Rio de Janeiro pode alcançar nível inédito de calor; 'É importante se proteger', diz Paes

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Rio de Janeiro deve enfrentar temperaturas de até 41°C nos próximos dias. Esse nível de calor é inédito este ano. A cidade já está em clima de carnaval, mas o prefeito Eduardo Paes (PSD) descartou cancelar os desfiles dos blocos por causa da onda de calor. Ele pediu atenção aos foliões. "Beba mais água, hidrate-se melhor", recomendou, durante coletiva na manhã deste domingo, 16.

Segundo o Climatempo, a temperatura deve atingir 40°C nesta segunda-feira, 17, e chegar aos 43°C na terça. "Temos uma possibilidade enorme de chegar ao nível de calor 4", avisou Paes. O chamado NC 4 é o quarto maior estágio nos níveis de um protocolo criado pela prefeitura para prevenir os riscos do calor intenso. Quando a temperatura fica entre 40 e 44°C por ao menos três dias consecutivos, a população é orientada a mudar as rotinas para se proteger dos impactos da onda de calor.

Será a primeira vez que o Rio atinge esse patamar desde que o protocolo foi criado, em junho do ano passado. A iniciativa foi uma resposta à morte de uma fã por exaustão térmica durante o show de Taylor Swift no Engenhão, em 2023. Os índices, que vão de 1 a 5, avaliam a temperatura registrada nos termômetros, a incidência de raios ultravioletas e a sequência de dias com altas temperaturas.

Não há previsão de chuvas nos próximos dias e, se o NC 4 for confirmado, os pontos de resfriamento, com postos de saúde e as Naves do Conhecimento (núcleos de educação), com ar-condicionado, serão abertos à população. A rede municipal deve transferir os exercícios ao ar livre para locais cobertos.

No nível 4, há a possibilidade de cancelamento ou reagendamento de eventos de médio e grande porte realizados em áreas externas, como os desfiles de blocos, mas o prefeito disse esperar que os organizadores garantam a hidratação dos foliões. "Nós não vamos chegar aqui e dizer: 'Gente, vamos suspender os blocos de carnaval do Rio de Janeiro'. Eles sempre tiveram uma temperatura de 70°C à sombra", afirmou, referindo-se à animação dos carnavalescos.

Paes recomendou que os foliões se protejam contra o calor. "A gente quer que os cariocas vão para a rua, se divirtam, aproveitem o que a cidade tem de melhor. Mas é importante se proteger, entender que o calor tem sido cada vez maior. Se vai para o bloco, beba água, passa protetor, não fique em lugar que você pode passar mal."

Neste sábado, 15, para amenizar o calor, os foliões que estavam próximos ao Museu do Amanhã, na Região Portuária do Rio, ocuparam os espelhos d'água externos para se refrescar. As piscinas rasas, que têm efeito decorativo, ficaram lotadas de foliões que dançavam - vários registros foram parar nas redes sociais.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar quente e seco que já vem atuando desde os últimos dias no Sudeste, ganha força a partir deste domingo, com temperaturas que podem superar em mais de 5 graus a média climatológica.

Um sistema de alta pressão age próximo ao Rio de Janeiro, deixando o tempo mais estável, com queda na umidade relativa do ar para menos de 30%. Essa condição agrava a sensação térmica.

Entenda os níveis de risco

De acordo com informações da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, os níveis de calor são divididos assim:

NC1: Neste primeiro nível não há previsão de altos índices de calor. A cidade continua com sua rotina normal.

NC2: Quando há previsão ou registro de altos índices de calor (36 a 40°C) por um ou dois dias consecutivos. Neste nível serão disseminadas informações sobre os sintomas de exposição ao calor e orientações com apoio técnico da Secretaria de Saúde.

NC3: Acontece quando há registro de índices de calor alto com temperaturas altas (36 a 40°C) por ao menos três dias consecutivos. É feita a comunicação sobre os cuidados de forma mais intensa.

NC4: Quando houver registro de índices de calor muito alto (40 a 44°C) com previsão de permanência ou aumento por ao menos três dias consecutivas. A população será orientada a adaptar sua rotina ao calor extremo. Equipamentos públicos com ar-condicionado serão usados como pontos de resfriamento. Será ampliada a oferta de estações de hidratação com distribuição de água em locais de acolhimento das populações mais vulneráveis. Grandes eventos podem ser adiados. Atividades externas serão transferidas para locais sombreados.

NC5: O nível máximo de alerta é para quando houver calor extremo (acima de 44°C), com previsão de permanência por ao menos três dias consecutivos. Neste nível, as atividades de risco serão interrompidas. Haverá divulgação de boletins meteorológicos a cada seis horas, além de um boletim epidemiológico em até 72 horas. As unidades municipais serão abertas como pontos de resfriamento. Eventos de médio e grande porte serão adiados, trabalhos e atividades ao ar livre nas escolas serão suspensos. As ações serão orientadas pelo Comitê de Desenvolvimento de Protocolos para Enfrentamento de Calor Extremo.

Em outra categoria

O filme The Legend of Zelda já tem seus protagonistas confirmados. Bo Bragason e Benjamin Evan Ainsworth foram anunciados como Princesa Zelda e Link, respectivamente. O anúncio veio do próprio perfil da Nintendo, criadora do clássico game. O designer do jogo original, Shigeru Miyamoto, também assina a produção, cuja estreia está prevista para 2027.

A atriz Hunter Schafer, de 26 anos, que ficou conhecida por participar da série Euphoria, da HBO, estava sendo cotada para viver a princesa Zelda nos cinemas, mas não conseguiu o papel no live-action.

Em uma entrevista à Variety em 2023, Hunter se mostrou entusiasmada com a ideia de participar do projeto. "Eu pessoalmente amo o jogo. Eu jogava quando criança e jogo até hoje. Quem sabe? Seria muito, muito legal", declarou à época.

A nova Zelda é inglesa e tem 21 anos. Bo Bragason começou sua carreira bem jovem, aparecendo em um filme francês quando tinha apenas 2 anos. Ela já se destacou em diversas produções, tanto na televisão quanto no cinema. Entre seus papéis mais conhecidos estão os interpretados nas séries da BBC Three Girls e The Jetty; na série do Disney+ Renegade Nell; e em filmes como Censor (2021) e Os Radleys (2024).

Já o intérprete de Link tem apenas 16 anos. Apesar da pouca idade, Benjamin Evan Ainsworth, também inglês, já tem um currículo notável, com papéis de destaque em produções de grande visibilidade, tanto na televisão quanto no cinema.

Pinóquio

Entre os destaques de sua carreira está o papel de Miles Wingrave na série da Netflix A Maldição da Mansão Bly, com uma atuação que o colocou em evidência para a crítica e para o público. O jovem ator ainda interpretou William Spiver no filme da Disney Flora & Ulysses (2021). Mas um dos maiores destaques foi dar voz ao boneco de madeira no live-action da Disney.

Soraya Rocha fez um longo desabafo no sábado, 26, um dia depois do velório de Preta Gil. A maquiadora, que era uma das pessoas mais próximas da cantora nos últimos anos, revelou ter ajudado na preparação do corpo e feito a última maquiagem da amiga: "Ontem me despedi de você, e atendi seu último pedido. Não foi fácil, mas cumpri o que prometi!"

"Ali eu entendi que precisava ter esse momento só nosso. Nossa conexão é eterna! Fiz sua última maquiagem, como tenho feito nos últimos 11 anos de trabalho. Com todo amor, carinho e dedicação", completou a profissional.

Desde o diagnóstico do câncer, em janeiro de 2023, Preta Gil contou com o apoio de um grupo de cerca de 15 amigos bem próximos que cuidaram dela ao longo do tratamento. Soraya foi uma dessas pessoas e esteve, inclusive, nos Estados Unidos na última etapa do tratamento.

A maquiadora falou sobre o período mais difícil juntas e o seu luto. "Foram três anos de muita luta, como você foi guerreira, minha amiga! E nós ensinou a ser fortes até na hora da dor. Durmo e acordo pensando em você, como vai ser agora? A dor é esmagadora dentro do meu peito, me confronto com os bons momentos que vive ao teu lado e foram muitos! Mas, entendo todo o processo e o propósito de vida. Deus sabe de todas as coisas, vá em paz! Você vai estar sempre em meu coração. Obrigada. Te amo eternamente", concluiu Soraya.

Preta Gil foi velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em uma cerimônia aberta ao público e repleta de famosos que foram se despedir da cantora. Em seguida, o corpo foi cremado em uma cerimônia íntima no Cemitério e Crematório da Penitência, também no Rio, mesma cidade onde a cantora nasceu, atendendo a mais um pedido dela.

Ivete Sangalo se emocionou em sua primeira apresentação depois do velório de Preta Gil, na noite de sábado, 26. A cantora se apresentou no festival Fortal, em Fortaleza, e dedicou o show à amiga: "Ofereço a você, Pretinha, com todo o meu amor, essa apresentação e todas as que vierem. Receba essa homenagem, que eu sei que você está em um lugar de luz", disse Ivete com a voz embargada.

Ovacionada pelo público, a cantora justificou sua emoção: "Vou falar uma coisa a vocês: está tudo bem. Eu estou emocionada porque foi agora, mas ela deixou todo mundo muito bem equipado, acreditem", explicou Ivete, antes de entoar o maior hit da carreira de Preta, a música Sinais de Fogo.

Um dia antes, na sexta-feira, 25, Ivete Sangalo esteve no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde aconteceu o velório de Preta Gil. A cantora chegou acompanhada de seu marido, o nutricionista Daniel Cady, e chorou bastante ao se aproximar do caixão da amiga.

Preta Gil e Ivete Sangalo eram muitos próximas. Em maio, a baiana chegou a visitar a amiga nos Estados Unidos, onde ela passou por um tratamento experimental contra o câncer.

Mesmo sendo filha de Gilberto Gil, um dos maiores ícones da música brasileira, Preta Gil contou que só iniciou na carreira musical por causa do estímulo de Ivete. Em uma entrevista de 2023 na Vogue Brasil, ela explicou que Ivete a via cantar em rodas de amigos e sempre elogiou a sua voz.