumido o namoro publicamente. Na última quarta, 12, Dia dos Namorados, ambos publicaram registros de flores no Instagram e Bruna chegou a comentar "lindo" na publicação de João.

Na segunda-feira, 10, os dois marcaram presença no primeiro desfile da Mondepars, marca de Sasha Meneghel, e sentaram lado a lado para acompanhar a apresentação. Em abril, foram vistos juntos nas bastidores do show do cantor Veigh e, em janeiro, curtiram férias em Fernando de Noronha.

A aproximação entre os dois teria começado ainda em 2023, nas gravações de Amor da Minha Vida, série produzida pelo Star+ em que atuaram juntos, mas ainda não tem previsão de lançamento. Na época, João chegou a postar uma foto com Bruna no Instagram.

A gravadora da banda Bon Jovi foi acusada de vender cópias autografadas do novo álbum Forever com assinaturas falsas.

Alguns fãs alegam que os autógrafos de Jon Bon Jovi nos folhetos internos foram criados usando uma técnica de caneta automática, um modelo mecânico, e não foram assinados fisicamente pelo próprio cantor.

A Universal Music Group foi alvo de postagens iradas nas redes sociais e ainda não se posicionou sobre o caso.

O Autograph Live - site que ajuda colecionadores a identificar assinaturas reais e falsas - contém um tópico no qual pelo menos seis modelos de caneta automática foram identificados, todos reproduzidos mecanicamente.

Kevin Keating, o principal autenticador de autógrafos do Professional Sports Authenticator (PSA), confirmou ao portal Cllct que alguns dos autógrafos são falsos, devido a tremores que costumam ser detectados nesse tipo máquina.

Jon Bon Jovi ainda não se manifestou a respeito. No mês passado, ele compartilhou uma foto onde se prepara para assinar algumas cópias do disco.

Forever é o primeiro álbum desde que o cantor passou por uma cirurgia para atrofia das cordas vocais, o que obrigou o grupo a cancelar a turnê de 2022.

A cantora americana Angela Bofill morreu aos 70 anos, na Califórnia (EUA). Ela ganhou destaque no fim dos anos 1970 com sucessos como I Try, Angel of the Night e This Time I'll Be Sweeter.

A notícia foi dada nas redes sociais dela pelo empresário e amigo Rich Engel.

"Em nome da minha querida amiga Angie, estou triste em anunciar seu falecimento na manhã de 13 de junho", escreveu Engel.

Descendente de cubanos e criada em Nova York, Bofill foi uma das vozes mais marcantes da soul music.

A cantora lançou 10 álbuns de estúdio e também forneceu vocais de apoio em discos de artistas como Diana Ross e Kirk Whalum. Ela foi indicada ao Hall da Fama das Compositoras Femininas no ano passado.