“Criança é responsa de todo mundo”: ações em prol da primeira infância mudam relação da comunidade com as crianças da Favela dos Sonhos, atendida pela Gerando Falcões

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times


Campanha “Território do Cuidado” é iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a ONG ‌Gerando Falcões e Purpose Brasil

A campanha “Territórios do Cuidado”, idealizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, aumentou em 43% a atenção dada Favela dos Sonhos, em São Paulo, com as crianças atendidas pela ONG Gerando Falcões. Realizada em 2023 em parceria com ONG ‌Gerando Falcões e ‌Purpose Brasil, a iniciativa teve como objetivo informar a comunidade e inspirar novos comportamentos sobre cuidados básicos, interações, conversas, brincadeiras e educação infantil.

As ações realizadas consistiram em treinamentos de lideranças comunitárias sobre a primeira infância e uma campanha que distribuiu informações por diferentes meios: das rádios comunitárias aos muros do território, do WhatsApp ao porta–a-porta. Além disso, foram realizados encontros, oficinas e rodas de apoio. 

  • 50% das pessoas afirmaram ter observado uma mudança na forma como a favela se relaciona com as crianças já nas semanas seguintes a intervenção.
  • 21,62% dos entrevistados disseram que as famílias pareciam mais unidas.
  • 42,43% das pessoas relataram aumento de atenção da favela em relação aos pequenos.

“Criança é ‘responsa’ de todo mundo. Conscientizar as pessoas da importância dos estímulos positivos é um ganho social a curto médio e longo prazo e o projeto mostra que elas estão dispostas a melhorarem a relação com os pequenos”, explica Sarah Maia, Lider do Projeto pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. 

“Com esse projeto, temos um resultado de referência, que pode ser replicado no resto do Brasil!”, comemora Eduardo Lyra, CEO da Gerando Falcões.

Para transmitir as mensagens da campanha, a Fundação contou com o Nelson Neto – personagem criado em 2020 pela instituição com intuito de dar suporte às famílias brasileiras no cuidado com as crianças pequenas e informar sobre primeira infância.

Importância dos estímulos - Considerada uma janela de oportunidades, evidências científicas comprovam que as experiências vividas na primeira infância têm repercussões que podem impactar a vida toda: ao mesmo tempo que interações positivas contribuem para o pleno desenvolvimento infantil, as adversidades são prejudiciais.  

Ou seja: fatores de risco como negligência e violência, falta de acesso a ambientes seguros de convivência podem impactar o desenvolvimento pleno das crianças.

“As interações sociais influenciam diretamente o comportamento das crianças pequenas e impactam nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança: físico e cognitivo. Por isso é tão importante uma comunidade ativa e ciente da importância de uma infância bem vivida”, finaliza Sarah.

Vale ressaltar que ações do projeto Territórios do Cuidado, como grupos de escuta com cuidadores e oficinas de brincadeira continuam acontecendo no território com as lideranças da ONG Decolar. 

“Engajar as lideranças locais e envolvê-las no planejamento de estratégias foi fundamental para criar táticas de mobilização eficazes e com potencial de replicação”  reforça Gabriel Gomes, Diretor da Purpose no Brasil.

Sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal  

Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal atua pela causa da Primeira Infância, com o objetivo de contribuir para que todas as crianças brasileiras tenham acesso ao desenvolvimento pleno desde o começo da vida.  As iniciativas são pautadas por meio de duas frents: fortalecimento das políticas públicas e ativação da sociedade pela primeira infância. Esse trabalho é centrado em três campos temáticos: avaliação do desenvolvimento infantil, educação infantil e parentalidade.    

Informações para a imprensa sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal:  

Fundamento Grupo de Comunicação –

Contato: Luana Rodriguez 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Tel.: (11) 97308-9091 

 

Uma pesquisa de opinião realizada após as intervenções mostrou que as ações na Favela dos Sonhos foram positivas.

Em outra categoria

A Academia Brasileira de Letras (ABL) vai eleger hoje, 30, a partir das 16h, o novo ocupante para a cadeira 7, que era ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, morto em fevereiro, aos 84 anos.

Ao todo, são 13 concorrentes, incluindo Míriam Leitão, Cristovam Buarque, Tom Farias e Marcia Camargos. O novo ocupante da cadeira deve ser revelado em 30 minutos.

A ABL divulgou também os nomes dos concorrentes às vagas que pertenceram aos imortais Heloisa Teixeira e Marcos Vilaça. Heloisa ocupava a cadeira 30 da Academia. Em abril de 2023, tomou posse como a 10ª mulher eleita imortal. Escritora, crítica cultural e importante nome do feminismo brasileiro, ela morreu dia 28 de março, aos 85 anos.

O advogado, jornalista e escritor Marcos Vilaça morreu no dia seguinte, 29 de março, também aos 85 anos. Ele ocupava a cadeira 26 desde 1985. As eleições para as vagas dos acadêmicos serão nos dias 22 e 29 de maio, respectivamente.

CONCORRENTES

Disputam a vaga que pertenceu a Heloisa o poeta, professor e tradutor Paulo Henriques Britto, e o poeta e compositor Salgado Maranhão. Também estão inscritos Arlindo Miguel, Paulo Roberto Ceratti, Spencer Hartmann Júnior e Eduardo Baccarin Costa.

Entre os inscritos para a sucessão da cadeira 26, que era de Vilaça, estão o advogado, escritor e professor universitário José Roberto de Castro Neves e o escritor, editor, tradutor e historiador Rodrigo Lacerda. Completam a lista Diego Mendes Sousa, Sivaldo Venerando do Nascimento e Evandro Aléssio Rodrigues Pereira.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O cantor Roberto Carlos foi o convidado pela TV Globo para abrir o Show 60 anos, que comemorou o aniversário da emissora na noite de segunda-feira, 28, em uma arena de shows na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Roberto cantou Emoções e Eu Quero Apenas, ao vivo, com sua inconfundível afinação.

O que pouca gente percebeu é que, após a transmissão do evento, a Globo passou uma chamada no estilo 'o que vem por aí' e, entre as atrações anunciadas, estava 'Roberto Carlos em Gramado'.

O Estadão questionou a assessoria do cantor se o anúncio indica a renovação de contrato de Roberto com a Globo - o vínculo venceu em 31 de março deste ano. De acordo com a assessoria de Roberto, a renovação está em "95% acertada, faltando apenas alguns detalhes" para o martelo final. A reportagem também perguntou à TV Globo sobre o assunto, mas não obteve resposta.

Sobre o especial de fim de ano ser gravado em Gramado, cidade da serra gaúcha, a equipe do cantor afirma que as conversas são muito preliminares ainda. "Foi apenas uma ideia que alguém deu", diz a assessoria. A decisão se dará mais para frente, no segundo semestre, quando o cantor e a emissora vão discutir o formato e o local de gravação do especial.

No Show 60 anos, Roberto se sentiu à vontade. Além de ser muito aplaudido, foi paparicado pelos artistas nos bastidores. Recebeu e tirou fotos com vários deles, como Cauã Reymond, Fafá de Belém e Fábio Jr. O cantor deixou o local por volta de duas horas da manhã, quase uma hora após o final do show.

Roberto Carlos fez seu primeiro especial na TV Globo em 1974 e, nesses mais de 50 anos, só deixou de apresentá-lo por duas ocasiões, quando sua mulher, Maria Rita, morreu, e durante a pandemia. Aos 84 anos, Roberto segue em plena atividade. Em maio, fará uma longa turnê pelo México. Na volta, se apresenta em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, entre outras cidades.

Cauã Reymond publicou nas redes sociais uma foto ao lado de Fábio Porchat e Tatá Werneck durante o show comemorativo dos 60 anos da TV Globo.

"Que noite incrível e especial pra @tvglobo, pra mim e pro Brasil! Um show de emoção, humor, esporte, afeto. Feliz demais pelos 60 anos dessa emissora que está no imaginário e na história de todo mundo", escreveu o ator na legenda. Confira aqui.

O registro foi publicado horas depois de uma esquete protagonizada por Tatá, Porchat e Paulo Vieira no palco do evento.

Durante a apresentação, os humoristas fizeram piadas sobre as polêmicas dos bastidores do remake de Vale Tudo.

No número cômico, Tatá menciona rapidamente os "bastidores de Vale Tudo", e Paulo emenda: "Não fala tocando, não fala tocando. Abaixa o braço, tá com um cecê de seis braços". Fábio rebate: "Pelo amor de Deus, é a minha masculinidade". Tatá completa: "Que masculinidade, Fábio?".

Nas redes sociais, internautas rapidamente interpretaram a brincadeira como uma referência aos rumores de tensão entre Cauã Reymond e Bella Campos durante as gravações da novela.

Segundo relatos, Bella teria reclamado do comportamento do ator nos bastidores. A Globo não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas o tema ganhou destaque nos comentários online após a exibição do especial.