Arana é liberado pelo DM e mira sequência no Atlético-MG para reconquistar espaço na seleção

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de quase dois meses fora, Guilherme Arana está novamente à disposição do Atlético-MG. O lateral-esquerdo foi liberado pelo departamento médico nesta segunda-feira e passa a ser opção para o técnico Cuca no retorno do Campeonato Brasileiro. A equipe volta a campo no sábado, às 21h, diante do Bahia, na Arena Fonte Nova.

Arana se recuperou de uma lesão muscular na coxa direita, sofrida em 14 de abril, contra o Vitória. Ele ainda tentou antecipar o retorno no clássico contra o Cruzeiro, em 18 de maio, mas ficou menos de 20 minutos em campo até sentir novamente o problema. Desde então, vinha fazendo tratamento e atividades individualizadas na Cidade do Galo.

A expectativa é que o camisa 13 reassuma a titularidade na lateral-esquerda. Com isso, Rubens, que vinha atuando na posição, pode voltar ao meio-campo - setor onde se sente mais à vontade e tem a confiança do treinador.

A volta de Arana é vista com bons olhos também no contexto da seleção brasileira. Presença constante nas últimas convocações antes da lesão, o jogador agora busca uma retomada sólida de olho no novo ciclo com o técnico Carlo Ancelotti.

Ainda no departamento médico permanecem os atacantes Cuello (lesão na coxa direita), Cadu e Caio Maia (ambos com problemas ligamentares no joelho direito). O primeiro já finalizou a transição física e pode ser liberado em breve. Já Cadu e Caio seguem em recuperação de longo prazo.

ALONSO FALA DO RETORNO AO ATLÉTICO

Nesta segunda-feira, quem também ganhou os holofotes foi o zagueiro Junior Alonso. Em entrevista ao GaloCast, o paraguaio abriu o jogo sobre os bastidores de seu retorno ao clube e detalhou a experiência no Krasnodar, da Rússia, de onde pediu para sair.

"Chegou no fim do ano eu falei para o dono do clube: 'eu não quero voltar. Estou triste, sozinho no hotel, minha família não vai chegar'. Lá não tem escola internacional, então como meus filhos iriam estudar? O idioma é muito difícil. Era impossível", relatou Alonso, que negociou sua saída em acordo com os russos. "Para mim, pessoalmente, a tranquilidade que eu tenho aqui não se compara. Poderia estar lá ganhando muito mais grana, mas não compensa. Chega um momento que você fala, pra que tanto dinheiro se você não é feliz?"

Atualmente em sua terceira passagem pelo clube mineiro, Alonso soma 30 partidas em 2024 e tem contrato até o fim de 2026. Titular absoluto com Cuca, ele vem formando dupla com Lyanco, a quem elogiou pela complementaridade em campo.

"Ele é um jogador muito forte fisicamente, com um temperamento mais alto. Eu sou um pouco mais tranquilo, né? Por isso acho que a gente se complementa muito bem", disse. "Fisicamente, são muito parecidos. O Nathan também é muito forte, só que o Lyanco é um pouco mais técnico. E a personalidade é muito diferente. O Nathan era mais parecido comigo, também mais tranquilo. O Lyanco é mais intenso."

O Atlético-MG soma 17 pontos no Brasileirão e ocupa a 9ª colocação na tabela. A meta agora é embalar na retomada da competição após a paralisação por conta do Mundial de Clubes.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.