James Rodríguez define passagem sem brilho pelo São Paulo: 'Não dei certo porque não joguei'

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Destaque da seleção colombiana e melhor jogador da última Copa América, James Rodríguez voltou ao Brasil nesta quinta-feira, para o duelo pelas Eliminatórias do Mundial de 2026, após curta e apagada passagem pelo São Paulo. Contratado em 2023, o atacante deixou o clube no ano seguinte. Segundo ele, o principal motivo pelo insucesso no País foi a "falta de oportunidades" que recebeu em campo.

"Não dei certo no São Paulo porque não joguei. Fácil", disse o camisa 10 da Colômbia, logo após a derrota por 2 a 1 em Brasília. Em seu período na equipe, disputou 22 jogos, tendo marcado dois gols e quatro assistências. Mas em nenhum momento, conseguiu se firmar como titular - deixando o clube com uma média de 44 minutos jogados por partida.

James chegou ao clube, justamente, no período em que Dorival Júnior estava no comando do time profissional. Ele não foi um pedido do treinador, mas sim uma oportunidade que o São Paulo enxergou no mercado. "Não guardo mágoa, falamos um pouco antes do jogo e está tudo bem", afirmou o colombiano. James fez parte do elenco - mas não chegou a entrar em campo - que conquistou a Copa do Brasil de 2023, título inédito para o clube.

O colombiano chegou ao São Paulo pela influência de Rafinha - com quem atuou junto no período do Bayern de Munique. Assinou contrato de dois anos com o clube, mas logo após a Copa América, chegou a um acordo pela rescisão contratual em agosto de 2024. Ele também não conseguiu melhorar sua forma sob o comando de Luis Zubeldía. À época, o jogador abriu mão de R$ 3 milhões em luvas, que teria direito a receber, para ficar livre no mercado.

Desde que deixou o País, James teve breve passagem pelo Rayo Vallecano, da Espanha, onde disputou apenas sete jogos e não foi às redes, e atualmente defende o León, do México, que está classificado para o Mundial de Clubes de 2025, nos Estados Unidos. A equipe enfrentará o Flamengo na primeira fase, além do Chelsea e o Esperance, da Tunísia.

Em campo, a Colômbia foi derrotada nesta quinta-feira pelo Brasil, no Mané Garrincha, por 2 a 1. A seleção de Dorival marcou com Raphinha, de pênalti, e Vini Jr., já nos acréscimos, e chegou à vice-liderança nas Eliminatórias. Vice-campeã na última Copa América, os colombianos ocupam a sexta colocação após o revés.

Na próxima partida, os comandados de Dorival encaram a Argentina, na terça-feira, 25. No mesmo dia, a Colômbia recebe o Paraguai e tenta pôr um fim à sequência de três derrotas seguidas nas Eliminatórias.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.