Klopp vê Red Bull Bragantino ser superado pelo Novorizontino em Bragança Paulista

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Atual gerente global de futebol do grupo Red Bull, o alemão Jürgen Klopp, ex-técnico multicampeão com o Liverpool, viu dos camarotes do estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, o Bragantino ser superado pelo Novorizontino, por 2 a 1, nesta sexta-feira. O duelo abriu a sexta rodada do Campeonato Paulista.

Foi o segundo jogo que Klopp assistiu da filial brasileira. Ele esteve presente no Allianz Parque, no empate sem gols contra o Palmeiras. Sem vencer há três jogos, o Bragantino é o 13º geral, a um ponto da zona de rebaixamento e já começa a pressionar o técnico Fernando Seabra no comando.

Enquanto isso, o Novorizontino conquistou sua segunda vitória no estadual, ambas fora de casa. O time de Eduardo Baptista é o vice-líder do Grupo C, com nove pontos e não perde há cinco jogos.

A primeira etapa foi animada. Buscando sair na frente, as duas equipes se revezavam no ataque e criavam chances de perigo. O Novorizontino apostava no contragolpe para surpreender e foi assim que abriu o placar. Ayrton Moisés pegou o rebote na área e foi derrubado por Cleiton. Na cobrança de pênalti, Robson bateu forte para marcar, aos 24 minutos.

O jogo não mudou de panorama. O Red Bull Bragantino seguiu com mais posse de bola e rondando a área adversária. Sem conquistar espaço, abusou de cruzamentos, sem sucesso. Quando trabalhou a bola, conseguiu o empate, já na reta final. Capixaba tocou para Vitinho, que fez um belo corta luz para Mosquera, que encheu o pé para deixar tudo igual, aos 45.

O segundo tempo voltou com pressão dos donos da casa. Jordi teve trabalho para pegar os chutes de Sasha, Mosquera e Vitinho. E foi Isidro Pitta quem teve a grande chance, na pequena área, mas pegou mal na bola e ficou fácil para o goleiro. O Novorizontino seguiu com as linhas baixas e na primeira oportunidade que teve, voltou à frente do placar. Pablo Dyego cruzou e Fábio Matheus apareceu livre para marcar, aos 24 minutos.

Após o gol, o Red Bull Bragantino tentou formar outra blitz, mas totalmente desorganizado. Com muitos erros de passes e lentidão no ataque, foi tirando a paciência do torcedor no estádio. Administrando a vantagem, o Novorizontino se fechou ainda mais, inclusive terminou a partida com quatro zagueiros, para levar os três pontos preciosos para Novo Horizonte.

O Red Bull Bragantino volta a campo na terça-feira, diante da Inter de Limeira, às 20h30, no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira. Já o Novorizontino encara o São Bernardo, na quinta-feira, às 19h, no estádio 1º de Maio, no ABC.

FICHA TÉCNICA

RED BULL BRAGANTINO 1 X 2 NOVORIZONTINO

RED BULL BRAGANTINO - Cleiton; Andrés Hurtado, Eduardo Santos, Guzmán Rodríguez (André Júnior) e Juninho Capixaba; Gabriel (Thiago Borbas), Lucas Evangelista (Eric Ramires), Henry Mosquera e Vinicinho (Jhon Jhon); Eduardo Sasha e Isidro Pitta (Vitinho Mota). Técnico: Fernando Seabra.

NOVORIZONTINO - Jordi; Rafael Donato, César Martins e Patrick; Rodrigo Soares (Léo Tocantins), Willian Farias, Marlon (Luís Oyama) e Waguininho (Nathan); Airton Moisés (Fábio Matheus), Robson (Dantas) e Pablo Dyego. Técnico: Eduardo Baptista.

GOLS - Robson, aos 24, e Mosquera, aos 45 minutos do primeiro tempo; Fábio Matheus, aos 24 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Gabriel (Red Bull Bragantino) e César Martins (Novorizontino).

ÁRBITRO - Raphael Claus.

RENDA - R$ 73.055,00.

PÚBLICO - 3.287 presentes.

LOCAL - Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.