Condição física de Luka Doncic é incógnita e estreia pelos Lakers deve ocorrer só em fevereiro

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A bombástica troca entre Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers por Anthony Davis e Luka Doncic segue dando o que falar no mundo da NBA. No entanto, uma pergunta que não sai da cabeça dos fãs de basquete é: quando o esloveno estreia pela franquia de LA? Ele não entra em quadra desde 25 de dezembro, quando saiu do jogo contra o Minnesota Timberwolves por conta de uma distensão na panturrilha esquerda. De acordo com a imprensa internacional, pode ser ainda em fevereiro.

A lesão em si não é grave, mas requer um tempo considerável de recuperação. O que pesa, e pode ter influenciado na negociação, é que a condição física do ala-armador de 25 anos e MVP das finais do Oeste em 2024 não é das mais confiáveis na atual temporada, em que jogou em apenas 22 jogos. Em suma, não foi um caso isolado. Tudo isso, somado ao desejo do general manager dos Mavericks, Nico Harrison, por uma forte defesa, especialidade de Davis, levaram à impactante negociação.

Segundo o jornalista e insider da NBA, Marc Stein, Doncic planeja entrar em quadra no próximo sábado, 8, quando os Lakers enfrentam o Indiana Pacers na Crypto.com Arena, casa da equipe de Los Angeles. Antes disso, a franquia enfrenta o Los Angeles Clippers na quarta-feira, 5 e o Golden State Warriors na sexta-feira, 7.

Caso o esloveno não consiga estrear contra Indiana, haverão outros dois jogos na sequência, contra o Utah Jazz, em 11 e 12 de janeiro. Davis, por sua vez, ainda não tem data especulada para defender os Mavericks pela primeira vez.

O número da jersey de Doncic também ainda não está definido. Em Dallas, ele utilizava o 77, ainda que o 7 fosse seu preferido - que ele não pegou por um antigo companheiro do time já usar. A situação nos Lakers é a mesma, já que o 7 pertence, atualmente ao armador Gabe Vincent. Em suma, há grandes chances do 77 voltar a estampar seu uniforme.

A franquia de Los Angeles está atualmente na liderança da divisão do pacífico e na quinta colocação da conferência oeste. Desde 2020 sem conquistar a NBA, a chegada do esloveno e a futura parceria com LeBron James podem ser cruciais para encerrar o jejum. E para Doncic, a chance de ouro de ganhar a liga pela primeira vez, tendo batido na trave em 2024, quando os Mavericks perderam a decisão para o Boston Celtics.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.