Internacional testa sistema de reconhecimento facial em todos os setores do Beira-Rio

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após dois anos de estudos e implementação, o Internacional vai testar o sistema de reconhecimento facial em todos os setores do estádio Beira-Rio a partir deste fim de semana. Os portões estarão com a nova tecnologia já no jogo contra o Avenida, no domingo, pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho.

A etapa de cadastramento da biometria facial dos torcedores ocorrerá gradualmente e os sócios serão avisados pelo clube acerca dos procedimentos adequados. "O clube trabalhava com a ideia da biometria facial antes mesmo da promulgação da Lei Geral do Esporte. Era uma provocação interna, nascida do nosso desejo em oferecer uma experiência cada vez melhor ao público que frequenta os jogos no Beira-Rio", afirmou o vice-presidente de administração do Inter, André Dalto

"Depois de pesquisas no mercado e a devida implementação do sistema, estamos prontos para adotar uma tecnologia que aumentará a segurança, o controle do público e a eficiência no acesso ao Estádio, diminuir filas e aumentando a convivência, além de reduzir as práticas de cambismo", completou o dirigente.

O período de cadastramento vai ocorrer entre fevereiro e julho. A tecnologia começou a ser testada no estádio em fevereiro do ano passado, no portão 5. Agora, os demais setores do estádio passarão pelos necessários testes, com o objetivo de garantir a plena operação da tecnologia até julho, prazo máximo definido pela Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023).

"No ano passado, nossa média de público em jogos com o Beira-Rio completamente liberado foi superior às 30 mil pessoas, e sabemos que, em partidas de grande procura, tanto as filas para acesso aos portões quanto o cambismo, que tira ingressos das mãos dos sócios e sócias, são problemas consideráveis. Esses dois casos são exemplos práticos de situações que passarão por evolução a partir da adoção do novo sistema", disse Rodrigo Lucca, diretor executivo de operações do Inter.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.