Familiares e amigos fazem ato por ciclista morto perto do Parque do Povo, em SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Familiares e amigos de Vitor Medrado, morto em assalto há alguns dias nos arredores do Parque do Povo, no Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo, fizeram um novo protesto na manhã deste domingo, 16, pedindo justiça pela vítima. O ato, realizado perto de onde o crime ocorreu, contou com dezenas de ciclistas. Nenhum criminoso foi preso até o momento.

Após o caso, ocorrido na última quinta-feira, 13, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP) disse que a Polícia Militar reforçou o patrulhamento na região e que trabalha para a instalação de um novo batalhão na área. A ocorrência foi registrada como latrocínio (roubo seguido de morte), crime em alta na capital paulista, e é investigado pela Polícia Civil (mais abaixo).

Vitor Felisberto Medrado, de 46 anos, morreu baleado pouco após as 6h da manhã da última quinta na Rua Brigadeiro Haroldo Veloso. Ele estava em sua bicicleta quando foi abordado por dois assaltantes e, antes de esboçar qualquer reação, alvejado à queima-roupa.

Na última sexta-feira, 14, amigos e familiares da vítima, que mantinha uma mentoria de exercícios físicos focada em ciclismo, prestaram homenagens a Vitor perto do Parque do Povo. Neste domingo, voltaram ao local para cobrar por justiça. Flores foram espalhadas por lá.

Como contou o Estadão, novas imagens captadas por câmeras de segurança nos arredores do Parque do Povo mostram a movimentação dos suspeitos de assassinar Medrado momentos antes do crime. O ciclista aparece de roupa branca na gravação.

As imagens, fornecidas pela empresa Gabriel, mostram o ciclista transitando de bicicleta pela calçada por volta das 6h15. Logo em seguida, às 6h16, a motocicleta com os dois suspeitos é registrada.

Às 6h17, então, câmeras de outra empresa de segurança registraram a abordagem violenta dos suspeitos e o roubo do celular. Com as câmeras, é possível observar a dinâmica do ocorrido e identificar as características da motocicleta utilizada.

A abordagem foi realizada por dois homens em uma moto. Um dos ladrões, que estava na garupa, atira contra Vitor, e os bandidos fogem com o aparelho celular da vítima logo em seguida. Até a tarde deste domingo, eles ainda não tinham sido capturados.

Como mostrou o Estadão, a Polícia Civil investiga se o assaltante que matou o ciclista é o mesmo que atirou contra um motociclista em tentativa de roubo ocorrida em uma rua na região do Brooklin, na zona sul, cinco horas depois do primeiro caso.

Imagens obtidas pela polícia mostram que há características comuns entre a moto em que o ladrão e um comparsa estavam e o veículo usado no outro assalto. Chama atenção também a semelhança do modus operandi: no segundo caso, também foram efetuados disparos.

Ainda não há informações se os disparos chegaram a atingir o motociclista, mas ele caiu da moto e foi atropelado por um carro branco. O helicóptero Águia pousou na avenida dos Bandeirantes para socorrê-lo. Ele está internado no Hospital das Clínicas.

A Secretaria da Segurança Pública diz que a Polícia Militar está em fase de elaborar a instalação de um novo batalhão na área do Itaim Bibi, com Unidade de Força Tática, e afirma que as equipes da 3.ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), juntamente com as 2.ª e 3.ª Delegacias Seccionais (Brooklin e Pinheiros), estão nas ruas em busca dos responsáveis de cometer os crimes no Itaim Bibi e no Brooklin.

Conforme dados da própria pasta, o número de latrocínios na capital aumentou 23,2%, em 2024 (53) ante 2023 (43). O aumento no Estado, por sua vez, foi de 1,8%.

"Já foi identificado que a motocicleta usada pelo criminoso trata-se de um veículo dublê e as unidades estão analisando as imagens para confirmar se o autor está relacionado aos dois casos", informou a SSP-SP. A pasta diz ainda que, em 2024, os roubos e furtos no Itaim Bibi tiveram uma queda de 29,4% e 16,5%, respectivamente, na comparação com 2023, e que 5,5 mil suspeitos foram detidos e 645 armas de fogo ilegais foram apreendidas.

Em outra categoria

Ana Maria Braga chorou ao reencontrar Tati Machado nesta segunda-feira, 28, durante o café da manhã do Mais Você. A jornalista estava há mais de dois meses afastada da TV após perder o seu bebê na 33ª semana de gestação, em maio. "Inicialmente eu não tinha coragem de sair de casa. Eu tinha medo do olhar das pessoas. Eu não queria que as pessoas me olhassem com pena", admitiu Tati durante o bate-papo.

A notícia da gravidez tinha sido anunciada em dezembro de 2024 no mesmo programa. Na ocasião, Tati deu uma roupa de bebê escrito "vovó" para Ana Maria. Até maio, a jornalista participava diariamente do Mais Você para comentar as novelas da Globo.

O reencontro acontece um dia depois de Tati Machado e o marido, o fotógrafo Bruno Monteiro, falarem pela primeira vez na TV sobre a perda do filho. Eles concederam uma entrevista no Fantástico para Renata Capucci, que também perdeu um bebê no oitavo mês de gestação há 20 anos. "Ela sabe exatamente o que é essa dor dilacerante, aconteceu com ela mais de uma vez. Ela também teve um bebê menino", disse Tati sobre a experiência da jornalista que a entrevistou.

'Eu estava engasgada'

Tati falou sobre o período em que passou reclusa e a decisão de voltar aos holofotes e falar sobre sua perda. "Foi muito importante falar, Ana. Eu estava engasgada. Eu não tenho problema de falar. Eu falo muito da morte do meu pai, eu falo muito sobre as minhas dores. Não escondo e nem quero esconder. Estava com essa vontade porque tenho recebido muito amor e relatos de muita gente que passa por isso sozinha. Alguém em casa vai saber que não está sozinha."

Eve Jobs, filha mais nova de Steve Jobs, se casou no último sábado, 26, com o atleta de hipismo Harry Charles. A jovem de 27 anos é modelo e realizou uma cerimônia luxuosa e privada, com direito ao show de Elton John em Cotswolds, na Inglaterra.

O evento, que custou cerca de 5 milhões de libras (aproximadamente R$ 37,5 milhões), contou com celebridades como a filha de Bruce Sprinsteen, que foi uma de suas madrinhas, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Apesar da ostentação no casamento, Eve é considerada como "deserdada" pelo pai, Steve Jobs, por não ter recebido a herança após a morte do empresário.

Ela, que é formada em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade de Stanford, tem três irmãs: Reed, Erin Sienna e Lisa Brennan, filha de outro relacionamento do ex-diretor da Apple, que morreu em 2011.

A caçula atualmente trabalha como modelo e já modelou para marcas como Louis Vuitton e Coperni. Ela também pratica hipismo, assim como o noivo Harry, que foi medalhista nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Em 23 de junho, Eve compartilhou fotos de sua despedida de solteira com as amigas. "Que [ótimo] fim de semana com as minhas amigas", escreveu.

A empresária Fabiana Justus, de 38 anos, falou nesse domingo, 27, sobre o impacto emocional causado pela morte de Preta Gil, aos 50 anos, em decorrência de um câncer. Em publicação feita no Instagram, ela relatou que a notícia desencadeou gatilhos relacionados à sua própria jornada contra a leucemia mieloide aguda, da qual está atualmente em remissão.

"Não tem como não ficar mal. Nós, pacientes oncológicos, torcemos muito uns pelos outros. É uma sensação de que 'uma de nós' se foi", escreveu. Ela também disse que, apesar da tristeza, conta com o acompanhamento de sua equipe médica para lidar com momentos de vulnerabilidade. "Meus médicos sempre ficam relembrando que cada paciente é um, cada doença é uma, cada corpo é um e cada resposta é uma."

Mesmo sem contato presencial, Fabiana compartilhou que recebeu mensagens de apoio de Preta Gil enquanto ainda estava internada. "Preta me mandou mensagens de força. Um carinho muito especial que me marcou. Me mostrou muito quem ela era", escreveu. Segundo ela, o gesto fortaleceu a admiração que já nutria pela artista.

A empresária já havia prestado uma homenagem à cantora anteriormente, quando a notícia da morte foi confirmada no domingo, 21, em Nova York. Na nova mensagem, além do lamento pela perda, Fabi reforçou que torcia pela recuperação de Preta. "Eu estava torcendo e rezando tanto por ela... que descanse em paz."