Quem é a estudante brasileira achada em Portugal com sinais de desnutrição

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A brasileira Thayla Hendyo da Motta, de 26 anos, foi encontrada no último final de semana, em Lisboa, Portugal, após ficar desaparecida desde meados de dezembro do ano passado.

A jovem morava em Guará, no Distrito Federal, e se mudou para a Europa em outubro para estudar em uma universidade na cidade de Aveiro (a 250 quilômetros de Lisboa). Em publicações na internet, ela dizia ter o sonho de ser professora de Literatura e de Francês, e diz que iria a Portugal com o objetivo de se aprofundar nos estudos e adquirir experiência.

Ela dizia ter aplicado e sido aprovada para o curso de Línguas, Literatura e Cultura, oferecido pela Universidade de Aveiro. Meses depois, porém, por problemas financeiros, parou de responder aos familiares, saiu do alojamento onde estava e interrompeu as aulas.

Conforme o Jornal de Notícias, veículo de imprensa português, a brasileira estava desaparecida desde 15 de dezembro e foi localizada na noite do último sábado, 25, cerca de 40 dias depois, na estação de trem Sete Rios, em Lisboa.

Ela foi encontrada por autoridades portuguesas com a ajuda de outra brasileira que teve conhecimento do caso. Conforme o JN, um rapaz que estaria acompanhado de Thayla fugiu após a abordagem dos policiais.

A garota foi encontrada desorientada, desidratada e com fome. Ela foi levada para o hospital de Santa Maria e segue em observação, de acordo com a imprensa portuguesa.

O Ministério das Relações Exteriores informa que teve conhecimento do caso e presta apoio consular à Thayla e aos familiares da brasileira. Por uma questão de privacidade, o Itamaraty afirmou que não pode fornecer mais informações sobre o caso.

A família de Thayla abriu uma vaquinha na internet para trazer a irmã de volta ao Brasil. Os parentes pedem R$ 15 mil para a compra de passagens aéreas de ida e volta porque uma das irmãs pretende ir a Portugal para se encontrar com a brasileira e acompanhá-la no retorno. O Estadão também buscou contatos com as irmãs da estudante, mas não obteve retorno.

Thayla tinha interesse em fazer o curso de Línguas, Literaturas e Culturas em Portugal. Ela abriu um canal na internet para receber doações, estabelecendo um objetivo de 600 euros (R$ 3.720 na cotação atual). "Usarei os fundos/arrecadações para manter os gastos e manutenção do curso", afirmou a jovem em texto de divulgação da vaquinha.

No pedido, ela dizia que fazer o almejado curso era um sonho que tinha "há muito tempo", e que já sabia falar inglês e um pouco de francês, idioma que conta ter aprendido sozinha. "Gostaria de ser professora de francês e literatura também", afirma a jovem.

Em outra categoria

No capítulo de Vale Tudo desta segunda-feira, 21, a novela prestou uma homenagem à Preta Gil, que morreu aos 50 anos no último domingo, 20. A música Brasil, interpretada por Gal Costa, que entoa a abertura da novela, foi substituída por uma versão cantada por Preta, afilhada da lenda da MPB. No final da introdução, ainda foi exibida uma foto da artista para encerrar a homenagem. Clique aqui para assistir

Nas redes sociais, a Globo escreveu: "É assim que vamos lembrar de você, Pretinha. Essa voz impactante, essa energia de animar uma multidão. Sua luz, força e garra estarão para sempre em nossa história. Hoje, Vale Tudo e o Brasil te homenageiam. Te amamos muito!"

Preta cantou a música na edição de 30 de março do Domingão com Huck, véspera de estreia do remake. Foi a última aparição da artista em um programa de TV.

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo, 20, em Nova York, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País. Ela estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental contra a doença.

O velório de Preta Gil, que morreu no último domingo, 20, será aberto ao público e realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo Jornal Nacional nesta segunda-feira, 21.

O telejornal também divulgou que a família ainda não sabe qual será a data da cerimônia, pois segue tentando agilizar o traslado do corpo ao Brasil e que todo o protocolo pode levar alguns dias.

Uma das principais exigências é a emissão do certificado de óbito americano com tradução oficial no Consulado-Geral do Brasil em Nova York.

As autoridades brasileiras também exigem que o corpo seja embalsamado.

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo, 20, em Nova York, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País. Ela estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental.

A apresentadora Ticiane Pinheiro usou seu perfil no Instagram para se declarar e celebrar o aniversário de 16 anos de sua filha, Rafaella Justus.

Nesta segunda-feira, 21, a ex-atriz postou um vídeo com diversos momentos especiais das duas ao longo dos últimos anos. Rafaella, que está em Orlando, nos Estados Unidos, passará a data especial longe da mãe.

"Não acredito que sou mãe de uma mulher de 16 anos!!!", escreveu a apresentadora. "Meu Deus, como o tempo passou voando… Filha, eu fico muito feliz em ver a pessoa que você vem se tornando com valores importantes, sempre muito carinhosa, amiga, linda, companheira, feliz, extrovertida, do bem e engraçada!", comentou.

Ao som da canção Trem Bala, de Ana Vilela, Ticiane desejou um aniversário repleto de felicidades e ainda brincou: "Manda beijos para o Mickey e se divirta muito!"

Em uma série de comentários, Rafaella agradeceu a mensagem da mãe. "Chorei, essa música é nossa! Obrigada por tudo sempre. Te amo tanto", escreveu na postagem.

Rafaella é fruto da relação de Ticiane e do empresário Roberto Justus. Eles foram casados de 2006 a 2013. Atualmente, a apresentadora é casada com César Tralli e também é mãe de Manuella, de seis anos.