Governo contesta no STF leis que facilitam porte de arma no Rio Grande do Sul e no Paraná

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o advogado-geral da União, Jorge Messias, pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que duas leis que facilitam o porte de armas de fogo sejam consideradas inconstitucionais. As normas do Rio Grande do Sul e do Paraná, segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), "colocam em risco a sociedade, que estará exposta a mais armas".

A lei paranaense questionada concede o direito ao armamento a servidores do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal (IML), inclusive fora do serviço. Já a norma gaúcha confere o direito ao porte de armas a funcionários do Instituto Geral de Perícias. Os dois Estados informaram que ainda não foram notificados.

As duas petições protocoladas nesta quarta-feira, 10, afirmam que cabe ao governo federal legislar sobre material bélico e que o Estatuto do Desarmamento prevê que a permissão para portar armas de fogo deve ser concedida pela Polícia Federal (PF) apenas para quem exerce atividades de risco ou tem a integridade física ameaçada.

O governo ainda lembra que o STF já declarou, em julgamentos recentes, que as leis estaduais que permitem a posse de armas por profissionais que não cumprem os requisitos previstos no estatuto são inconstitucionais.

As duas ações se somam a outros dez pedidos de inconstitucionalidade de leis estaduais e municipais protocolados em 2023. Naquele ano, além de mais uma lei paranaense, foram questionadas normas do Mato Grosso do Sul, de Sergipe, de Alagoas, três do Espírito Santo, Roraima e duas de Minas Gerais, sendo uma estadual e outra do município de Muriaé.

Em outra categoria

Madonna já está em solo brasileiro desde a manhã de segunda-feira, 29. No sábado, 4, a cantora apresenta o show de encerramento da The Celebration Tour na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A turnê, que começou em outubro de 2023, celebra os mais de 40 anos de carreira da artista. Para isso, ao longo de duas horas de show, Madonna canta músicas de suas diferentes eras.

É esperado que o show no Rio siga os mesmos moldes que as datas anteriores da turnê. A apresentação deve contar, então, com cerca de 30 músicas, divididas em atos.

No primeiro ato, o espetáculo é apresentado pelo mestre de cerimônia Bob the Drag Queen. Madonna, com figurino que remete à imagem de uma santa, abre com Nothing Really Matters (do álbum Ray of Light, de 1998).

Em sequência, entoa canções do início de sua carreira, como Everybody, Into the Groove (feita pela cantora para o filme Procura-se Susan Desesperadamente, estrelado por ela própria em 1985), Burning Up, Holiday e Open Your Heart. A artista então faz uma homenagem a vítimas da Aids, com fotos de anônimos e figuras famosas, ao som de Live to Tell. Na sequência, canta Like a Prayer.

O próximo momento é dedicado às faixas que marcaram a carreira de Madonna nos anos 1990. São esperadas Erotica, Justify My Love, Hung Up (esta dos anos 2000), Bad Girl, Vogue, Human Nature e Crazy for You.

Em uma nova troca de figurino, a cantora entoa Die Another Day, faixa do álbum American Life, de 2003, que fez parte da trilha sonora de 007 - Um Novo Dia Para Morrer. As próximas músicas do show são Don't Tell Me, Mother and Father, I Will Survive (de Gloria Gaynor, que Madonna toca no violão), La Isla Bonita, Don't Cry for Me Argentina e I Don't Search I Find.

Os últimos momentos da The Celebration Tour incluem as faixas Bedtime Story, Ray of Light e Rain. Há ainda um mashup de Like a Virgin e Billie Jean, canção de Michael Jackson. Para encerrar o espetáculo, Madonna reúne todos os seus bailarinos, caracterizados como diferentes versões dela e fecha com Bitch I'm Madonna e Celebration.

O grupo Molejo vai lançar um projeto audiovisual póstumo em homenagem ao cantor Anderson Leonardo, que morreu na sexta-feira, 26, aos 51 anos, vítima de complicações de um câncer inguinal que foi diagnosticado em 2022. O projeto é intitulado Paparico do Molejo e terá a participação de Thiaguinho, Dudu Nobre e Xande de Pilares, contou o integrante do Molejo Andrezinho, para o UOL.

"Antes de o Anderson ser impedido pelos médicos, a gente conseguiu gravar o Paparico do Molejo, um show com 63 músicas gravadas, entre inéditas e releituras", disse o empresário do grupo, Marquynhos SP, ao Gshow. Em suas redes sociais, Marquynhos também agradeceu pela oportunidade de participar das gravações. "Eu me sinto feliz em ter visto e feito parte em ver você registrar em áudio e vídeo o que você sempre me disse que era sua maior vontade", escreveu.

Leozinho Bradock, um dos filhos de Anderson Leonardo, relatou como foram os últimos momentos que passou ao lado do pai. O depoimento foi feito durante o velório do pai, que ocorreu na manhã deste domingo, 28, no Cemitério Jardim da Saudade, na zona oeste do Rio de Janeiro.

"Independentemente de qualquer coisa, meu pai nunca esteve triste. Então eu não posso estar triste aqui, agora, não posso estar chorando. Tenho que estar com o meu peito e coração abertos e a minha cabeça erguida, para seguir este legado. Não só o que ele deixou no Molejo, mas na minha educação", disse.

"Obrigado pela oportunidade de poder partilhar muitos grandes momentos ao seu lado, você foi um gigante. Descanse em paz, meu amigo, meu irmão!!! Estaremos juntos pela eternidade", lamentou Xande de Pilares sobre a morte de Anderson, em suas redes sociais.

Deniziane, ex-participante do BBB 24, pediu aos seus seguidores que parem de associá-la a Matteus e Isabelle. Na segunda-feira, 29, ela fez uma publicação nas redes sociais com o pedido para os seus seguidores.

"Quero pedir que parem de vincular meu nome ao de Matteus e Isabelle. Como mencionei em entrevista, não há rivalidade ou briga entre nós. Portanto, peço, gentilmente, que parem de criar polêmicas e associações que não existem."

A ex-BBB descreveu a continuação dessas associações como "chata, repetitiva, cansativa" e prejudicial. "Isso está ficando chato, repetitivo, cansativo, indo por um caminho que não é saudável para ninguém."

Deniziane enfatizou ainda que, após o programa, está focada em sua vida pessoal e profissional. "Estou focada na minha vida, correndo atrás de melhorar a minha realidade e do meu filho. Mais uma vez, eu peço a vocês que vocês sigam adiante assim como nós."