Juventus supera retranca do Verona, retorna ao G-4 do Italiano e afasta a crise

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Juventus sofreu diante do Hellas Verona, foi vaiada pela torcida, mas conseguiu uma importante vitória por 2 a 0 sobre o Hellas Verona, nesta segunda-feira, no Juventus Stadium, em Turim, no encerramento da 27ª rodada do Campeonato Italiano. Os gols foram marcados nos 20 minutos finais de partida.

Com o resultado, a equipe do técnico Thiago Motta chegou a 52 pontos e recuperou o quarto posto na tabela - seis atrás da líder Inter de Milão. O Verona, com 26, continua na briga contra o rebaixamento. O quinto triunfo seguido no Italiano ajudou a aplacar a ira da torcida local após quedas recentes do time de Turim em outras competições.

Irritados com as eliminações na Copa da Itália, diante do frágil Empoli, e na Liga dos Campeões, para o PSV, os torcedores da Juventus mostraram ter perdido a paciência e vaiaram a equipe já nos minutos iniciais do primeiro tempo. Diante de outro adversário tecnicamente mais fraco, o time da casa quase saiu atrás, com Suslov e Sarr obrigando o goleiro Di Gregorio a afastar as primeiras finalizações do jogo.

Os apupos das arquibancadas "acordaram" a equipe do técnico Thiago Motta, que passou a controlar a partida a partir dos 10 minutos.

Apesar do amplo domínio, a Juventus era pouco criativa e tinha dificuldade para armar jogadas diante do fechado Hellas Verona. Nas três vezes em que chegaram ao gol, os anfitriões esbarraram em excelentes defesas de Montipo, em tiros de Thuram, aos 14 minutos, e Locatelli, aos 40, que também desperdiçou o rebote.

O bom volume de jogo não impediu a maior campeã do Italiano a deixar o campo sob novos protestos de seus torcedores no intervalo, especialmente após o golaço de Suslov, em uma pancada de fora da área, nos acréscimos, anulado por impedimento após intervenção do VAR - evitando que o ameaçado Verona fosse para o vestiário em vantagem.

Passado o susto, a Juventus acelerou a partida no segundo tempo, avançou os laterais e pressionou o adversário no campo de defesa, mas a falta de pontaria nas finalizações manteve a meta de Montipo intacta. O goleiro só voltou a trabalhar aos 15 minutos, para afastar, no reflexo, um cabeceio de Nico González.

Insistente tanto por baixo, rondando a área com toques curtos, quanto nos cruzamentos, a equipe de Turim foi premiada com o gol aos 27 minutos. Após boa troca de passes, Cambiaso avançou até a linha de fundo, na esquerda, e rolou para Khéphren Thuram, próximo à marca do pênalti, tocar no canto esquerdo de Montipo para, enfim, abrir o placar.

Diante da incapacidade dos visitantes em agredir em busca do empate, a Juventus continuou no campo ofensivo, administrando a vantagem. Aos 44 minutos, o holandês Koopmeiners invadiu a área pela direita e bateu rasteiro, na saída de Montipo, para fechar o placar.

Na próxima rodada, a Juventus recebe a Atalanta, terceira colocada (55 pontos) e concorrente ao título e à vaga na próxima Liga dos Campeões, no domingo, às 16h45 (horário de Brasília). Mais cedo, às 8h30, o Hellas Verona enfrenta o Bologna, também em casa.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.