Criciúma confirma reação, afunda o Botafogo na lanterna e se aproxima do G-4 da Série B

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Criciúma vem fazendo uma Série B de Campeonato Brasileiro de reação. Após péssimo início, o time contratou o técnico Eduardo Baptista e iniciou sua retomada. Nesta quinta-feira, pela 18ª rodada, o time catarinense venceu a terceira seguida ao derrotar o lanterna Botafogo por 2 a 0, no estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em Ribeirão Preto, e se aproximou do grupo de acesso.

Com dois gols de Diego Gonçalves, o Criciúma chegou a 26 pontos, subindo para o sétimo lugar, a três pontos da Chapecoense, que fecha o G-4. Já o Botafogo não vence há quatro partidas, conheceu sua segunda derrota seguida e agora amarga a última colocação na tabela, com 18.

O Criciúma começou a partida saltando na frente do placar. Na primeira trama ofensiva, aos seis minutos, em jogada ensaiada de falta, Jhonata Robert cruzou e Diego Gonçalves apareceu na segunda trave para marcar. Por pouco, o time catarinense não ampliou na sequência, em chute de Marcinho que explodiu no travessão.

Depois do susto, o Botafogo acordou para a partida e passou a criar chances de empatar. Jefferson Nem, livre de marcação, cabeceou para fora. Na sequência, Nem cruzou, Benevenuto desviou e Alisson evitou o gol contra. Apesar do bom volume ofensivo, o time paulista não conseguiu ser efetivo para buscar a igualdade ainda na primeira etapa.

Na volta do intervalo, o Criciúma repetiu a estratégia e novamente foi efetivo. Após cruzamento na área, Nicolas cabeceou, o goleiro Victor Sousa deu rebote e Diego Gonçalves aproveitou para marcar seu segundo gol e ampliar o marcador, aos 10 minutos. O Botafogo tentou reagir de imediato, mas Alexandre Jesus parou em Alisson.

Com o passar do tempo, vendo a desorganização do time da casa, o Criciúma passou a administrar o tempo. Mesmo deixando a bola com o adversário, ditava o ritmo da partida e pouco incomodava na defesa. Na reta final, passou a valorizar a posse da bola no campo de ataque e conduziu a vitória até o apito do árbitro.

O Criciúma volta a campo na próxima terça-feira, quando recebe o Cuiabá, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Já o Botafogo atua na segunda-feira, diante do Avaí, na Ressacada, em Florianópolis.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 X 2 CRICIÚMA

BOTAFOGO - Victor Souza; Jeferson (Wallison), Erickson, Carlos Eduardo e Jean Victor (Gabriel Risso); Gabriel Bispo, Marquinho e Leandro Maciel (Carrillo); Robinho (Jonathan Cafu), Alexandre Jesus e Jefferson Nem (Matheus Régis). Técnico: Allan Aal.

CRICIÚMA - Alisson; Marcelo Benevenuto, Rodrigo e Matheus Trindade; Marcinho, Gui Lobo (Felipe Mateus), Luiz Henrique (Yan Souto) e Felipinho; Jhonata Robert (Léo Naldi), Nicolas (Samuel Otusanya) e Diego Gonçalves (Jean Carlos). Técnico: Eduardo Baptista.

GOLS - Diego Gonçalves, aos seis minutos do primeiro tempo; Diego Gonçalves, aos 10 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Leandro Maciel (Botafogo); Luiz Henrique e Marcelo Benevenuto (Criciúma).

ÁRBITRO - Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS).

RENDA E PÚBLICO - Não divulgados.

LOCAL - Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em Ribeirão Preto (SP).

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.