Conheça o cardeal português que foi criado em Angola e se aliou a uma freira feminista

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O cardeal José Tolentino de Mendonça é o único português na lista de 22 "papáveis" elaborada por especialistas no Colégio dos Cardeais. É também o mais jovem da lista, com 59 anos, e um dos mais progressistas.

A plataforma do Colégio Cardinalício reúne uma equipe internacional de jornalistas e pesquisadores do catolicismo responsáveis pela elaboração da seleta lista dos candidatos mais fortes para ocupar o trono de São Pedro. Nascido em Funchal, na Ilha da Madeira, em 1965, ele viveu até os dez anos de idade em Angola, ex-colônia portuguesa, onde seu pai trabalhava como pescador.

Tolentino foi nomeado cardeal pelo papa Francisco, em 2019. Atualmente, ele ocupa o posto de prefeito do Dicastério para Educação e Cultura, ou seja, estão sob a sua tutela as universidades católicas em todo o mundo e, por isso, é um homem muito escutado dentro da igreja, segundo seu colega, o padre José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa.

Considerado um dos cardeais mais progressistas da lista dos "papáveis", Tolentino tinha grande afinidade com o papa Francisco. Ele é poeta e especialista em estudos bíblicos e tem uma longa carreira na Universidade Católica Portuguesa, como professor e reitor. Em meados de fevereiro, Tolentino chegou a presidir uma missa dominical no Vaticano, em substituição a Francisco, que estava internado, um forte indicativo de que goza de prestígio na Santa Sé.

Entretanto, o cardeal português já provocou muitas controvérsias durante sua vida sacerdotal, de acordo com a equipe do site do Colégio dos Cardeais, sobretudo por abordagens tidas como heterodoxas e muito tolerantes em relação à homossexualidade e ao se aliar a uma freira beneditina feminista que defende o aborto, a adoção de crianças por casais do mesmo sexo e a ordenação de mulheres (embora nunca tenha se manifestado publicamente). Para Tolentino, essas visões seriam parte de um esforço de engajar a Igreja na cultura moderna.

A hipótese de que Tolentino de Mendonça possa vir a substituir Francisco, ganhou força em Portugal nos últimos tempos, mas o padre Pereira de Almeida, acha que é pouco provável que ele seja eleito.

"É improvável", afirmou o padre em entrevista ao site de notícias Euronews. "A minha ideia é que a escolha não irá recair num cardeal europeu, por conta da evolução que a própria Igreja Católica tem tido em outros continentes, como África e Ásia.

Em 2013, quando Francisco foi eleito papa, os cardeais eleitores da Europa representavam 56% do total de votantes. Mas, as nomeações feitas pelo papa argentino ao longo de seu pontificado deram mais peso a representantes da África, da Ásia e da Oceania, garantindo um conclave com maior diversidade.

Atualmente, os cardeais europeus representam 39% do total. São 53 da Europa, 37 das Américas, 24 da Ásia, 18 da África e quatro da Oceania. Ainda assim, lembram especialistas, o cardeal português vem da periferia da Europa e foi criado em Angola e na Ilha da Madeira.

Em outra categoria

Após passar por uma traqueostomia, a cantora Angela Ro Ro, 75, voltou a falar na última quinta-feira, 31. A artista está internada desde junho no Hospital Silvestre, no Rio de Janeiro, devido a uma infecção pulmonar grave. O tratamento intensivo deve continuar nos próximos dias, mas a compositora está fora de perigo. As informações foram divulgadas por Carlos Eduardo Campista de Lyrio, advogado de Angela, em nota à imprensa.

"Sua resiliência a fez encontrar uma maneira de falar. Contudo, será necessário a fisioterapia para a plena recuperação de sua voz", afirma o comunicado. Ainda na nota, o advogado informou que está criando um site oficial para receber doações. A campanha deve ser lançada nesta terça-feira, 5.

Apesar de ser um dos nomes mais famosos do rock nacional e da MPB dos anos 1960 e 1970, Angela enfrenta dificuldades financeiras há alguns anos. Ela tem se mantido graças a doações de amigos e fãs.

"(Angela) mandou um recado para seus milhões de fãs agradecendo o apoio e os pensamentos positivos e pede ajuda para que possa passar por esta fase", finaliza a nota.

A banda Roupa Nova se manifestou neste fim de semana após a repercussão de um vídeo em que a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) é vaiada durante um show realizado na última sexta-feira, 1º, em Campo Grande, MS. O momento, que viralizou nas redes sociais, ocorreu durante uma interação com o público, tradicional nos espetáculos do grupo, em que pessoas da plateia são convidadas a fazer perguntas.

Durante esse espaço, a senadora pegou o microfone para se manifestar, mas foi interrompida por gritos, assobios e vaias antes de conseguir concluir sua fala. Um dos vocalistas chegou a questioná-la: "Você é da política?", e, sem resposta, ainda incentivou que ela continuasse, mas a reação do público impediu que a senadora prosseguisse.

"Existem diferenças no nosso País agora. Existem. As diferenças existem. Eu peço a vocês que nesse momento, em homenagem aos 45 anos de banda, sejam a solução", disse Nando, vocalista do grupo, tentando apaziguar a situação durante o show.

Diante da repercussão, o grupo publicou uma nota oficial nas redes sociais esclarecendo que nem os integrantes nem a equipe de produção têm conhecimento prévio sobre quem fará perguntas ou sobre o teor delas. O Roupa Nova ressaltou que não faz distinções entre os participantes e reforçou que o episódio não representa qualquer posicionamento político, individual ou coletivo, da banda.

"Diante disso, reforçamos que o episódio não representa, de forma alguma, um posicionamento político da banda ou de um integrante isolado. Ao longo dos nossos 45 anos de carreira, sempre mantivemos nossa trajetória pautada pelo respeito ao nosso público, pela música e pela emoção, nunca por polêmicas", diz um trecho da nota. A banda também afirmou esperar que o incidente não prejudique a relação com os fãs e nem leve à necessidade de rever o formato do show, especialmente esse espaço de interação com o público.

"O Roupa Nova vem, por meio desta nota, esclarecer alguns pontos importantes sobre o episódio ocorrido na última sexta-feira (1º), durante o show realizado em Campo Grande.

Como é de conhecimento do público que nos acompanha, há um momento especial no show em que abrimos espaço para perguntas, e durante esse momento, qualquer pessoa pode se manifestar. No entanto, é importante destacar que nem nós, nem nossa equipe temos conhecimento prévio sobre quem fará a pergunta ou qual será o conteúdo dela, e também não fazemos distinção, pois entendemos que quem está lá, está por admirar nosso trabalho.

Diante disso, reforçamos que o episódio não representa, de forma alguma, um posicionamento político da banda ou de um integrante isolado. Ao longo dos nossos 45 anos de carreira, sempre mantivemos nossa trajetória pautada pelo respeito ao nosso público, pela música e pela emoção, nunca por polêmicas.

Esperamos sinceramente que esse momento isolado não prejudique a conexão sincera que construímos com milhões de fãs ao longo dos anos, nem nos leve a rever o formato do show, especialmente esse espaço de troca tão amado por todos. Quem conhece a nossa história sabe que o Roupa Nova sempre se guiou pela música, pelo amor e pela união, valores que seguimos preservando. Com carinho, respeito e gratidão, Roupa Nova."

Uma ação do apresentador Luciano Huck no Domingão com Huck desse domingo, 3, está sendo bastante criticada pelo público do programa em redes sociais como o X, o antigo Twitter, e o Instagram. No último programa, o comunicador convidou ex-participantes do Dança dos Famosos para o palco em preparação para a nova temporada do quadro. Ao apresentar a atriz Rafa Kalimann, Huck celebrou a gravidez da influenciadora.

A atitude, no entanto, foi vista como insensível por parte do público. Além da atriz, estavam presentes no programa a apresentadora Tati Machado e a cantora Lexa. Ambas perderam seus respectivos bebês recentemente. "O cara falando sobre gravidez na frente da Tati Machado e da Lexa (...) Tem que ser muito, mas muito sem noção viu", comentou um usuário no X. Apesar das críticas, Huck e Tati Machado compartilharam um momento fofo no palco do Domingão.

Ao receber a apresentadora, Huck foi efusivo nos elogios. "Eu vou te dar um abraço de saudade, de colo, de carinho, de admiração, de amor e de acolhimento. Eu adoro você, muito obrigado por estar aqui!", comentou. Visivelmente emocionada, Tati agradeceu o carinho.

"Eu vi você processando tudo o que passou e transformando isso em aprendizado, em inspiração. Pra mostrar que a gente tomba, mas levanta e vai de novo! Muito bom te ver nesse palco hoje, sorrindo de novo. Eu vivi esse ciclo com você, porque a gente falou tanto disso no ano passado", disse Luciano.

"Vou chorar o programa todo", brincou Tati. "Vir aqui hoje, Luciano, é pra lembrar quem eu sou! Há três dias a gente tá se reconectando com tudo que a gente viveu, com as sensações e com a alegria de se transformar nesse palco. E não digo profissionalmente, eu digo pessoalmente. Isso aqui, ele muda a gente."