Corinthians acerta contratação do técnico Dorival Júnior após negociação arrastada

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dorival Júnior aceitou a proposta para ser treinador do Corinthians, em reunião realizada nesta sexta-feira. O profissional de 62 anos estava livre no mercado desde a demissão da seleção brasileira e assume o comando da equipe no lugar de Ramón Díaz. O anúncio oficial deve ser feito nas próximas horas, após a resolução de questões burocráticas.

A negociação se arrastou e ganhou ares de novela nos últimos dias. Dorival está em Florianópolis, Santa Catarina, onde passou a Páscoa. O Corinthians procurou os representantes do treinador durante o feriado, mas as conversas não avançaram e uma proposta oficial não foi apresentada. A diretoria colocou a negociação "em espera" e consultou Tite sobre a possibilidade de assumir o clube.

O Corinthians chegou a um acordo com Tite e a expectativa era de que a negociação fosse sacramentada na terça-feira. Contudo, o treinador desistiu do acordo após sofrer uma forte crise de ansiedade e anunciou uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental. Assim, as tratativas com Dorival foram retomadas.

Fabinho Soldado, executivo de futebol do Corinthians, viajou para Santa Catarina para conversar pessoalmente com Dorival, mas voltou para São Paulo sem um acordo. Após novas reuniões com Edson Khodor, empresário do treinador, o dirigente corintiano conseguiu a resposta positiva.

A negociação foi considerada difícil. Isso porque o treinador não pretendia aceitar ofertas neste momento. Ele chegou a ser especulado no Santos, que demitiu Pedro Caixinha e ainda busca treinador, e no São Paulo, cujo técnico Luis Zubeldía ainda tenta arrefecer a pressão por um melhor desempenho da equipe, mas preferiu "descansar" a imagem depois da saída da seleção.

Dorival Junior foi demitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 28 de março, três dias depois de o Brasil sofrer dura goleada por 4 a 1 para a Argentina, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Ele ficou 14 meses no cargo e teve um aproveitamento de 58%.

Antes de assumir a seleção, Dorival acumulou passagens vitoriosas por São Paulo e Flamengo. Em 2023, levou o time do Morumbi à conquista da inédita Copa do Brasil, título também conquistado com a equipe rubro-negra no anterior, mesma temporada em que faturou a Libertadores com os cariocas.

Dorival chega ao Corinthians com a missão de melhorar a defesa da equipe, que sofreu 28 gols em 26 partidas na temporada. No entanto, este também foi um dos pontos fracos do último trabalho do treinador, à frente da seleção brasileira: 17 sofridos em 16 jogos. O treinador também terá como objetivo imediato fazer o clube se classificar ao mata-mata da Copa Sul-Americana.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.