Palmeiras vende Zé Rafael ao Santos por R$ 15,5 milhões, enxuga elenco e corre para se reforçar

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Sonho antigo do Santos, Zé Rafael foi convencido e aceitou, depois de quatro tentativas, a proposta do clube alvinegro. A venda foi acertada nesta segunda-feira. O Palmeiras vendeu o meio-campista de 31 anos por 2,5 milhões de euros - cerca de R$ 15,5 milhões. O jogador assinará contrato de três temporadas, até o fim de 2027.

Zé Rafael considerou que não teria mais espaço no Palmeiras como antes. O clube entendia que, se quisesse, o atleta poderia continuar e brigar para reaver sua titulares, mas não dificultou a saída do meio-campista, uma dos personagens mais importantes do time nos últimos anos.

O atleta não manteve no ano passado o mesmo desempenho mostrado anterior principalmente por questões físicas. Um problema crônico na coluna lhe atrapalhou muito em 2024 e lhe deixou de fora de jogos importantes. Ele perdeu a titulares para Aníbal Moreno, que hoje forma a dupla de volantes ao lado de Richard Ríos.

E na atual temporada, nem estreou por estar seguindo um cronograma para sarar das dores na coluna. Ele terá tempo para se tratar pois foi inscrito no Paulistão pelo Palmeiras e não poderá disputar a competição com a camisa do Santos.

O Palmeiras considera estar bem servido de volantes depois de ter contratado o uruguaio Emiliano Martínez, vindo do Midtjylland, da Dinamarca. Pressionada, a diretoria busca ao menos mais um meio-campista, um zagueiro e um atacante para atender aos pedidos de Abel Ferreira.

Não é somente a perda de espaço no elenco alviverde que pesou para Zé Rafael. A iminente volta de Neymar ao Santos foi importante para entusiasmar e convencer o jogador. Em suma, ele chega para ser um nome importante de uma equipe em reconstrução liderada pelo astro.

Zé Rafael fez somente 37 jogos pelo Palmeiras em 2024, marca bem menor do que, por exemplo, 2023 e 2022, quando jogou 60 e 63 partidas, respectivamente. Além disso, começou como titular em só 29 dos compromissos da temporada passada, a maioria na primeira metade do ano. Neste ano, sequer estreou porque seguia cronograma individualizado para se livrar das dores na coluna, ou ao menos amenizá-las.

Filho de palmeirenses e torcedor do Palmeiras desde a infância, o paranaense de Ponta Grossa chegou à Academia de Futebol em 2019 e teve papel de destaque nas temporadas mais vitoriosas do clube.

Apelidado de "trem" pelos companheiros, Zé Rafael se destacou com sua força física e qualidade técnica, tanto que foi o líder da equipe em desarmes na temporada 2021 e o terceiro em dribles. Também foi importante graças à sua versatilidade, atributo que o permitiu jogar em todas as posições do meio de campo. Foi primeiro volante, segundo, meia armador e até ponta sob a gestão de diferentes técnicos.

Ele se despede do Palmeiras com 311 jogos, 25 gols e 11 títulos após seis temporadas - é oitavo jogador com mais taças pelo clube, ao lado de Luan, Raphael Veiga, Rony, Lima e Waldemar Fiúme.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.